Buscar

SOCIALIZAÇÃO ESTAGIO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Questão 1) O futuro empresário e investidor avalia diversos cenários e busca analisar os riscos da atividade e os possíveis retornos e seus prazos com o objetivo de permitir a continuidade do negócio. Contribuindo para construção e investigação destes números e dados que são transformados em informação está o Contador, profissional com formação nas áreas fiscal, contábil e societária que auxilia na regularização da atividade operacional perante os órgãos de registro, além de elaborar indicadores para análise do gestor da empresa, como é o caso do EBITDA. Considerando as etapas para o processo de abertura de empresa, você, como Contador, analisa também o plano financeiro e as despesas administrativas com relação a estes dois indicadores. Descreva os principais pontos favoráveis e desfavoráveis a serem discutidos e apresentados a um empresário que pretende iniciar a sua atividade e gerar retorno sobre o capital que está investindo na empresa. 
RESPOSTA ESPERADA:
Os pontos a serem analisados para o Plano Financeiro e despesas administrativas:
 - Valor a ser investido e tempo de retorno do investimento.
 - Considerar a tributação incidente, valores a recuperar e aquisição de maquinário.
 - Mão de obra operacional para gerar a receita, impostos incidentes sobre a folha.
 - Despesas administrativas para manutenção da atividade devem ser identificadas e controladas
(Questão 2) A diversidade e a possibilidade de opção na escolha societária de constituição de uma empresa possibilita ao empresário compartilhar o investimento e a responsabilidade solidária com demais sócios ou mesmo individualmente, assumindo a responsabilidade de abertura e operação do negócio. Para o profissional de contabilidade, é essencial conhecer e atualizar-se com relação às diferentes formas de constituição de sociedades empresariais ou empresas individuais, pois orienta o empresário na seleção da forma de constituição empresarial adequado, apresentando a composição de participação e responsabilidade de cada integrante do quadro societário e, também, do empresário individual. Diante deste cenário, descreva e caracterize os tipos de sociedades empresariais.
RESPOSTA ESPERADA:
Considere a existência dos seguintes tipos de sociedade empresarial:
1. Sociedade Simples 
Uma empresa de sociedade simples, é composta por prestadores de serviço ¿ aqueles profissionais que têm a profissão como sua principal atividade no mercado ou que simplesmente o executem na empresa.
2. Sociedade Limitada
A sociedade limitada envolve uma empresa que possui o investimento financeiro de todos os seus sócios, podendo ser constituída por quantas pessoas for desejado, e até mesmo outras empresas (pessoas jurídicas) em alguns casos.
3. Sociedade em Nome Coletivo 
Na sociedade em nome coletivo, todos os membros respondem pelas dívidas da empresa, tornando-se ¿solidários¿ com a causa proposta. Sendo assim, uma dívida na empresa deve impactar diretamente o patrimônio pessoal dos sócios.
4. Sociedade em Comandita Simples 
A sociedade comandita simples é de utilização limitada e divide as partes societárias em duas categorias: os comanditários e os comanditados; os quais cuidam do capital social da empresa, com a diferença na participação administrativa.
5. Sociedade Comandita por Ações
Uma sociedade comandita por ações possui seu capital dividido por cotas.
6. Sociedade Anônima 
A sociedade anônima é um dos tipos de sociedade mais comuns no Brasil, podendo ser constituída por dois ou mais sócios, com o objetivo de acúmulo de capital
7. Sociedade Cooperativa
Uma sociedade cooperativa pode ser dividida entre 3 categorias: singulares, federações cooperativas e as confederações de cooperativas.
8. Sociedade em Conta de Participação
Uma sociedade em conta de participação pode envolver duas ou mais pessoas com a condição de que ao menos uma delas seja comerciante, não havendo registo de firma social e tendo como objetivo o lucro em operações muito específicas na área comercial.
9. Sociedade de Advogados
Diferente dos outros tipos, a sociedade de advogados funciona de maneira diferente, envolvendo profissionais credenciados para exercer a função na constituição de uma sociedade simples ou uma sociedade unipessoal de advocacia (SUA)
Pontos a serem analisados para o Plano Financeiro e despesas administrativas:
- Valor a ser investido e tempo de retorno do investimento.
- Considerar a tributação incidente, valores a recuperar e aquisição de maquinário.
- Mão de obra operacional para gerar a receita, impostos incidentes sobre a folha.
- Despesas administrativas para manutenção da atividade devem ser identificadas e
controladas

Outros materiais