Buscar

Atividade 3 - Gestao Financeira e Orcamentaria

Prévia do material em texto

O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar; é necessário internalizar a visão de futuro, trazida pela perspectiva de realização do projeto e estabelecer metas claras e objetivas, as quais geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas ou para que ajudem a atingir objetivos maiores.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
A partir do conteúdo estudado, descreva os principais itens que devem compor um orçamento pessoal e, na sequência, exemplifique. Para a sua resposta, você pode reunir informações pessoais e comparar com o conteúdo estudado.
O orçamento pessoal se inicia com os registros de tudo que uma pessoa ganha e gasta por um determinado tempo e os principais itens são: planejamento, registro, agrupamento e avaliação.
No planejamento é preciso diferenciar as receitas e despesas fixas das variáveis, onde as receitas fixas são salários e rendas fixas (negócios), as receitas variáveis são valores como comissões e vendas, despesas fixas são alugueis e prestações e despesas variáveis são valores que variam conforme a quantidade do uso como água e luz.
No registro é necessário colocar na ponta do lápis todos os gastos, sem exceção de nenhum como gastos no débito e crédito.
O agrupamento serve para simplificar as anotações dos gastos, onde coisas parecidas podem ficar juntas nos registros.
E por fim, na avaliação é onde a pessoa reflete sobre seus gastos, como redução de gastos desnecessários, metas, sonhos e se é possível aumentar as receitas.

Continue navegando

Outros materiais