Buscar

prova discursiva 3 Eja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos 
	Avaliação:
	
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um campo histórico de lutas em prol da cidadania, sendo reconhecida como um direito cidadão somente com a LDB de 1996. Esta enquanto uma legislação nacional visa garantir legalmente a educação com qualidade em nossas escolas, incluindo também a EJA, visto que esta modalidade proporciona aos jovens e adultos a oportunidade de regularizar e concluir sua situação escolar, além de oferecer o ensino profissional e contribuir para a formação do aluno como cidadão. Desse modo, o professor tem papel crucial para o desenvolvimento desses alunos, pois é o principal responsável por apresentar ao educando novas possibilidades, entendemos que a qualificação desse profissional traz consequências que não se restringem ao seu trabalho, mas também à instituição e à comunidade escolar como um todo. Diante do assunto exposto, disserte sobre a Formação Continuada e a EJA.
	Resposta Esperada:
A expressão Formação Continuada, muito utilizada no cenário educacional, tem sido atrelada à qualidade da educação e, do mesmo modo, à qualidade de ensino. Essa associação acena para a complexidade desse processo, que requer atenção, planejamento e perseverança. É o exercício de uma prática pedagógica de qualidade diretamente relacionado à formação de profissionais alicerçados em uma fundamentação teórica consistente, associada à continua articulação entre a teoria e a prática. Por meio da Formação Continuada, os professores da EJA tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar. A Formação Continuada para os professores da EJA torna-se uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos. Favorece, também, a criação de novos ambientes de aprendizagem, que conduzem docentes e discentes em direção a práticas pedagógicas capazes de ressignificar a aprendizagem e habilitar os estudantes a elaborar e desenvolver projetos que redimensionarão sua escolaridade e o papel destes na sociedade.
	2.
	A educação corresponde a toda modalidade de influências e inter-relações que convergem para a formação de traços de personalidade social e do caráter, implicando uma concepção de mundo, ideais, valores e modos de agir, que se traduzem em convicções ideológicas, morais, políticas e princípios de ação frente a situações reais e desafios da vida prática. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Disserte sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e a Educação Não Formal.
	Resposta Esperada:
- A educação oferecida nas escolas de educação básica é caracterizada como uma educação formal; é uma educação sistemática.
- A educação não formal se apresenta como o conjunto de processos, meios e instituições específicas e diferenciadamente concebidos em função de objetivos explícitos de formação ou instrução não diretamente voltados à certificação/validação dos títulos próprios do sistema educacional regular/formal. Suas manifestações e atuação se dão em virtude de aspectos não atendidos pela educação formal.
- A História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela que a Educação se constituiu, enquanto parte de um projeto de transformação social, nos espaços de educação não formal.
- Desde o início do século XX, promoveu diversas experiências educacionais coerentes com o projeto político que buscavam construir. A educação, portanto, foi compreendida não apenas como alternativa à educação formal (escolar), mas como a possibilidade de conceber um projeto pedagógico correspondente ao projeto societário em construção.
Parte inferior do formulário

Outros materiais