Buscar

Teoria Topográfica de Freud

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tudo o que pensamos ou fazemos está relacionada, para Freud, com alguma situação que vivemos no consciente ou inconsciente. Esta ligada as sensações, emoções, razão.
Os componentes da teoria topográfica estão relacionados com o desenvolvimento humano, pois estudam a relação de desenvolvimento de territórios, o espaço físico em que os humanos vivem.
O consciente abriga os conteúdos que estão mais elevados em nossa mente. Estão os pensamentos lúcidos, os sentimentos, as experiencias memorizadas e as ideias. Tudo o que é acessível à nossa consciência. É o que está acontecendo no momento atual, no presente, o que conseguimos facilmente controlar. 
Já no subconsciente estão os conhecimentos que ficam arquivados na nossa memória, emoções internalizadas, lembranças, memórias que conseguimos lembrar facilmente. Nos ajuda a manter o equilíbrio entre o que pode ou não ser dito, feito naquele momento.
E no inconsciente, segundo Freud é onde ficam as raízes dos problemas emocionais, pois ali “moram” os instintos, os sentidos reprimidos e censurados desde a infância. Também é nele que encontramos o medo e os traumas.

Outros materiais