Buscar

PR LEGIS E EXERCICIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 1127377
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A deontologia está relacionada com a ética profissional. Dessa forma, qual é o objetivo da ética?
		
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional com outro profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	 
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a autoridade do homem e o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	 
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é a conduta da sua clientela com o profissional, tendo em vista principalmente o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	
	 2.
	Ref.: 3278674
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Compete ao Conselho Regional de Enfermagem:
		
	
	Defesa dos direitos trabalhistas dos profissionais.
	
	Promover intercâmbios técnico, científico e cultural com entidades e Instituições.
	
	Defender os interesses em comum de seus filiados.
	
	Promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios éticos.
	 
	Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do COFEN.
	
	
	 3.
	Ref.: 1127262
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem.Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sobre o Segredo Profissional assinale a opção correta.
		
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos que não estão previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido inclusive nos casos previstos na Lei
	
	O segredo profissional deve ser mantido apenas pelo enfermeiro responsável pela equipe.
	 
	O segredo profissional está regulamentado no Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	O segredo profissional deve ser mantido no local de trabalho, podendo ser compartilhado fora da atividade profissional
	
	
	 4.
	Ref.: 1127197
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. De acordo com esta lei assinale a alternativa correta. I. É livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional, observadas as disposições desta Lei, regendo o exercício da profissão do enfermeiro, sem incluir as categorias de nível auxiliar e técnico. II. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. III. É privativo do Enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem; consulta de Enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem. IV. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, prestando privativamente cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica.
		
	
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas I está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e IV estão corretas.
	
	
	 5.
	Ref.: 1127358
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 que dispõe sobre a consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, seja em instituição pública ou privada, a consulta de enfermagem deve ser:
		
	
	Exclusivamente de algumas especilidades da assistência de enfermagem.
	
	Livremente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Incentivada por toda equipe de enfermagem.
	
	Empiricamente realizado pelo enfermeiro.
	 
	Obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	
	 6.
	Ref.: 1127413
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um paciente foi atendido na emergência com uma ferida corto-contusa de 5 cm no terço médio do antebraço esquerdo ¿ segundo o ATLS ¿ deve-se conter o sangramento com compressão direta no ferimento e elevação do membro - puncionar o acesso venoso para soroterapia prevenção do choque hipovolêmico. Em relação a ferida será feita limpeza com SF 0,9% e clorexidina degermante. Em seguida será feita sutura ou síntese do ferimento. Na assistência clínica o enfermeiro só poderá realizar sutura somente:
		
	
	- saúde da mulher não poderá realizar episiotomia, episiorrafia e aplicação de anestesia local no parto;
	
	nenhumas das anteriores
	
	realizará sutura com acompanhamento do cirurgião assistente na emergência nas feridas corto-contusas na face e nos MMss e MMiis.
	
	na emergência em feridas corto-contusas acima de 3 cm com hemorragia;
	 
	Saúde da mulher realização de episiotomia, episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando couber
	
	
	 7.
	Ref.: 1127269
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O enfermeiro Pedro, com convicção religiosa contrária à transfusão de sangue, em seus plantões noturnos, procura evitar ao máximo que as prescrições de transfusão sanguínea sejam executadas, independentemente do consentimento dos pacientes e de seus familiares. De acordo com as considerações do parágrafo, a conduta do enfermeiro constitui:
		
	
	Tem respaldo ético legal, se o procedimento foi aprovado, anteriormente, por documento expedido pelo COREN da jurisdição do enfermeiro e por autorização judicial.
	
	É considerado correto porque o profissional pode impor aos outros sua maneira de pensar, principalmente quando houver risco de morte.
	 
	É considerado incorreto porque o profissional não pode impor aos outros sua maneira de pensar, principalmente quando houver risco de morte.
	
	Tem respaldo ético, pois o profissional deve decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não na hemoterapia.
	
	É considerado aceitável desde que a indicação da hemoterapia não seja emergencial.
	
	
	 8.
	Ref.: 1127378
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A Resolução COFEN nº 304, de 22 de julho de 2005 - Dispõe sobre a atuação da(o) enfermeira(o) na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Para Normatizar sua atuação o Enfermeiro:
		
	
	Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro não precisa estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, basta ter 03 meses de experiência.
	
	O Enfermeiro desenvolverá as atividades específicas em Instituições de baixa complexidade que estejam em consonância com o artigo 5º da Lei 11.105/2005.
	
	O Enfermeiro não precisa, obrigatoriamente, fazer parte da Comissão Interna de Biossegurança.
	
	O Enfermeiro deverá estar atento para sua Responsabilidade Civil e Criminal, determinadas pelos capítulos 7 e 8 da Lei 11.105/2005.
	 
	Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro deverá estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de CordãoUmbilical e Placentário.
	
	
	 9.
	Ref.: 1127263
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Conselho Federal de Enfermagem, no uso de sua competência legal e regimental, editou a RESOLUÇÃO COFEN-186/1995 que Dispõe sobre a definição e especificação das atividades elementares de Enfermagem executadas pelo pessoal sem formação específicífica. Sobre esta resolução assinale a alternativa correta.
		
	 
	Art. 2º  As atividades elementares de Enfermagem, executadas pelo Atendente de enfermagem e assemelhados são as seguintes: I - Relacionadas com a higiene e conforto do cliente. Anotar, identificar e encaminhar roupas e/ou pertences dos clientes; preparar leitos desocupados. II - Relacionadas com o transporte do cliente: auxiliar a equipe de enfermagem no transporte de clientes de baixo risco; preparar macas e cadeiras de rodas. III - Relacionadas com a organização do ambiente: arrumar, manter limpo e em ordem o ambiente do trabalho; colaborar, com a equipe de enfermagem, na limpeza e ordem da unidade do paciente; buscar, receber, conferir, distribuir e/ou guardar o material proveniente do centro de material; receber, conferir, guardar e distribuir a roupa vinda da lavanderia; zelar pela conservação e manutenção da unidade, comunicando ao Enfermeiro os problemas existentes auxiliar em rotinas administrativas do serviço de enfermagem. IV - Relacionadas com consultas, exames ou tratamentos. levar aos serviços de diagnóstico e tratamento, o material e os pedidos de exames complementares e tratamentos; receber e conferir os prontuários do setor competente e distribuí-los nos consultórios; agendar consultas, tratamentos e exames, chamar e encaminhar clientes; preparar mesas de exames. V - Relacionados com o óbito: ajudar na preparação do corpo após o óbito.
	
	Art. 8º - O disposto nesta Resolução aplica-se somente as instituições privadas de saúde.
	 
	Art. 1º ¿ São consideradas atividades elementares de Enfermagem aquelas atividades que compreendem ações de difícil execução e entendimento, baseadas em saberes simples, sem requererem conhecimento científico, adquiridas por meio de treinamento e/ou da prática; requerem destreza manual, se restringem a situações de rotina e de repetição, envolvem cuidados diretos ao paciente, não colocam em risco a comunidade, o ambiente e/ou a saúde do executante, mas não contribuem para que a assistência de Enfermagem seja mais eficiente.
	
	Art. 3º ¿ Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Regional de Enfermagem.
	
	Art. 4º - Para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas:- 3,0 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou autocuidado: - 4,9 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência intermediária; - 8,5 horas de Enfermagem , por cliente, na assistência semi-intensiva; - 15,4 horas de Enfermagem, por cliente na assistência intensiva.
	
	
	 10.
	Ref.: 1127464
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A respeito do crime de omissão de socorro, marque a opção correta.
		
	
	O crime de omissão de socorro é admitido na forma tentada
	 
	A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo.
	
	O crime de omissão de socorro é admitido na forma tentada e instantâneo
	
	É impossível ocorrer participação, em sentido estrito, em crime de omissão de socorro.
	
	A criança abandonada pelos pais não pode ser sujeito passivo de ato de omissão de socorro praticado por terceiros

Outros materiais