Buscar

Aspectos do Direito Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Aspectos do Direito Constitucional (16789)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648860) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26190638
	Nota da Prova:
	5,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O poder constituinte que possui as seguintes características: inaugural, fundacional, primogênito, genuíno, primário, de primeiro grau ou inicial, é o poder de elaborar uma Constituição. Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA que trata do poder citado:
	 a)
	Poder Rígido.
	 b)
	Poder Plural.
	 c)
	Poder Originário.
	 d)
	Poder Constituinte.
	2.
	A expressão "Bloco de Constitucionalidade" teve sua origem no Direito francês e era muito utilizada pelo ilustre jurista Maurice Hauriou, ao se referir à atuação do Conselho de Estado no controle dos atos administrativos. Com base nessas informações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ideia de bloco foi seguida por alguns países, a exemplo da Espanha, cujo Tribunal Constitucional (TC) reconheceu a sua existência.
(    ) O bloco pode ser definido como normas materialmente constitucionais que, junto com a constituição codificada de um Estado, formam um bloco normativo de hierarquia constitucional.
(    ) Houve a afirmação da existência de um bloco de princípios e regras de nível constitucional, composto pela Constituição de 1962, o Preâmbulo da Constituição de 1944, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e os princípios fundamentais previstos nas leis da República.
(    ) A expressão originou-se no Direito francês, a partir da decisão proferida pelo Conseil Constitutionnel, em 16 de julho de 1978.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a seguir:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade.
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade material.
II- É necessário que o poder público atue, concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos, controlando os atos dos órgãos públicos, cobrando de seus representantes o cumprimento de compromissos assumidos em campanha eleitoral, enfim, assegurando e oferecendo condições materiais para a integração irrestrita do indivíduo na sociedade política organizada.
III- O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pela liberdade de expressão e o direito de defesa.
IV- No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	A inconstitucionalidade é um estado de conflito entre uma lei e a Constituição, a qual não se satisfaz apenas com a atuação positiva de acordo com a Constituição, mas, ainda, com o não omitir a aplicação de normas constitucionais quando a Constituição assim determina. Toda lei ordinária que, no todo ou em parte, contraria ou transgride um preceito da Constituição, se diz inconstitucional. Com base nas espécies de inconstitucionalidade, analise as sentenças a seguir:
I- Temos a inconstitucionalidade por omissão quando a afronta à Constituição resulta de uma omissão do legislador, em face de um preceito constitucional que determine que seja elaborada norma regulamentando suas disposições. Há, portanto, uma conduta omissiva frente a uma obrigação de legislar, imposta ao Poder Público pela própria Constituição.
II- Inconstitucionalidade por ação ocorre apenas com a produção de atos legislativos que contrariem normas ou princípios da Constituição. O fundamento da inconstitucionalidade está no fato de que do princípio da supremacia da Constituição resulta da compatibilidade vertical das normas da ordenação jurídica de um país, no sentido de que as normas de grau inferior somente valerão se forem compatíveis com as normas de grau superior.
III- A inconstitucionalidade material ocorre quando o conteúdo da lei contraria a Constituição. O processo legislativo pode ter sido fielmente obedecido, mas a matéria tratada é incompatível com a Carta Política.
IV- A inconstitucionalidade formal ocorre quando há um desrespeito à Constituição no tocante ao processo de elaboração da norma, podendo alcançar tanto o requisito competência quanto o procedimento legislativo em si.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	O conceito de forma de governo relaciona-se à maneira como se dá a instituição do poder na sociedade e como se dá a relação entre governantes e governados. O intuito do conceito é, portanto, estabelecer quem deve exercer o poder e como ele se exerce. Acerca do poder e da divisão de poderes, analise as sentenças a seguir:
I- A alternância no poder pode ser entendida como a relação direta com a democracia.
II- Apenas a liberdade de expressão e o direito de defesa são considerados manifestações da democracia.
III- Com relação ao princípio da igualdade, a Constituição da República Federativa do Brasil aborda, de forma clara, a igualdade formal, a jurídica e a material.
