Buscar

Direito empresarial e direito aplicado ao comércio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
	O instrumento da recuperação empresarial, previsto na Lei nº 11.101/2005, tem não só forma judicial e extrajudicial como também possui procedimento diferenciado para a via judicial que é oferecido às ___. Por meio deste, o devedor tem prazo de ___ dias para apresentar plano especial de recuperação judicial, com base no qual, se preenchidos os requisitos legais, o juiz concederá a recuperação judicial ___ convocar a assembleia-geral de credores.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
· 
	Microempresas e empresas de pequeno porte; 30; após.
· 
	Microempresas e empresas de pequeno porte; 60; sem.
· checkCORRETO
· 
	Microempresas e empresas de pequeno porte; 60; após.
· 
	Empresas de pequeno e médio porte; 60; após.
· 
	Microempresas e empresas de pequeno porte; 30; sem.
Resolução comentada:
	o procedimento diferenciado descrito aplica-se às microempresas e empresas de pequeno porte (art. 70, § 1º, LFR), o plano especial deve ser apresentado no mesmo prazo de 60 dias do procedimento normal (art. 71, LFR), e a vantagem dele é que o juiz já concederá a recuperação logo que verificados os requisitos legais, sem sequer convocar a assembleia-geral de credores (art. 72).
Código da questão: 51888
2)
	Quanto ao uso das operações de transformação, incorporação, fusão e cisão societárias para o fim de planejamento tributário, podemos afirmar que:
I. A cisão de uma sociedade só servirá, em termos de planejamento tributário, para o benefício das sociedades que recebem as parcelas cedidas, já que a empresa que cede as parcelas será extinta.
II. A fusão pode ser utilizada para tirar proveito de incentivos fiscais que existem em um estado, mas não em outro.
III. A incorporação oferece grandes benefícios em termos de planejamento tributário, já que a sociedade incorporadora não se obriga à totalidade das obrigações da incorporada, pois existe limite legal neste sentido.
IV. Na fusão de duas sociedades, poderão, para fins de IRPJ, ser compensados os lucros de uma com todos os prejuízos de outra – dos tipos permitidos em lei –, não havendo limite percentual para isto.
V. A transformação de uma sociedade pode, por si só, fazer com que esta pessoa jurídica não possa mais optar pelo Simples Nacional.
São verdadeiras:
Alternativas:
· 
	II – V.
· checkCORRETO
· 
	I – II.
· 
	III – IV.
· 
	I – II – V.
· 
	II – IV.
Resolução comentada:
	a afirmação II é correta, pois duas empresas localizadas em estados diferentes podem formar a nova empresa no estado que mais lhe interessa do ponto de vista tributário. E a afirmação V também é correta, pois o Simples Nacional não pode ser utilizado por certas sociedades, como a sociedade por ações. As demais afirmações são incorretas. A afirmação I é incorreta, pois a sociedade que cede parcela de seu patrimônio não necessariamente será extinta – só se ceder a totalidade – e, assim, ela também poderá obter benefícios tributários. A afirmação III é incorreta, pois a incorporadora assume, sim, todas as obrigações da incorporada. E a afirmação IV é incorreta, pois há limite percentual de 30% para aquela compensação.
Código da questão: 51884
3)
	Existem diversas vantagens e desvantagens que devem ser consideradas quando da escolha entre um dos vários modelos societários existentes no Brasil. Posto isto, é correto afirmar que:
( ) Uma grande desvantagem da sociedade em comandita por ações é que parte de seus sócios responde de forma ilimitada pelas obrigações da sociedade.
( ) Uma vantagem da sociedade limitada – que não é compartilhada pela sociedade anônima de capital aberto – é a de que não é necessário prestar contas à Comissão de Valores Mobiliários.
( ) Uma vantagem da sociedade anônima é o grau de burocracia relativamente baixo, já que a legislação não faz grande exigências para ela, sendo meramente opcional, por exemplo, a criação de um conselho fiscal.
( ) Uma grande vantagem que a lei confere para o caso da sociedade por ações é a facilidade que se tem para retirar acionistas da sociedade. Afinal, não sendo eles sócios tradicionais, podem ser retirados sem justa causa.
( ) A sociedade em nome coletivo pode ser uma sociedade simples ou empresária e uma vantagem desta última é que – ao contrário da sociedade em nome coletivo que é sociedade simples – os seus sócios podem ter responsabilidade limitada.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· 
	V – V – F – V – F.
· 
	V – V – F – F – F.
· checkCORRETO
· 
	F – F – F – V – V.
· 
	V – F – V – F – V.
· 
	F – V – V – V – F.
Resolução comentada:
	a primeira e segunda asserções são verdadeiras, pois os sócios comanditados da sociedade em comandita por ações que atuam como diretores respondem ilimitadamente – cf. art. 1.091, Código Civil (CC) – e, de fato, não existe aquela exigência de prestar contas à CVM para a sociedade limitada, como existe para a anônima de capital aberto – cf. art. 4º e §§ da Lei nº 6.404/76 (LSA). São falsas as demais asserções, pois o art. 161 da LSA demanda que a sociedade anônima tenha um conselho fiscal; inexiste previsão de retirada forçada de acionista sem justa causa para a sociedade anônima; e todos os sócios, sem exceção, respondem ilimitadamente na sociedade em nome coletivo – cf. art. 1.039, CC.
Código da questão: 51864
4)
Alternativas:
· 
	I – B; II – A; III – C.
· checkCORRETO
· 
	I – A; II – B; III – C.
· 
	I – B; II – C; III – A.
· 
	I – C; II – B; III – A.
· 
	I – C; II – A; III – B.
Resolução comentada:
	conforme determinação do art. 110 da Lei nº 6.404/76 (LSA), cada ação ordinária tem direito a um voto, sendo o limite do § 1º somente relativo ao número de votos de um mesmo acionista, não ao direito de voto de modo geral – ou seja, o acionista com ação ordinária sempre terá pelo menos um voto. Quanto ao limite de divisão do capital social em ações preferenciais sem direito a voto, está estabelecido no art. 15, § 2º, da LSA. Por fim, o fato de que a ação de fruição é convertida após a amortização das demais encontra-se mencionado no art. 44, § 5º, da LSA.
Código da questão: 51865
5)
	A análise tributária é instrumento essencial para a melhor administração de empresas dos mais variados portes, especialmente no caso de um país como o Brasil, que é considerado por muitos como um país de pesada carga tributária.
Posto isto, sobre a análise tributária, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· 
	Pode ser utilizada para se obterem elisão fiscal, evasão fiscal e até para se recuperarem valores recolhidos indevidamente.
· 
	Pode ser utilizada para se obter evasão fiscal, evitar-se sonegação fiscal e até para se recuperarem valores recolhidos indevidamente.
· 
	Pode ser utilizada para se obterem tanto elisão quanto evasão fiscal e para que se evite a sonegação fiscal.
· 
	Pode ser utilizada para se obter elisão fiscal, evitarem-se penalizações e até para se recuperarem valores recolhidos indevidamente.
· checkCORRETO
· 
	Pode ser utilizada para se obterem elisão fiscal, evasão fiscal e até a sonegação fiscal.
Resolução comentada:
	a análise tributária tem como fim a elisão fiscal, evitar penalizações e a recuperação de valores recolhidos indevidamente. Não envolve a evasão e nem a sonegação fiscal, pois estas são práticas ilícitas, ao contrário da elisão, que é lícita.
Código da questão: 51876
6)
	O Código de Defesa do Consumidor traz diversas normas que regulamentam um grande número de práticas comerciais, incluindo lista de práticas que são consideradas como abusivas. Sobre as práticas comerciais regulamentadas por aquele diploma legal, considere as seguintes afirmações:
( ) É abusiva a prática de condicionamento da venda de produtos a uma quantidade fixa maior que de uma unidade; porém, não será considerada abusiva caso haja justa causa para fazê-lo.
( ) É abusiva a prática de prestação de serviços sem a elaboração prévia de orçamento ou sem a obtenção de autorização expressa do consumidor para que se proceda com o serviço.
( ) É abusiva a recusa pelo fornecedor
da venda de produto a consumidor que deseje pagar mediante qualquer das formas de pagamento aceitas pela legislação brasileira.
( ) Quando cessada a produção e importação de um produto, o fornecedor deve assegurar a oferta de componentes e peças de reposição por, pelo menos, três anos.
( ) O rol de práticas abusivas contido no Código de Defesa do Consumidor é exaustivo, ou seja, só poderão ser consideradas como práticas comerciais abusivas, perante a lei, aquelas que lá se encontram listadas como tal.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· 
	F – V – F – V – F.
· 
	V – F – F – V – V.
· 
	F – F – V – V – V.
· 
	V – V – F – F – F.
· checkCORRETO
· 
	V – V – V – F – F.
Resolução comentada:
	a primeira e segunda afirmações estão corretas, pois correspondem ao que está presente nos incisos I e VI do artigo 39, CDC. A terceira afirmação, por sua vez, está incorreta, pois só se torna abusiva aquela recusa de pagamento quando ele corresponder a uma das formas de pagamento ditas aceitas pela oferta – que devem sempre incluir, pelo menos, o pagamento com dinheiro. Já a quarta afirmação está incorreta, pois o CDC não fixa prazo exato para aquela obrigação. Por fim, a última afirmação está incorreta, já que o rol do artigo 39, CDC, é meramente exemplificativo, não exaustivo, podendo haver outros casos de práticas abusivas não lá previstos.
Código da questão: 51873
7)
	Sobre a rescisão de contrato de trabalho em caso que esteja constituída relação de emprego, considere as seguintes afirmações:
( ) A ofensa à honra de superior hierárquico, mesmo quando praticada fora do serviço, pode ser enquadrada como hipótese de justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
( ) Para que o empregador possa demitir empregado com justa causa, basta a condenação criminal do empregado em julgamento de primeiro grau, independentemente de haver possibilidade de recurso.
( ) Tratando-se de emprego de risco inerente, não há possibilidade de um empregado rescindir contrato de trabalho por justa causa devido a risco de mal considerável.
( ) Se o empregado rescindir o contrato de trabalho, o prazo para que o empregador pague as verbas rescisórias será dobrado.
( ) No caso de culpa recíproca do empregado e do empregador, este último ainda deverá indenização o empregado, mas com valor reduzido.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
· 
	V – F – F – F – V.
· checkCORRETO
· 
	F – V – V – F – V.
· 
	V – F – V – F – V.
· 
	F – V – V – V – F.
· 
	V – V – F – V – F.
Resolução comentada:
	a primeira e quinta afirmações são verdadeiras, correspondendo ao que está disposto, respectivamente, nos arts. 482, “k”, e 484 da CLT. A segunda afirmação é falsa, pois, conforme art. 482, “d”, é necessário o trânsito em julgado, ou seja, que não haja mais possibilidade de recurso pelo empregado. Já a terceira afirmação é falsa, pois a CLT não abre aquela exceção, já que, mesmo no emprego com risco inerente, este risco pode exceder o que se espera. Finalmente, a quarta afirmação é falsa, pois não há diferenciação de prazo para aquele caso, seguindo-se a regra do prazo de dez dias disposto no art. 477, § 6º.
Código da questão: 51882
8)
	Quanto ao requisito do Código de Defesa do Consumidor de que uma pessoa use um produto ou serviço como destinatário final para que seja classificado como consumidor e as teorias doutrinárias que o interpretam, considere as seguintes afirmações:
I. Segundo a teoria objetiva, a noção de destinatário final deve ser interpretada da forma mais ampla possível.
II. Para a teoria maximalista, a pessoa que utiliza o produto ou serviço para fins profissionais não é consumidora.
III. A teoria finalista entende que destinatário final é aquele que é, ao mesmo tempo, destinatário final fático e destinatário final econômico.
IV. A teoria finalista mitigada aceita como consumidor um número menor de pessoas do que a teoria finalista não mitigada.
V. A teoria finalista aprofundada aceita como consumidor a pessoa que utiliza o produto ou serviço para fins profissionais, contanto que seja vulnerável.
São verdadeiras:
Alternativas:
· 
	II – III – IV.
· 
	I – II – IV.
· 
	III – IV – V.
· 
	II – IV – V.
· 
	I – III – V.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	a afirmação I é verdadeira, pois os seguidores da teoria objetiva – nome alternativo da teoria maximalista – acreditam que o CDC deve se aplicar a tantos casos quanto possível; já a III é correta, pois um dos objetivos da teoria finalista é o de se excluírem as pessoas que não se encontram no fim da cadeia de consumo e as que só adquirem produtos para revendê-los; e a V é correta, pois tenta corrigir a teoria finalista, permitindo que pessoas vulneráveis que adquirem produtos para fins profissionais sejam também protegidos pelo CDC. A II está errada, pois a teoria maximalista é a mais ampla das três e considera aquela pessoa que adquire produto para fim profissional consumidora, e a IV é errônea em função de apresentar comparação que é inversa à realidade, já que a teoria finalista mitigada considera um número maior de pessoas como consumidoras do que a não mitigada.
Código da questão: 51875
9)
Alternativas:
· 
	I – C; II – A; III – B.
· 
	I – B; II – C; III – A.
· 
	I – A; II – B; III – C.
· 
	I – B; II – A; III – C.
· 
	I – C; II – B; III – A.
· checkCORRETO
Resolução comentada:
	o trabalho eventual não constitui relação de emprego, pois o art. 3º da CLT é claro ao mencionar que é empregada somente a pessoa física que presta serviço de natureza não eventual – além das demais características. Já o trabalho intermitente – definido no art. 443, § 3º –, apesar de não ser contínuo, ainda constitui relação de emprego, pois não chega a ser meramente eventual, já que seus períodos de inatividade e atividade estão previstos em contrato. Finalmente, o trabalho com prazo determinado é relação de emprego definida pelo art. 443, § 1º, e a mera existência de prazo para seu encerramento não descaracteriza a continuidade do período em que vige o contrato.
Código da questão: 51883
10)
	Salvo nos casos que tratam de serviços, o produto é um dos elementos essenciais de uma relação de consumo e, devido a esta característica, o legislador julgou necessário definir seu conceito no Código de Defesa do Consumidor.
Quanto a esta definição de produto, é possível afirmar que:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando