Buscar

Atividade - Citogenética (1)

Prévia do material em texto

ATIVIDADE
1. Qual é a composição química dos cromossomos e como estes componentes se organizam para constituir os cromossomos?
Pode-se dizer que os cromossomos, são formados por cromatina, que por sua vez é contituída por proteínas, DNA e RNA (este último em menor quantidade). As proteínas são de duas classes: (1) proteínas básicas, chamadas histonas; e (2) proteínas ácidas, chamadas de proteínas cromossômicas não-histônicas.
A estrutura da cromatina dos eucariotos é composta de subunidades repetidas chamadas nucleossomos. Estes consistem de um segmento de DNA de 146 pares de nucleotídeos de comprimento, enrolado em torno da superfície um tanto cilíndrica do octâmero de histonas, produzindo uma estrutura aproximadamente elipsóide. 
2. Observe a figura abaixo e responda:
Estabeleça o valor 2n, a fórmula cariotípica e o número fundamental a partir do cariótipo acima.
· 2n = 42
· FÓRMULA CARIOTÍPICA: 18m + 16 sm + 8a 
· NF = 76 braços 
3. Explique qual é a vantagem de se usar solução de colchicina e tratamento hipotônico para obtenção de cromossomos mitóticos?
	A vantagem em usar a conchicina é devido a sua interferência na formação dos fusos mitóticos já que a mesma causa a despolimerização (desaparecimento dos microtúbulos) parando a divisão celular na metáfase.
	Já a hipotonização por KCl é útil pois este processo faz com que os cromossomos que estão em metáfase se dispersem sendo possivel a visualização dos mesmos individualizados. 
4. Leia o texto “Técnicas Citogenéticas” enviado como material de apoio. Estabeleça as diferenças entre as bandas cromossômicas formadas pelas técnicas de banda G, R e Q.
Bandas Q – apresenta diferença de intensidade de fluorescência, com pradrão de bandas brilhantes e opacas. As regiões fluorescêntes brilhantes são ricas em Adenina e Timina. Possui vantagem específica para cromossomo Y.
Bandas G (desnaturação das proteínas pela enzima tripsina) – apresenta bandeamento entre tonalidades clara e escura. As bandas escuras são ricas em Adenina e Timina e poucos genes ativos, já as bandas claras são ricas em Guanina e Citosina e com muitos genes ativos. Cada cromossomo humano possui um padrão único de bandeamento o que possibilita a ddefinição inequívoca dos cromossomos normais. A maioria dos pontos de quebra e dos rearranjos parece ocorrer nas zonas claras. 
Bandas R (cromossomos tratados com solução salina e calor) – assim como as Bandas G, apresenta coloração de bandeamento entre tonalidade clara e escura, porém ao inverso, por isso chamada de bandas reversas. As regiões escuras são ricas em Guanina e Citosina. 
Referências:
VESTIBULAR, Mundo. A CITOGENÉTICA: Parte I. Disponível em: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/biologia/a-citogenetica. Acesso em: 10 abr. 2020.

Continue navegando

Outros materiais