IV- O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em diferentes situações sejam tratadas de forma desigual: "dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades"
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	As vias de ação levam a uma forma que poderá impugnar uma lei diante do Poder Judiciário que, após instigado, fará a fiscalização da legislação. Temos, em nosso ordenamento, a princípio, duas formas de exercício do controle de constitucionalidade das leis: a via incidental, chamada de defesa ou de exceção, e a via principal, chamada de abstrata ou de ação direta. Acerca dessa temática, analise as sentenças a seguir:
I- O exercício da via incidental dá-se diante de uma controvérsia concreta submetida à apreciação do Poder Judiciário, em que uma das partes requer reconhecimento da inconstitucionalidade de uma lei, afastando a sua aplicação ao caso concreto de seu
interesse.
II- A apreciação da constitucionalidade não é o objeto principal do pedido, mas um incidente do processo, um pedido acessório. Assim, a eventual declaração da inconstitucionalidade é dita incidental, incidenter tantum (o provimento judicial principal será o reconhecimento do direito pleiteado pela parte, decorrente do afastamento da lei àquele caso levado ao juízo).
III- A modalidade de controle de constitucionalidade incidental se fundamenta na situação de que todos os casos reais devem ser decididos de acordo com a Constituição.
IV- O pedido do autor da ação é a própria questão de constitucionalidade do ato normativo. O autor requer, por meio de uma ação judicial especial, uma decisão sobre a constitucionalidade, com o fim de resguardar a harmonia do ordenamento jurídico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	No Brasil, o controle de constitucionalidade realizado nas Casas Legislativas, pelas Comissões de Constituição e Justiça, é exemplo de controle político. Também é controle político de constitucionalidade o veto do Chefe do Poder Executivo a projeto de lei, com fundamento em inconstitucionalidade da proposição legislativa. Na maioria das constituições existe a previsão de dois momentos de controle: um seria o controle difuso, ou também chamado de jurisdição constitucional difusa, com origem nos Estados Unidos da América, e o outro, o controle concentrado, também chamado de jurisdição concentrada, com origem na Áustria. Sobre os modelos de controle, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O controle concentrado tem competência para fiscalizar a validade das leis; é outorgado a todos os componentes do Poder Judiciário.
	 b)
	O sistema concentrado (ou reservado) tem competência para realizar o controle de constitucionalidade; é outorgado somente a um órgão de natureza jurisdicional (ou, excepcionalmente, a um número limitado de órgãos).
	 c)
	O modelo concentrado teve sua origem na Áustria, em 1920, sob a influência do jurista Hans Kelsen. Para Kelsen, a fiscalização da validade das leis representava tarefa especial, autônoma, que não deveria ser conferida a todos os membros do Poder do Judiciário, já encarregados de exercerem a jurisdição, mas somente a uma Corte Constitucional, que deveria desempenhar exclusivamente a função.
	 d)
	O controle difuso tem competência para fiscalizar a validade das leis. Qualquer órgão do Poder Judiciário, juiz ou tribunal, poderá declarar a inconstitucionalidade das leis.
	9.
	Hoje em dia, o Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Sobre a temática Estado de Direito e conceito de Estado Democrático, analise as sentenças a seguir:
I- Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático".
II- Os poderes públicos devem assegurar a todos uma igualdade material, ou seja, condições materiais mínimas necessárias a uma existência digna.
III- O poder Público deve atuar concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos e controlando os atos dos órgãos públicos.
IV- O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. Nele, todos devem respeitar a lei, ou seja, ele vale para todos os tipos de pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	10.
	O Direito Constitucional tem por objeto o estudo das normas fundamentais de organização do Estado. Trata dos seguintes temas: estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais, visando à melhor compreensão. Sobre o objeto de estudo do Direito Constitucional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É a própria Constituição.
(    ) A norma fundamental que estrutura a organização do Estado.
(    ) O código de defesa do consumidor.
(    ) O Código Penal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando