Buscar

Escolher 3 principios e relacionar com um crime ambiental

Prévia do material em texto

Escolher 3 principios e relacionar com um crime ambiental
a) Trata-se do princípio fundamental ao Direito Ambiental, tendo em vista que grande parte dos danos ambientais são irreversíveis e irreparáveis como, v.g. a caça profissional de uma espécie em extinção, a contaminação do subsolo de um aquífero ou a supressão de uma vegetação considerada milenar. É importante observar, portanto, que se trata do objeto fundamental do Direito Ambiental, sendo objeto de preocupação e amparo desde a Conferência de 1992 (princípio 15). No que tange à inserção do princípio no ordenamento jurídico pátrio, a Constituição Federal em seu art. 225, 09 caput, prescreve ser dever do Poder Público e da coletividade a proteção e a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Dessa maneira, concretiza-se na prescrição constitucional impondo o dever a todos (Poder Público e coletividade) de tutelar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, priorizando- -se as medidas preventivas em face dos bens ambientais. Assim sendo, o citado princípio visa impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente por meio de imposição de medidas preventivas e acautelatórias, antes da realização de atividades ou empreendimentos e atividades potencial ou efetivamente poluidoras. O citado princípio será instrumentalizado através da educação ambiental e têm como exemplos de sua aplicação: o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) (art. 225, §1º, IV da CF), usos de tecnologias limpas, medidas legislativas impondo multas e sanções gravosas, licenças, autorizações, fiscalização, manejo ecológico, tombamento e incentivos fiscais.	Comment by Ana Selukic de Paula: Relacionar que deve existir maneiras de prevenir crimes como a caça e que isso deve ser punido.
O princípio da precaução preconiza que inexistindo certeza científica ou técnica quanto à possibilidade de ocorrência de dano, devem ser tomadas prévias medidas e cautelas necessárias para impedir a degradação ambiental. O citado princípio se pauta na ideia do risco (causa humana) que deve ser abstrato (diante do desconhecimento dos resultados da conduta/atividade) e iminente ou futuro. Com o objetivo de impor o gerenciamento a esse risco que decorre da incerteza científica ou técnica e impedir a ocorrência de resultado danoso, a Administração deverá impor medidas de avaliação dos impactos ambientais (EIA/RIMA). O exemplo mais citado sobre o assunto corresponde ao dos alimentos transgênicos, posto que demandam cuidado e atenção quando da liberação e plantio de espécies, cujas consequências sobre a ingestão são desconhecidas para a saúde humana e o equilíbrio ecológico.
) Princípio da Educação Ambiental Está previsto no art. 225, §1º, inciso VI da Constituição Federal, e nas Lei 6938/81 e Lei 9795/99. O princípio da educação ambiental preconiza, além da noção da informação ambiental, a necessidade da conscientização por parte de toda coletividade sobre a importância da tutela ambiental e dos direitos e deveres individuais e do Poder Público sobre a matéria.
Pode-se dizer que um dos princípios ambientais mais importante é, sem dúvidas, o princípio da prevenção. Esse está diretamente ligado a um direito fundamental do Direito Ambiental e sua base legal está no art. 225, 09, caput da Constituição Federal. Importante ressaltar que tanto a população quando o poder público tem o dever de agir de forma a prevenir ocorrências e danos ao meio ambiente e a natureza. É preciso que haja por parte do Poder Púbico medidas preventivas e que a população respeite isso. Além disso, outro princípio importante é o da precaução que consiste em medidas que devem ser tomadas antes mesmo de certo dano ocorrer, ou seja, é uma medida adotada para que se impeça a degradação ambiental. Dessa forma, é preciso que medidas como o EIA/RIMA sejam impostas a fim de impedir e diminuir a ocorrência de danos e impactos ao meio ambiente. Outro princípio de extrema importância para o direito ambiental é o chamado princípio da Educação Ambiental. Esse consiste na conscientização e informação sobre a importância do meio ambiente e quais são os impactos mais danosos que são causados a ela. Esse princípio deve ser passado a toda coletividade sobre a importância da tutela ambiental e dos direitos e deveres individuais e do Poder Público sobre isso. 
Dessa forma, pode-se dizer que no Brasil recentemente ocorreu um grande crime ambiental organizado por fazendeiros e empresários no Pará. Em 10 e 11 de agosto de 2019, o grupo organizou um estrondoso ataque ambiental a região e Inpe detectou aproximadamente 1457 focos de incêndio e calor no estado. Diante disso, importante ressaltar que tal crime mencionado foi ocorrido por uma falta de fiscalização e o governo atual reduziu drasticamente as medidas de proteção ambiental e desconstruiu órgãos de fiscalização. Assim, pode-se dizer que esse fato está diretamente relacionado ao princípio da precaução citado anteriormente e que ele não foi, de forma alguma, respeitado.

Continue navegando