Buscar

A2 DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências do ordenamento da cidade expressas no plano diretor, sendo:
	
	a.
	Direito à habitação, justiça social e pleno desenvolvimento.
	
	b.
	Vida, justiça social e desenvolvimento econômico.
	
	c.
	Direito de moradia, de ir e vir e desenvolvimento econômico.
	
	d.
	Justiça social e moradia.
	
	e.
	Direito de ir e vir e direito social.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Quanto a competência para legislar concorrentemente sobre responsabilidade por danos ao meio ambiente, é correto afirmar:
	
	a.
	Compete à União e Municípios.
 
	
	b.
	Compete à União, Estados e ao Distrito Federal.
	
	c.
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal.
	
	d.
	Compete à União e aos Estados.
	
	e.
	Compete à União e Distrito Federal.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Conforme estudo, quanto à legitimidade ativa na ação civil pública a lei autoriza alguém a litigar, em nome próprio, sobre direito alheio para a tutela de interesses transindividuais. Considere as proposições abaixo:
I. As pessoas jurídicas da administração direta (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), as da administração indireta (autarquia, empresa pública e sociedade de economia mista) e as fundações estão legitimadas para propositura da ação civil pública.
II. Deve-se sublinhar que se tratam das pública ou privadas, desde que tenham entre as suas finalidades a defesa do ambiente e ostentem a correspondente legitimidade para a ação protetiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II refere-se às fundações.
	
	c.
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
	
	d.
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não se refere à nenhum ente legitimado da asserção I.
	
	e.
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; o Zoneamento ambiental; a Avaliação de impactos ambientais; e o Licenciamento e revisão de atividades potencial ou efetivamente poluidoras são:
	
	a.
	Órgãos centrais com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais estabelecidas para o meio ambiente.
	
	b.
	Sistemas que abrangem os órgãos e instituições ambientais em todos os níveis da Federação com o fim de cumprir os mecanismos e instrumentos de tutela ambiental.
	
	c.
	Entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental.
	
	d.
	Órgãos superiores com a função de assessorar o Presidente da República na realização da Política e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente.
	
	e.
	Instrumentos de gestão ambiental estabelecidos por meio da Política Nacional do Meio Ambiente.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. A responsabilidade ambiental do poluidor, em decorrência da ocorrência de um dano, pode se dar sob tríplice aspecto, sendo:
	
	a.
	Civil, Constitucional e penalmente, sendo elas autônomas (art. 225, § 3º, CF).
	
	b.
	Administrativa, civil e penalmente, sendo elas autônomas e independentes (art. 225, § 3º, CF).
	
	c.
	Administrativa, civil e penalmente; sendo elas dependentes (art. 225, § 3º, CF).
 
	
	d.
	Administrativa, civil e constitucional, sendo elas autônomas e independentes (art. 225, § 3º, CF).
	
	e.
	Administrativa, Constitucional e penalmente, sendo elas independentes (art. 225, § 3º, CF).
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Analise as afirmativas abaixo:
I. Dano ambiental: corresponde a ponto fundamental e que pode ser caracterizado como qualquer lesão oriunda de atividade ou conduta de pessoa física ou jurídica a um bem jurídico ambiental.
II. Haverá um dano mesmo quando a atividade derive de um ato lícito, ou seja, mesmo quando resultar dentro de padrões ambientais.
III. A poluição caracteriza-se como degradação ambiental resultante da atividade do homem e violadora da qualidade ambiental, resultando em danos que afetem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
 
	
	b.
	I, II e III estão incorretas.
	
	c.
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	d.
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	e.
	I, II e III estão corretas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Segundo critérios didáticos estabelecidos de acordo com a identificação da atividade degradadora e do bem imediatamente violado, é possível classificar o meio ambiente. Assinale a alternativa INCORRETA sobre esta classificação:
	
	a.
	Meio ambiente de uso comum.
	
	b.
	Meio ambiente natural.
	
	c.
	Meio ambiente laboral.
	
	d.
	Meio ambiente artificial.
	
	e.
	Meio ambiente cultural.
 
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. A Lei 6938/81, ao definir a Política Nacional do Meio Ambiente e conceder legitimação ao Ministério Público para o ajuizamento da ação de responsabilidade civil em face do poluidor por “danos causados ao meio ambiente”, estabeleceu pela primeira vez, de forma concreta, a denominada ação civil pública para assegurar a tutela do meio ambiente (MILARÉ, 2016, p. 455). Quanto a Ação Civil Pública, é correto afirmar:
	
	a.
	A Ação Civil Pública não faz mais parte da função institucional do Ministério Público.
	
	b.
	A Lei 7347/85 incorporou a disciplina da ação civil pública como instrumento de defesa de interesses individuais referentes ao meio ambiente.
	
	c.
	Em 1998, a ação civil pública foi erigida à categoria constitucional ao ser reconhecida como função institucional do Ministério Público, sem prejuízo da legitimação de terceiro.
	
	d.
	Não existe legislação específica sobre Ação Civil Pública.
	
	e.
	A Lei 8078/90, que instituiu o Código de Defesa do Consumidor em sua parte processual, alterou a Lei 7347/85 extinguindo o tratamento coletivo às lides processuais.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Quanto ao Meio Ambiente Cultural é correto afirmar:
	
	a.
	Compreende os conceitos de espaço urbano construído (espaço urbano dito fechado) e de equipamentos públicos (espaço urbano aberto).
	
	b.
	É aquele constituído pelo solo, subsolo (incluindo os recursos minerais), ar, flora, atmosfera, elementos da biosfera, águas (inclusive mar territorial).
	
	c.
	Trata-se de conceito previsto no art. 216 da CF e concretiza a ideia de ser aquele “[...] integrado pelo patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, turístico que possui valor especial”.
	
	d.
	Compreende o local em que as pessoas desempenham suas atividades laborais, remuneradas ou não, relacionadas à sua saúde e à salubridade do meio.
	
	e.
	Assim como os demais aspectos de meio ambiente, vê-se que o meio ambiente natural apresenta disposição constitucional expressa, conforme se depreende do seu art. 200, inciso VIII, ao dispor que compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) colaborar na proteção do meio ambiente, “nele compreendido o do trabalho”.
 
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. A coisa julgada nos processos coletivos de defesa de direitos difusos tem efeitos erga omnes e secundum eventum litis, significando respectivamente:
	
	a.
	A coisa julgada não atinge toda a coletividade e “depende do resultado da demanda”.
	
	b.
	“Dependendo da demanda” a coisa julgada não atinge a coletividade.
	
	c.
	A coisa julgada atinge toda a coletividade, ainda que não tenha participado do processo, “não dependendo do resultado da demanda”.
	
	d.
	A coisa julgada atinge toda a coletividade, ainda que não tenha participado do processo, “dependendo do resultado da demanda”.
	
	e.
	“Independente da demanda” a coisa julgada não atinge a coletividade.

Continue navegando