Buscar

Disciplina representaçao descritiva av final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650531) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26927560
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	É essencial ao catalogador ter ciência que nem sempre uma mesma forma de representação funciona para todos os usuários. Nem sempre é possível atender a todas as necessidades de todos os usuários que surgem como espectadores e consumidores da informação catalogada, pois, o que pode ser útil para alguns pode não ser para outros. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No momento de catalogar, para além do conhecimento abrangente das regras e normas de catalogação, é essencial identificar para que e para quem o universo das informações está sendo disponibilizado.  
II- Para efetiva disponibilização da informação por meio das regras e processos de Representação Descritiva - Catalogação, ao bibliotecário não cabe entender a função e os objetivos da instituição e do acervo o qual está inserido.
III- Identificar o mínimo aspecto relevante em uma forma de representação é essencial na atuação de agentes inteligentes em ambientes informacionais.
IV- Uma representação, seja ela descritiva ou temática, para se tornar útil, necessita fornecer a informação relevante e atender ao propósito inerente a sua representação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	A representação temática, um dos processos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação -, corresponde à catalogação de assunto e tem como objetivo definir os pontos de acesso dos temas e/ou assuntos relativos à obra que está sendo catalogada. Sobre o referido processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os termos escolhidos no decorrer deste processo são utilizados para representar tematicamente a proposta intelectual e de conteúdo da obra.
(    ) Permite, em um segundo momento, estabelecer relações com outras obras pertencentes ao catálogo, para então, recuperá-las em conjunto.
(    ) Nesta etapa também é atribuído o número (notação) de classe do sistema de classificação adotado pela biblioteca, permitindo seu arranjo no acervo e adequação ao catálogo.
(    ) Refere-se à descrição, propriamente dita, dos itens bibliográficos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Em conjunto com os demais procedimentos de processamento técnico, como a classificação e a indexação, a Representação Descritiva - Catalogação tem a função de fazer chegar ao usuário a informação detalhada e depurada, e, neste sentido, também é responsável, mesmo que de maneira indireta, pela produção de conhecimento. Diante disso, a interação entre o que é dado, informação e conhecimento está inerente às práticas da Representação Descritiva - Catalogação. Referente aos integrantes dessa interação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação não tratada, são elementos isolados e não apresentam uma mensagem ou significado.  
(    ) Resultante da interação do conjunto de informações, refere-se a um processo cognitivo que um indivíduo desenvolve mediante aprendizagens diversificadas.
(    ) Interação entre os vários dados tratados, ou seja, uma estruturação organizada dos dados.
(    ) Possuem significados que podem sugestionar afirmações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - II.
	 b)
	I - II - III - III.
	 c)
	III - I - I - II.
	 d)
	II - III - II - I.
	4.
	Não muito diferente do que em outros contextos da sociedade, os serviços ofertados pelas bibliotecas também foram fortemente impactados pelo advento das tecnologias e da internet. No âmbito da gestão da informação nesse novo contexto, nos estudos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação, os metadados ganharam atenção especial. Sobre os conceitos de metadados relacionados ao escopo da ciência da informação e da Biblioteconomia, analise as sentenças a seguir:
I- No âmbito da biblioteconomia, os metadados não são considerados como produto do processo de projeto do catálogo.
II- São elementos descritivos ou atributos referenciais codificados que representam características próprias ou atribuídas às entidades.
III- Os elementos de metadados têm relação com os elementos de descrição de registros bibliográficos contidos no catálogo.
IV- São referenciais à informação representada, bem como intermediários entre o objeto representado e o usuário.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Charles Ammi Cutter, nascido em 14 de março de 1837, foi um importante protagonista para o desenvolvimento da catalogação moderna e, em certa medida, foi o pioneiro nos estudos e ações direcionadas para o tratamento temático da informação. Referente às contribuições de Cutter para as temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal premissa de Cutter era o de facilitar o acesso dos usuários ao acervo, a partir do agrupamento alfabético das entradas (autor, título e assunto) do catálogo.
(    ) Ao elaborar suas regras de catalogação, Cutter não se preocupou em oportunizar ao usuário descobrir quais obras faziam parte do acervo da biblioteca.
(    ) A Classificação Expansiva, o primeiro sistema de classificação a apresentar regras especificas para a catalogação de assuntos, influenciou o desenvolvimento da Classificação da Biblioteca do Congresso.
