Buscar

Orçamento e controles internos e externos

Prévia do material em texto

Orçamento e controles internos e externos
Parte superior do formulário
1)
Quais são as macroregiões consideradas na regionalização dos programas no orçamento público brasileiro?
Alternativas:
· Norte e Sul.
· Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.
· Norte, Sul, Leste e Oeste.
· Norte, Centro-Oeste e Sul.
· Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A regionalização atualmente considera as cinco macrorregiões, a saber: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Assim, poderá ser identificado em cada programa onde estão localizados os beneficiários ou que região será alcançada com tal projeto.
Código da questão: 9921
2)
As operações de crédito são receitas:
Alternativas:
· receita diferida
· receita corrente
· receita orçamentária
· receita extra-orçamentária
· receita de capital
checkCORRETO
Resolução comentada:
Lei 4.320/64, Art. 11§ 2º. São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.
Código da questão: 11553
3)
Considerando o orçamento público matéria pertencente ao Direito Financeiro, aponte qual é o instrumento jurídico que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Alternativas:
· Lei de Licitações e Contratos
· Lei 4.320/64
checkCORRETO
· Lei 101/2000
· Lei 8.666/93
· Portaria CPO 42/95
Resolução comentada:
Esta lei Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Código da questão: 11740
4)
Identifique a afirmativa que caracteriza a emissão de nota de empenho:
Alternativas:
· abrange todas as fases do planejamento da ação governamental, terminando com a publicação da Lei Orçamentária Anual.
· descentralização de créditos em montantes menores que o valor autorizado na LOA.
· distribuição dos valores autorizados na lei orçamentária para as unidades administrativas responsáveis.
· ato administrativo que implica a reserva de parcela do Orçamento para a execução da despesa específica.
checkCORRETO
· elaboração de projetos, a publicação de editais e a realização do evento de licitação.
Resolução comentada:
Emissão de nota de empenho, ato administrativo que implica a reserva de parcela do Orçamento para a execução da despesa específica. Representa a garantia do governo, ao fornecedor, de que a despesa conta com dotação orçamentária suficiente ao atendimento do compromisso.
Código da questão: 9919
5)
Os princípios gerais do direito são normas que permeiam o sistema jurídico como um todo e têm o papel de representar os valores fundamentais de uma sociedade. Assim, o orçamento público também está baseado em princípios que são encontráveis na Constituição Federal de forma expressa ou implícita.
A partir das afirmativas abaixo, identifique qual descreve com precisão o princípio orçamentário da Exclusividade.
Alternativas:
· A Lei Orçamentária Anual poderá incluir despesas não previstas na LOA anterior.
· A Lei Orçamentária Anual estabelece que o exercício financeiro deva corresponder ao exercício civil.
· A Lei Orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei.
checkCORRETO
· A Lei orçamentária anual deve conter todas as despesas e receitas de todos os entes federativos e que nenhuma instituição pública deve ficar fora do orçamento.
· A Lei Orçamentária anual poderá conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei.
Resolução comentada:
“A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita, nos termos da lei”.
As outras alternativas descrevem características de outros princípios orçamentários.
Código da questão: 10984
6)
Indique qual a lei orçamentária que está estruturada nas seguintes diretrizes operacionais: compreende metas e prioridades da Administração; orienta a elaboração do orçamento; dispõe sobre a legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.
Alternativas:
· LDO
checkCORRETO
· LRF
· LOA
· PPA
· CF
Resolução comentada:
A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi a grande inovação no sistema orçamentário nacional introduzida pela CF de 1988 e é o documento que faz a ligação do plano plurianual com o orçamento anual, e se estrutura em quatro diretrizes operacionais básicas, segundo Reis e Machado Jr. (2012), a saber:
• Compreenderá metas e prioridades da Administração, incluindo as Despesas de Capital para o exercício financeiro subsequente. As metas poderão ser de caráter social, econômico e financeiro e estarão refletidas no Plano Plurianual, enquanto as prioridades dizem respeito às atividades implantadas e já implementadas, dentre as quais revelam se as obrigatórias como a educação e a saúde, cujas aplicações devem observar regras constantes da Constituição da República.
• Orientará a elaboração do orçamento. Esta diretriz tratará da metodologia de elaboração do orçamento que, além de observar os princípios que lhe são inerentes, mostrará como foram projetadas as receitas e as despesas da organização governamental, bem como a atuação integrada dos órgãos da administração governamental.
• Disporá sobre a legislação tributária. Esta diretriz indicará as providências da administração que digam respeito às alterações na legislação tributária e que produzirão efeitos nas projeções das receitas tributárias e na estrutura do orçamento governamental.
• Estabelecerá a política de aplicação das agências de financeiras oficiais de fomento..
Código da questão: 11743
7)
Indique qual o documento onde deverão estar definidas as despesas que terão precedência na alocação dos recursos no projeto e na Lei do Orçamento do exercício seguinte, bem como em sua execução.
Alternativas:
· Funcional Programática
· Anexo de Prioridades e Metas da LDO
checkCORRETO
· Classificação das Depesas
· Plano Plurianual
· Lei Orçamentária Anual
Resolução comentada:
Os outros documentos não contem informações sobre a priorização de alocação de recursos.
Código da questão: 11331
8)
Preencha a lacuna:
Uma das conquistas da democracia da sociedade brasileira pode ser verificada na Lei Complementar nº 131/2009 que determina a divulgação em tempo real, com a utilização dos meios eletrônicos, das demonstrações da receita e das despesas governamentais. Esta medida teve como objetivos dar _____________ às contas públicas.
Alternativas:
· transparência
checkCORRETO
· publicidade
· impessoalidade
· simplicidade
· aderência
Resolução comentada:
As outras alternativas dizem respeito a princípios constitucionais e clássicos.
Código da questão: 10653
9)
Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de, entre outras:
Alternativas:
· apurar o superávit orçamentário
· apenas comprovar a legalidade dos atos
· avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União
checkCORRETO
· apurar o superávit ou déficit orçamentário
· apurar o superávit financeiro
Resolução comentada:
Art. 74, CF/88.
Código da questão: 11555
10)
Os Tribunais de Contas são órgãos de controle:
Alternativas:· social
· paraestatal
· interno
· estatal
· externo
checkCORRETO
Resolução comentada:
A Constituição do Brasil determinou por meio de seus arts. 31 e 70, parágrafos e incisos respectivos, que o controle externo em todas as esferas governamentais, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, fosse exercido pelo Sistema de Tribunais de Contas.
Código da questão: 11557
Parte inferior do formulário

Continue navegando