Buscar

Apresentaçao trabalho Psicomotricidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicomotricidade,Expressão e Arte
Disciplina : Corpo e movimento
Professor: Rogério
Curso: Pedagogia
Alunas: 
Anna Laura
Jéssica Aparecida
Lorena Vitória
Rayanne Alves
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação,onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas,afetivas e orgânicas. 
É sustentada por três conhecimentos básicos:o movimento,o intelecto e o afeto.
Qual é seu objetivo?
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
O que é expressão?
Ação de exprimir,de expressar por palavras,por gestos,pela fisionomia. 
Quais são os principais tipos de expressões?
Facial
Vocal
Escrita
Corporal
O que é arte?
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções,sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos,como beleza,harmonia,equilíbrio.
Tipos de artes:
Música
Dança
Pintura
Escultura
Teatro
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI,alerta que para a criança o movimento não é somente mexer o corpo,mas um meio pelo qual ela se expressa e se comunica com o mundo. 
Por isso é fundamental lembrar que a arte promove a exploração dos movimentos,fomentando a sensibilidade e o valor expressivo dos gestos. 
Utilizando-se de práticas que intencionam o controle dos movimentos e ampliação da consciência corporal,a criança pode “progressivamente,utilizar o corpo como fonte de investigação criativa do mundo e de si mesma, de suas idéias e emoções,explorando as formas de expressão corporal presentes no seu social e em outros grupos” .
O aprendizado da arte,além de ampliar o repertório motor e criatividade da criança, pode ser uma fonte de autoconhecimento que dá ferramentas para o indivíduo utilizar o seu próprio corpo com maior inteligência e autonomia. 
A percepção do movimento enquanto fonte de prazer desperta na criança sensibilidades e condições para desenvolver mais empatia e sociabilidade.Conhecer as potencialidades do corpo fomenta relações melhores e mais responsáveis consigo,com o outro e com o ambiente. 
Com base na BNCC,o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” visa construir com o corpo, relações da criança com a exploração do mundo, do espaço e dos objetos em seu entorno para produzir “conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural,tornando-se progressivamente,conscientes dessa corporeidade.” 
O corpo em movimento não é veículo de expressão,ele é a própria expressão de seres humanos que buscam e constroem sentidos o tempo todo.
A arte é composta de várias linguagens,são maneiras de o indivíduo se manifestar e se comunicar com expressões e gestos.Por isso a inclusão dessa linguagem no aprendizado escolar é uma maneira de fortalecer a presença do sujeito no mundo,assim como de ampliar sua compreensão,ação e capacidade transformadora do ambiente social.
Com base no conhecimento do próprio corpo a criança constrói sua individualidade por meio da experimentação corporal,cria uma identidade por meio do estudo da cultura e da arte,amplia seu repertório de comunicação e linguagem para conquistar mais sensibilidade,empatia e socialização, aprende os cuidados de si pela exploração das potencialidades de movimento e entende seu papel social no mundo,percebendo como suas ações e criações podem ser veículo de transformação,e não apenas reprodução e adestramento. 
Obrigada a todos pela atenção!!
Boa noite...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando