Buscar

analises 2docx

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	José Runieli Lopes da Silva (1593382)
	
	Disciplina:
	Gestão e Análise de Custos (ADG58)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:655443) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22543713
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A metodologia do custeio por atividades pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, quer seja indústria, prestadora de serviços ou empresa comercial. Também pode ser aplicada em departamentos ou divisões específicas, estendendo-se, com a experiência, por toda a organização. Considerando as regras básicas para utilização da metodologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliar a influência das atividades secundárias no produto final é desnecessário, ou seja, determinar se podem ser eliminadas ou pelo menos reduzidas não fazem parte do processo. 
(    ) Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade). 
(    ) Identificar as atividades que agregam valor ao produto. Podem ser atividades de suporte (área de finanças, treinamento etc.) e atividades secundárias (passíveis de ser eliminadas ou reduzidas, sem afetar o produto final). 
(    ) Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou recursos consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos. Sobre as atividades em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades são ações que a instituição aplica para oferecer um serviço ou produto. Logo, há atividades que podem ser diretamente vinculadas ao serviço.
II- As atividades vinculadas para um serviço podem ser relacionadas aos custos fixos que serão registrados sistematicamente através do método ABC.
III- Dentro dos serviços prestados há também atividades indiretas ou de apoio ao serviço prestado, tais como serviços de deslocamento aos funcionários. Serviços que podem ser atrelados às atividades vinculantes do serviço em si.
IV- Dentro dos serviços prestados existem atividades que nada têm a ver com o serviço prestado, tais como o serviço de transporte aos funcionários. Assim, eles não podem ser registrados dentro da estrutura de custos do serviço público, devem ser consideradas como serviços terceirizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Os custos de produção, diretos e indiretos, dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos. Além de separar os custos diretos e indiretos, é possível ainda uni-los, no chamado Custos de Produção do Período (CPP), os quais levam em consideração o material direto, mão de obra direta e custo indireto de fabricação. Quando abordamos o custeio por absorção, o Custo de Produção no Período é composto por:
	
	 a)
	Somente custos variáveis.
	 b)
	Custos fixos e custos variáveis.
	 c)
	Somente despesas.
	 d)
	Somente custos fixos.
	4.
	O método de custeio GECON contribui como ferramenta de gestão para os responsáveis pela área de custos mensurar a otimização dos resultados e aumentar a eficiência operacional das empresas. O sistema GECON apresenta algumas características. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eficácia empresarial e resultado econômico.
(    ) Formação do resultado econômico.
(    ) O papel dos gestores.
(    ) Resultado econômico em função dos preços.
(    ) Eficácia empresarial sem objetivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	5.
	A contabilidade de custos tem a função de avaliar o estoque e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utiliza-se instrumentos matemáticos e estatísticos, tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acúmulo de custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, a diversas necessidades gerenciais. No que se refere às diferenças entre os métodos de custeio por absorção e custeio variável, quanto aos pontos fortes e fracos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto forte do sistema de custeio por absorção.
II- Ponto fraco do sistema de custeio por absorção.
III- Ponto forte do sistema de custeio variável.
(    ) Nesta situação, não há como prever qual é o montante que contribui para os departamentos indiretos de produção para a formação dos custos dos produtos e qual é sua participação para a sua real formação.
(    ) O custo fixo não possui relação direta ao processo fabril, e por não ser alocado ao custo do produto não necessita de complexas formas de rateio aos produtos. 
(    ) O sistema considera o total dos custos por produto, que aqui são demonstrados pelos Custos Fixos e Variáveis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	I - II - III.
	6.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	 a)
	4.420,00.
	 b)
	3.900,00.
	 c)
	3.510,00.
	 d)
	3.600,00.
	7.
	O custeio ABC (Activity Based Costing) é um método que está fundamentado nas ações que a empresa pratica no sistema de fabricação de seus produtos. Pelo método ABC, há três formas de se identificar os recursos consumidos ou custos indiretos. Quais são eles?
	 a)
	Alocação, rastreamento e rateio.
	 b)
	Custo, classificação e distribuição.
	 c)
	Atividade, produção e identificação.
	 d)
	Gasto, período e ocorrência.
	8.
	Os métodos de custeio ABC e GECON são muito utilizados pelas empresas, logo foram desenvolvidos estes sistemas para uma melhor tomada de decisão, a fim de dar suporte aos gestores para desempenhar suas atividades, possibilitando assim o crescimento organizacional. O sistema ABC apresenta algumas vantagens. Sobre essas vantagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atende aos princípios fundamentais de contabilidade.
(    ) Obriga a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Pode ser empregado em diversos tipos de empresas.
(    ) É livre a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Intensa necessidade de rateios arbitrários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	9.
	A utilização do custo baseado em informações reaiscria ao longo do tempo uma base histórica, que proporciona comparações com os custos orçados. Contudo, a eficiência e a eficácia das operações podem ser distorcidas pelos vícios de produção decorrentes de mau uso de recursos. Essa perda de qualidade de informação comparativa com relação ao custo ótimo torna o custo-padrão uma excelente ferramenta de análise gerencial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O custo real tem por finalidade identificar quanto custou o produto, enquanto o custo-padrão preocupa-se em identificar a diferença entre o custo orçado e o custo real.
II- O custo-padrão está dividido em custo atual e custo ideal corrente.
III- O objetivo do custo-padrão é fixar uma base de comparação entre custo incorrido com o custo que deveria incorrer.
IV- A fixação do custo-padrão se dá considerando os elementos de custos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Conceitualmente o custeio baseado em atividades é uma técnica de controle e alocação de custos que permite:
I- Identificar os processos e as atividades existentes nos setores de produtivos, auxiliares ou administrativos de uma organização, seja qual for sua finalidade (industrial, prestadora de serviços, instituição financeira, entidade sem finalidade lucrativa, entre outros).
II- Identificar, analisar e controlar os custos envolvidos nesses processos e atividades.
III- Atribuir os custos aos clientes e fornecedores, tendo como parâmetros a utilização dos direcionadores (ou geradores) de custos.
IV- Organizar os itens de estoques de forma hierarquizada, conforme o volume e a relevância de custos incorridos para a aquisição de insumos e/ou esforços destinados no processo produtivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário
 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Obje tiva Prova Final Ge stã o e Ana l i se de Cu sto s 
 
1- O ponto de equilíbrio é um indic ador de seguranç a do negocio, pois mos tr a o quanto é neces s ár io v ender par a que as 
rec eitas s e igualem aos c us tos. Ele indic a em que momento, a par tir das projeç ões de v endas do empr eendedor , a empr esa 
es tar á igualando s uas rec eitas e s eus c ustos . O cus to total de uma empres a par a produz ir a merc adoria A é de 
R$800.000,00. Sabe- se que a s ua funç ão-c us to ( C) é dada por um v alor f ix o de R$150.000,00, acr escido de R$4,00 por 
c ada unidade produz ida. Se o pr eço médio de v enda da merc ador ia é de R$6,00 / unidade, c las s if ique V para as s entenç as 
v erdadeir as e F para as f als as : 
 
RESPOSTA: 
 
( F ) A quantidade ef etiv amente pr oduz ida pela empres a é de 94.250 unidades. 
( F ) A quantidade necess ár ia par a manter o equilíbrio é de 55.780 unidades. 
( V ) A quantidade ef etivamente pr oduz ida pela empr esa é de 162.500 unidades . 
( V ) A quantidade nec es s ár ia para manter o equilíbr io é de 75.000 unidades . 
 
2- O c alc ulo de c us to de um pr oduto ou s erv iç o não c ompreende s omente os v alor es diretamente alocados a ele ( c omo 
materiais e mão de obra dir eta) , mas também todos os cus tos e des pes a s indir etas assoc iados . Tradic ionalmente, a 
c ontabilidade separa " cus tos " de "des pes as ". São c us tos dec or r entes da c ompr a ou f abr ic ação de um deter minado item, 
proporc ional a demanda para o período e aos c us tos unitários do item de f abr icaç ão ou de c ompr a: 
 
 
RESPOSTA: Cus tos diret os . 
 
3- Uma deter minada empres a nec es s ita apur ar o s eu mar k-up para a f or maç ão do preç o de v endas dos s eus pr odutos . 
Es s a empr es a apurou a s eguinte c ompos iç ão dos s eus gas tos e luc r o par a a f or maç ão do s eu preç o v enda: 
 
PIS/ CO FINS - 5% 
Co miss ão - 7,5 % 
ICMS - 17% 
Lucr o - 18,5% 
Deprec iaç ão - 6% 
 
Sobre o v alor aprox imado do mark- up div isor , analis e as s entenç as a s eguir: 
 
I - O v alor do mar k- up div is or é de 0,54. 
II - O v alor do mark-up div is or é de 0,46. 
III - O v alor do mar k- up div is or é de 2,17 e 0,54. 
IV - O valor do mark-up divisor é de 1,85 e 2,17. 
 
RESPOSTA: So me nte a altern ativa II es t á corre t a. 
 
4- O ponto de equilíbr io econômico é o mo mento quando as rec eitas s e igualam aos custos e a des pes a, É, portanto, o 
mo mento em que o pr oduto pas s a a dar luc ro. Com bas e nas inf or maç ões disponív eis da indús tria “Fabric a Bem " , o 
Departamento de Cus tos dis ponibiliz ou as s eguintes inf or maç ões : 
 
Capacidade total de produção : 20.000 peç as por ano. 
Cus tos f ix os anuais R$60.000,00. 
Cus tos var iáv eis R$3,00 por unidade pr oduz ida. 
Pr eço de venda R$9,00 por unidade vendida. 
 
Co m bas e nos dados apr esentados , qual é o ponto de equilíbrio ec onômic o s e a indus tria " Fabrica Bem" deseja um luc r o 
anual de R$24.000,00? 
 
 
RESPOSTA: 14.000 unid ades p or an o. 
 
5- A adoç ão de um método de c usteio pelas empres as no Bras il dev e cumprir os pr eceitos da legis laç ão e v igor, ou 
s eja , há uma deter minada metodolog ia que nec ess ita s er apr opr iada par a aloc ar os c us tos aos pr odutos . Com 
base no ex pos to, analise as s entenças a s eguir: 
 
I – O ponto de equil íbrio c ontábil ac ontec e quando as or ganizaç ões c ons eguem igualar os s eus gas tos c om a sua pr oduç ão 
, ou s eja , a or ganiz aç ão produz iu uma determinada quantidade , e este v alor s erá igual ao total dos gastos . 
II – A margem de c ontr ibuiç ão oc or r e quando os gastos f ix os m apur ados dur ante um deter minado per íodo , s ejam 
s uf icientes par a ger ar luc rativ idade s uf ic iente para abs orv er os gas tos tr ibutár ios que inc idem na f or maç ão do preç o de 
v enda dos produtos da empr esa. 
III – O método de c usteio por abs or ç ão é o r es pons áv el pelas demons traç ões legais e f iscais , enquanto o método de cus teio 
dir eto e/ou v ariável é o r es pons áv el pelas demons tr aç ões ger enc iais. 
 
Você descobriu um material em alta.
· Contribua e ganhe
acesso ilimitado
Saiba como
· ou
· Assine o Premium para acessar agora
Assine o Premium
 Parte inferior do formulário
Pressione o

Continue navegando