Buscar

Avaliação2-Orçamento Empresarial

Prévia do material em texto

Orçamento Empresarial (CON30)
Avaliação:
Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648845) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva:
26714104
1.	Com o desenvolvimento do mercado, e pelo consequente aumento da concorrência, há a necessidade de a empresa manter todos os tipos de controles possíveis para evitar qualquer forma de desvios ou perdas financeiras. Desta forma, o controle orçamentário é de grande importância para a fixação da empresa no mercado. Ele contribui positivamente de diversas formas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma contribuição do sistema orçamentário:
	a) Enxergar de maneira ampla o modelo de gestão.
	b) Equilibrar as constantes mudanças de mercado.
	c) Alcançar os planos dos investidores.
	d) Fixação dos objetivos e metas da empresa.
 
 
2.	O profissional responsável pelo controle orçamentário deve ser dinâmico e comunicativo. É necessário que as informações fluam de maneira rápida e clara pela organização. De nada adianta o profissional gerar as informações, mas não repassá-las para análise. Considerando a importância da comunicação para o controle do orçamento, assinale a alternativa INCORRETA:
	a) É de extrema importância que todos os dados do orçamento sejam disponibilizados no mural da empresa.
	b) É preferível apresentar uma informação parcial no tempo estabelecido do que apresentar a informação completa com demasiado atraso.
	c) Deve-se definir claramente o que comunicar e para quem comunicar.
	d) Quanto mais forem divulgadas as informações do orçamento, maiores são as chances de identificar erros.
3.	A empresa é dividida em áreas, de acordo com a funcionalidade de cada uma delas. Essas subdivisões da empresa são designadas como centros de responsabilidade. Considerando os centros de responsabilidade em uma empresa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Centro de custo.
II- Centro de vendas.
III- Centro de despesas.
IV- Centro de investimentos.
V- Centro de lucro.
( ) Contempla a atividade comercial da empresa.
( ) Responsável pelos resultados da empresa.
( ) Relacionado diretamente com o retorno dos investimentos.
( ) Desempenho avaliado pela evolução do custo de produção.
( ) Composto pelas unidades administrativas da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) II - V - IV - I - III.
	b) I - II - III - IV - V.
	c) IV - III - V - II - I.
	d) III - I - II - V - IV.
4.	Todos os passos que antecedem ao orçamento podem ser designados de premissas. As premissas dar-se-ão conforme o cenário apresentado na empresa e são essenciais para que a elaboração do plano orçamentário aconteça satisfatoriamente. Desta forma, a maioria dos orçamentos preocupa-se em antever as receitas e despesas (todos os custos e despesas) da empresa. Qualquer orçamento, salvo os orçamentos iniciais de uma empresa (quando meras projeções de um negócio ou atividade futura), baseia-se em dados históricos, fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade. Como a contabilidade é o registro histórico das operações econômicas e financeiras, obviamente que é o principal elemento na formação de premissas orçamentárias. Assinale a alternativa CORRETA que descreve um dos itens a ser observado nas Premissas para a Elaboração de Orçamentos:
	a) A pessoa responsável pela elaboração do orçamento deve ter acesso às informações necessárias à sua elaboração.
	b) Os resultados são repassados à diretoria por meio de relatórios orçamentários.
	c) Para iniciar os trabalhos de orçamento, é necessário ter planejamento, execução e controle.
	d) É necessário preparar manuais que abordem os objetivos a serem atingidos, os passos a serem seguidos e as técnicas de elaboração.
5.	A contabilização mensal da depreciação é necessária devido aos desgastes sofridos pelos bens da empresa devido ao seu uso nas atividades organizacionais. Considerando a depreciação de máquinas e equipamentos, analise as sentenças a seguir:
I- Depreciação é o reconhecimento da perda de capacidade produtiva de um bem.
II- Depreciação é a diminuição do valor do bem registrado na contabilidade.
III- Depreciação somente pode ser aplicada em bens de produção.
IV- Depreciação de máquinas e equipamentos não compõe o custo de produção.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	b) Somente a sentença III está correta.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
6.	O Centro de Investimento (CI) é bastante amplo na atividade empresarial, estando ligado diretamente ao tamanho da empresa, volume de negócios, complexidade de atividades e tipo de gestão adotada. A sua avaliação é feita pela capacidade de produzir ganhos proporcionalmente ao valor investido, com base em algum conceito que estabeleça esta relação. Algumas questões devem ser discutidas, visto que o centro de investimentos está relacionado com o retorno de investimentos. Sobre os tipos de investimentos que podem ser classificados como centro de investimentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Investimento de expansão.
II- Investimento de inovação.
III- Investimento de ofensivas.
IV- Investimentos calculados e obrigatórios.
V- Investimentos financeiros.
( ) Quando a empresa amplia sua capacidade de produção agregando novas unidades produtivas.
( ) A empresa realiza investimentos no mercado de ações, na área de imóveis e no mercado financeiro.
( ) Quando ocorre a substituição de processo produtivo, que pode aumentar a produção ou baratear o custo da unidade produzida.
( ) Preocupação com a ecologia e investimentos para a preservação do meio ambiente.
( ) A empresa faz um investimento para agregar ao produto algo diferenciado para provocar o mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - V - II - IV - III.
	b) I - V - III - IV - II.
	c) II - V - III - I - IV.
	d) III - II - I - IV - V.
7.	Os custos fixos ou indiretos são aqueles custos que permanecem constantes em determinada capacidade instalada de produção, independente do volume de produção. Consequentemente, não são identificados como custos de produção do período, mas como custos de um período de produção. Como esse tipo de custo não é identificável ao produto, não há uma medida objetiva de consumo, existindo a necessidade de distribuir o custo por meio de rateio que é, na maioria das vezes, decisão arbitrária. São exemplos de custos indiretos: o aluguel, o material de consumo geral da fábrica e o salário dos encarregados. Geralmente, são comuns a dois ou mais objetos de custeio e são formados por alguns elementos. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Materiais indiretos.
II- Mão de obra indireta.
III- Outros custos indiretos.
( ) É o material empregado nas atividades auxiliares da produção, cuja pertinência ao produto inexiste ou é praticamente nula. Exemplo: materiais utilizados pela manutenção da fábrica, material de expediente, material de segurança e ferramentas de consumo.
( ) São os demais gastos com itens que também participam do processo produtivo, mas não se identificam diretamente com o produto. Exemplo: depreciação de equipamentos, seguros do prédio industrial, energia elétrica e aluguel.
( ) É todo o trabalho realizado no setor de fabricação não pertinente especificamente a algum produto, compreendendo os trabalhos auxiliares ou de assessoramento em determinada produção. Engloba, principalmente, trabalhos relacionados com o controle e o planejamento da produção, como aqueles desenvolvidos por apontadores, programadores, controladores, encarregados de produção, supervisores, almoxarifes, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - III.
	b) I - III - II.
	c) III - II - I.
	d) II - III - I.
8.	A depreciação dos bens do ativo imobilizado de uma organização refere-se ao custo amortizado do valor dos bens, resultantes do desgaste pelo uso, da ação da natureza ou de obsolescência normal. O seu reconhecimento se dá devido à perda ou diminuiçãoda capacidade de geração de caixa dos bens. Esses fenômenos ocorrem em virtude de alguns fatores. Sobre esses fatores, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Causas físicas.
II- Causas funcionais.
III- Causas excepcionais.
( ) Os bens perdem a capacidade de geração de caixa em decorrência de acidentes, incêndios ou tempestades. São acontecimentos em virtude de fatores que fogem ao controle humano.
( ) Os bens vão perdendo sua eficiência funcional em decorrência do desgaste pelo funcionamento ou então pela ação do tempo.
( ) Os bens perdem sua eficiência funcional, ou seja, sua capacidade de geração de caixa à medida que são superados tecnologicamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - II - III.
	b) III - II - I.
	c) III - I - II.
	d) II - III - I.
9.	Durante as premissas que definirão o processo orçamentário, é necessário que o responsável pelo processo reúna-se com os membros da diretoria para traçar as metas desejadas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a algumas das metas básicas que devem ser discutidas entre o responsável pelo orçamento e a diretoria:
	a) Levantamento de dados gerais; Preparação de manuais; Estimativa de vendas.
	b) Participação no mercado; Lucro líquido sobre as vendas; Retribuição do investimento.
	c) Estimativas de materiais; Estimativas de compras; Estimativa de mão de obra.
	d) Estimativa de vendas; Despesas de propaganda; Despesas comerciais.
10.	As empresas, no seu processo industrial, necessitam apurar os custos diretos e indiretos para cada produto. Para fins orçamentários, não pode ser diferente, para que se possa prever os gastos indiretos de fábrica. Os custos fixos ou indiretos são aqueles custos que permanecem constantes em determinada capacidade instalada de produção, independente do volume de produção. Consequentemente, não são identificados como custos de produção do período, mas como custos de um período de produção. Considerando os gastos indiretos na produção, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Materiais indiretos.
II- Mão de obra indireta.
III- Outros custos indiretos.
( ) É todo o trabalho realizado no setor de fabricação não pertinente especificamente a algum produto, compreendendo os trabalhos auxiliares ou de assessoramento em determinada produção.
( ) São os demais gastos com itens que também participam do processo produtivo, mas não se identificam diretamente com o produto.
( ) É o material empregado nas atividades auxiliares da produção cuja pertinência ao produto inexiste ou é praticamente nula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) II - I - III.
	b) III - II - I.
	c) I - III - II.
	d) II - III - I.

Continue navegando