(    ) O desenvolvimento dos cabeçalhos alfabéticos de assuntos foi uma das principais preocupações de Cutter quando ele se propôs a sistematizar o catálogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	A catalogação cooperativa, idealizada em meados de 1850, onde o contexto de produção e disponibilização da informação era completamente limitado a um ambiente físico com documentos impressos, atualmente tem sido evidenciada com maior efetividade, em especial, pelos desdobramentos trazidos pelo advento das TIC e da internet. Com relação à catalogação cooperativa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O Serviço de Intercâmbio de Catalogação, conhecido como SIC, desenvolvido no Brasil, surgiu com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação, bem como o de facilitar a pesquisa bibliográfica em todos os níveis.
	 b)
	Atualmente, são ainda mais evidentes os esforços para que as bibliotecas se unam para efetivar uma maior integração das atividades relativas ao processamento técnico para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico.
	 c)
	A diminuição do retrabalho, no ato de catalogar um item informacional, é um de seus principais objetivos.
	 d)
	As primeiras notícias relativas à catalogação cooperativa foram protagonizadas pela atuação e esforços de Charles Cutter.
	7.
	Os catálogos são os instrumentos mais antigos existentes nas bibliotecas, e as notícias de seu aparecimento como um instrumento com um pouco mais de estruturação técnica, apesar de embrionárias, acompanham o trabalho realizado na Biblioteca de Alexandria, quando, na organização de seu acervo, o bibliotecário elaborou um catálogo com a descrição dos autores das obras com ordenação alfabética. Relativo aos catálogos desenvolvidos na antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos, na antiguidade, representavam, em vias práticas, teóricas
e técnicas, apenas uma lista arranjada simbolicamente para a organização e recuperação do acervo.
(    ) Os catálogos eram elaborados para os bibliotecários organizarem os acervos e coleções, bem como direcionados aos usuários para que estes tivessem acesso à coleção.
(    ) Estes não eram projetados para servir ao usuário para que ele pudessem recuperar a informação.
(    ) Os catálogos, na sua versão mais embrionária, não podem ser considerados um produto advindo de um processo de catalogação propriamente dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Os processos "tradicionais", inerentes às funções do bibliotecário, em especial os relativos à catalogação, podem e devem ser utilizados como base norteadora para o tratamento das informações nos meios virtuais/digitais. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mesmo em contexto digital e com os avanços tecnológicos, a catalogação continua com a finalidade de facilitar o processo de recuperação da informação. O contexto digita/virtual amplia as formas de disseminação da informação.
(    ) Por estar inserido em um ambiente virtual/digital, o catalogador não precisa se ater em identificar conceitos, dividindo-os segundo categorias, ou até mesmo estabelecer uma estrutura que ajude os usuários em suas pesquisas.
(    ) O que se deve priorizar nesse contexto é o aprimoramento dos recursos e sistemas de informação, aliando-os aos processos já desenvolvidos e efetuados pelos bibliotecários.
(    ) As contínuas transformações na organização e disseminação da informação inerentes ao contexto virtual/digital tendenciam a desconsideração dos bibliotecários como os agentes responsáveis por auxiliar os usuários no acesso mais depurado e especializado à informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	O emprego de tecnologias capazes de atribuir semântica aos recursos informacionais possibilita uma recuperação mais eficiente no contexto digital, permitindo assim que as questões dirigidas a um sistema por meio de um mecanismo de busca obtenham respostas mais relevantes ao interesse de seu usuário. Relativo à estrutura tecnológica da Web Semântica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As linguagens para estruturar os conteúdos normalmente são criadas com a utilização do XML, uma metalinguagem capaz de definir linguagens de marcação.
(    ) É necessário dispor de uma ferramenta que ajude a extrair o significado da estrutura informacional, como o RDF.
(    ) As ferramentas que permitem a recuperação eficaz da informação são conhecidas como agentes inteligentes, que compreendem as informações sem a necessidade de supervisão humana e possuem a capacidade de interagir entre si e explorar o conteúdo da Web.
(    ) A linguagem OWL é utilizada para comparar, combinar e inferir nas informações estruturadas, em especial, quando se é conhecida a semântica associada a cada recurso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	Para que se consiga uma organização mais concisa de um registro bibliográfico no formato MARC 21, ele é composto por três principais componentes, a saber: a) líder (estrutura); b) diretório (indicação do conteúdo); c) campos variáveis (conteúdo propriamente dito). Referente aos componentes do MARC 21, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O líder se refere aos elementos de dados que fornecem, principalmente, informações para o processamento do registro.
	 b)
	As entradas do diretório para os campos de controle variável aparecem por último, sequenciadas pela tag do campo em ordem numérica crescente.
	 c)
	O líder tem comprimento fixo em 24 posições de caracteres e é o primeiro campo de um registro MARC.
	 d)
	Os dados em um registro bibliográfico do MARC são organizados em campos variáveis, cada um identificado por uma tag numérica de três caracteres que é armazenada na entrada diretório do campo.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais