Buscar

PROVA UNIASSELVI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A vigilância em saúde é um modelo de assistência que tem como "objetivo a observação e a análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde" (BRASIL, 2010). Sobre a vigilância em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis, a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.
(    ) A vigilância em saúde está inserida em todos os níveis de atenção da saúde, as equipes de saúde da atenção primária desenvolvem habilidades de programação e planejamento, sistematizando os serviços de ações de atenção, amplificando o acesso da população a diferentes atividades e ações de saúde.
(    ) A vigilância em saúde foi inserida no Pacto pela Saúde para ajudar o SUS a implementar, organizar suas ações e colocar seus princípios em prática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
	
	a) V - F - V.
	
	b) F - V - F.
	
	c) F - F - F.
	
	d) V - V - V.
	 
	 
	2.
	O modo como são organizadas as ações de atenção à saúde, englobando os aspectos assistências, tecnológico e articulando os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos, é chamado de modelo assistencial. O Brasil concentra três tipos de modelos assistenciais que concorrem entre si, e muitas vezes se acrescentam (TEIXEIRA; PAIM; VILAS BÔAS, 1998). A partir do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo Médico-Assistencial Privatista.
II- Modelo Assistencial Sanitarista.
III- Modelo Alternativo.
(  ll  ) É um modelo que segue a saúde pública tradicional, baseada em campanhas de caráter temporário.
(   lll ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo desde a primeira tentativa de descentralização da saúde.
( l   ) É o mais difundido, conceituado e ainda vigente na saúde brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, C. F.; PAIM, J. S.; VILASBÔAS, A. L. SUS, modelos assistenciais e vigilância da saúde. IESUS, v. VII, n, 2, p. 8-28, 1998.
	
	a) II - III - I.
	
	b) I - II - III.
	
	c) III - I - II.
	
	d) II - I - III.
	3.
	As diretrizes e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e a organização do sistema de saúde em nosso país, direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro. Diante das diretrizes e princípios do SUS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universalidade.
II- Integralidade.
III- Equidade.
IV- Regionalização.
V- Descentralização.
VI- Resolubilidade.
( V  ) Distribuir o poder e responsabilidade entre os três níveis do governo, com direção única.
( l   ) Acesso aos serviços de saúde a todas as pessoas, independente de sexo, raça, renda, ocupação etc.
(  ll ) Considerar a pessoa como um todo, atendendo todas as necessidades. É fundamental a integração de ações, incluindo promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.
(  Vl  ) É a capacidade da rede de prestação de serviço estar apta, capaz de resolver tal problemas, seja individual ou coletivo. Para isso, deve possibilitar cursos de atualizações para a sua equipe de profissionais e estar certo de que exercerão suas capacidades e competências assim que forem requisitadas.
(   lll ) Tem como objetivo reduzir as desigualdades, não através da igualdade, mas tratando desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
(  lV ) É a delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país, mas também contempla a delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - III - II - IV - VI - V.
	
	b) IV - V - VI - II - III - I.
	
	c) III - II - I - V - IV - VI.
	
	d) V - I - II - VI - III - IV.
	4.
	A condição de saúde de modo geral avançou em largos passos desde suas primícias, e é fato que no decorrer da sua evolução, vários foram os modelos assistenciais utilizados como forma de organização tecnológica na metodologia de prestação de serviços. Sobre o que se entende como um modelo assistencial de saúde (PAIM, 2003), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PAIM, J. S. Modelos de atenção e vigilância da saúde. Epidemiologia e saúde, v. 6, p. 567-71, 2003.
	
	a) São unidades prestadoras de serviços de saúde de múltiplas complexidades, como hospitais, postos e centros de saúde.
	
	b) É um ambiente que possui equipamentos comunitários e serve aos hospitais, postos e centros de saúde.
	
	c) É um serviço de saúde realizado em espaços públicos que integra grupos populacionais e ações sobre o ambiente.
	
	d) É um agrupamento tecnológico aplicado pela organização dos serviços de saúde em espaços-populações delimitados, integrando grupos populacionais, ações sobre o ambiente, equipamentos comunitários e usuários de diferentes unidades prestadoras de serviços de saúde de múltiplas complexidades, como hospitais, postos e centros de saúde.
	5.
	A implementação e a concretização do SUS foi tardia, enfrentando várias dificuldades, como a desintegração das políticas e programas de saúde, a falta de gestão e do manejo social e a deficiência da sistematização. Com isso, as esferas dos governos iniciaram uma nova medida na tentativa de solucionar tais dificuldades com o Pacto pela Saúde, que tem como objetivo consolidar o SUS e possibilitar a equidade para a saúde brasileira. De acordo com o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Entre as prioridades pactuadas definidas estão a diminuição da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias, o controle do câncer de colo de útero e da mama, entre outras.
II- Os objetivos do Pacto pela Saúde foram divididos em três partes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto da Gestão.
III- Um dos objetivos do Pacto pela Saúde foi implementar a centralização dos governos, com uma organização e uma gestão intersetorial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa III está correta.
	
	b) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	Entre os princípios do SUS, existe um que proporciona a participação efetiva da população, que, por meio de um representante, acompanha, fiscaliza e opina na formulação de políticas de saúde em todas as esferas, possibilitando, ainda, a participação na gestão do SUS através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. Sobre o princípio do SUS descrito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Hierarquização.
	
	b) Participação dos cidadãos.
	
	c) Regionalização.
	
	d) Descentralização.
	7.
	Em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, foi possível desenhar as bases do SUS que desencadearam mudanças administrativas importantes no sistema de saúde do Brasil e que evoluíram para a construção efetiva do SUS, bem como de seus princípios. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Conceder robustez para as competências da área da saúde, ampliar a abrangência de assistência para a população e um dos maiores ideais, realizar a junção da saúde pública e da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema único.
	
	b) Separar a saúde pública da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema duplo de controle da saúde.
	
	c) Diminuir a abrangência de assistência
para a população, centralizando em cada município isolado do âmbito estadual e federal.
	
	d) Transformar em um sistema único de saúde, com controle federal e atendimento somente nas capitais federativas.
	8.
	Na elaboração do Plano Municipal de Saúde, deve-se identificar quais os problemas de prioridade dentro da realidade de cada município, que devem ser analisados seguindo três bases de orientação. Dentre as bases estão: Determinantes e Condicionantes de Saúde e a Gestão de Saúde. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a terceira base de orientação:
	
	a) Condições de Saúde geral da população.
	
	b) Condições de Saúde mental população.
	
	c) Condições de Situação de Educação em Saúde.
	
	d) Condições de promoção da saúde e prevenção e doenças da população.
	9.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 e a base legal deste é constituída por três documentos importantes que expressam os princípios e as definições que estruturam e organizam o sistema de saúde brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três documentos:
	
	a) Resolução nº 12, de 3 de outubro de 1991, Decreto nº 99.060, de março de 1990 e Lei nº 6.439, de 1° de setembro de 1977.
	
	b) Constituição Federativa de 1988, Decreto nº 99.060, de março de 1990 e a Lei nº 6.439, de 1° de setembro de 1977.
	
	c) Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e a Resolução nº 12, de 3 de outubro de 1991.
	
	d) Constituição Federativa de 1988, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
	10.
	As ações de serviços das unidades regionalizadas e hierarquizadas proporcionam um serviço que está estruturado em graduados estágios de dificuldades, apoiados em aparatos tecnológicos de última geração, localizados e delimitados por região, conhecendo as especificidades da população local, possibilitando acesso e recursos para suas necessidades. Estas ações de serviços das unidades estão dentro de hierarquias em nível primário, secundário e terciário. Sobre as ações de serviço, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) No nível primário, resolvem-se 80% dos problemas - é a Unidade Básica de Saúde.
	
	b) No nível primário, tem-se a unidade básica de saúde e os hospitais de referência.
	
	c) No nível secundário, estão os Centros de Especialidade, que resolvem 45% dos problemas de saúde.
	
	d) No nível terciário, estão os hospitais de referência, que resolvem os 50% restantes dos problemas de saúde.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando