Buscar

A SALA DE AUDIÊNCIA AS MANIFESTAÇÕES ORAIS NOS PROCEDIMENTOS TRABALHISTAS - Amanda de Oliveira Santos 202001642919

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA do artigo “A SALA DE AUDIÊNCIA: AS MANIFESTAÇÕES ORAIS NOS PROCEDIMENTOS TRABALHISTAS”
	Com a presente resenha crítica pretende-se realizar um estudo sobre o artigo de autoria de Giselle Leite e Leandro Soares. Inicialmente, é importante pontuar que além do trabalho de elaboração de Iniciais, Defesas e demais peças processuais, a Audiência se trata de momento de suma importância para o deslinde de toda e qualquer Reclamação Trabalhista. Nas audiências é que são colhidas as provas orais, feitos os requerimentos e estabelecido o contato entre as partes e o (a) juiz (a) que irá proferir a Sentença de primeiro grau.
	Note-se que na audiência, terá melhor desempenho o profissional que estiver mais bem preparado tecnicamente, devendo ser desinibido, conhecedor da matéria fática e processual, com senso de argúcia, agilidade mental, oportunidade, visão global e ainda equilíbrio psicológico e emocional.
	Sabe-se que com fundamento na celeridade processual, o artigo 849 da CLT determina que as audiências sejam realizadas de forma única e contínua. Contudo, tendo em vista o grande número de processos em trâmite, a maioria dos juízes, com base no artigo 765 da CLT que dispões acerca da ampla liberdade na direção do processo, vêm adotando o fracionamento das audiências, em:
	Audiência de Conciliação (ou inaugural), onde se busca a homologação de um acordo, e, não sendo possível a apresentação de defesa pela parte Reclamada;
	Audiência de Instrução, com o objetivo de colher provas; e
	Audiência de Julgamento: Destinado somente ao Juízo para o julgamento do processo, sem a presença das partes.
	No entanto, mesmo sendo essa a praxe adotada pela maioria dos magistrados trabalhistas, ainda há aqueles que optam por concentrar todos os atos em uma única assentada, de modo que realizam audiências unas. Por isso a importância de previamente nos informarmos acerca do procedimento adotado na vara em que realizaremos cada audiência, a fim de evitar surpresas de última hora. É importante nos prepararmos previamente para os imprevistos. Cumpre observar por fim que nos processos que tramitam pelo Rito Sumaríssimo, em consonância com a lei 9.957/2000, devem ser realizadas audiências unas, salvo quando, por motivo de força maior, a exemplo da ausência de notificação de uma das partes, a audiência não possa ser concluída no mesmo dia, oportunidade em que deverá ser remarcada para a próxima data disponível. Fora essas hipóteses, todas as provas serão produzidas na mesma audiência, ainda que não requeridas pelas partes.
	A audiência una obrigada a parte a impugnar todos os documentos apresentados pela parte contrária oralmente na própria audiência, exceto em caso de absoluta impossibilidade.
	O conhecimento é adquirido através do estudo e também através da prática, que ao longo do tempo proporcionará ao advogado a experiência necessária para desenvolver um trabalho em nível de excelência.
	No caso das audiências trabalhistas, além de realizar é fundamental assistir outras assentadas, pois acompanhar o desempenho de outros advogados, o entendimento dos juízes e o funcionamento das varas agregará conhecimento para aqueles que têm como meta ser um profissional diferenciado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· Giselle Leite e Leandro Soares. A Sala De Audiência: As Manifestações Orais Nos Procedimentos Trabalhistas, publicado na VOX FODILESTE, ano 2019.

Continue navegando