Buscar

O negócio sustentável no mundo pós pandemia_4°Capitulo

Prévia do material em texto

O negócio sustentável no mundo pós pandemia
· O impacto da pandemia no meio ambiente e atividades individuais 
A redução da atividade econômica e do isolamento social causados ​​pela pandemia Covid-19 teve algum impacto no meio ambiente. No entanto, os efeitos positivos observáveis ​​mostram como a grande escala é necessária para pequenas melhorias, por isso é quase impossível pensar em melhores perspectivas no futuro.
A primeira coisa a se perceber é que o impacto da pandemia deve durar quase dois anos, pois a Organização Mundial da Saúde estima que levará pelo menos 18 meses para direcionar essa nova vacina. Isso significa que os países devem alternar a abertura e o isolamento por um período de tempo durante esse período. Nessa perspectiva, nesse período, que tal as atividades de lazer, cultura, gastronomia e entretenimento do centro e de toda a cidade? O que vai acontecer a seguir? Essas são questões ainda não resolvidas, mas há sinais para refletirmos.
“Desde o início do período de separação social, percebemos um aumento na demanda por produtos que possam ajudar as pessoas que passam mais tempo em casa em suas atividades diárias. Produtos utilizados principalmente para promover e implementar atividades antes realizadas por prestadores de serviço, como salões de beleza, e aqueles que preparam as próprias refeições e buscam mais praticidade. A demanda por material de escritório também aumentou em termos de software e hardware. As buscas por esses produtos indicam que os consumidores estão se preparando para novos empregos mais frequentes em casa do que no escritório”, disse Josiane Terra, diretora comercial da Via Varejo, que controla as logomarcas Casas Bahia e Ponto Frio.
A pandemia e o distanciamento social mudaram a situação de consumo dos brasileiros: eles passaram a utilizar mais o comércio online e os serviços de entrega, aumentando em 30% o número de embalagens recicláveis ​​a cada mês. As informações são do balanço divulgado em junho pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Logo, o e-commerce continua crescendo, incluindo produtos tradicionais. Fonte do Supermercados Carrefour explicou que as pessoas até compram arroz e feijão pela internet.
Devido a essa mudança no consumo, o processo de reciclagem foi profundamente afetado. Conveniente ao medo de pegar um vírus no manuseio do lixo, a maior parte do lixo reciclado passa pelas mãos dos catadores, e muitos deles param de funcionar ou diminuem a velocidade.
“Apesar do aumento nas quantidades de materiais recicláveis descartados durante a pandemia, a reciclagem propriamente dita não cresceu na mesma proporção, já que boa parte do volume coletado tem sido encaminhado para unidades de disposição final, devido ao fechamento ou diminuição da atuação nas unidades de triagem em diversas cidades”, diz Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe.
· As mudanças no pensar ecológico empresarial no mundo pós pandemia
Nos últimos anos, para se destacar no mercado, a empresa investe não só em produtos e serviços, mas também em ações sustentáveis. Realizar o crescimento econômico sem comprometer a autossuficiência das gerações futuras tornou-se uma necessidade e um desafio para muitos administradores. Além disso, a atenção ao meio ambiente tornou-se um diferencial competitivo porque são bem recebidos no mercado, valorizados pelos consumidores, geram economia, tornam-se mais competitivos, geram confiança junto aos investidores e os funcionários ficam mais satisfeitos com o trabalho. 
De acordo com a análise de sustentabilidade global da Masdar Gen Z, os novos adultos acreditam que é responsabilidade de sua geração lidar com as questões ambientais.
Engana-se quem pensa que os jovens de hoje estão alienados ou preocupados apenas com as próprias necessidades. Uma pesquisa da Organização de Sustentabilidade Global Masdar Gen Z mostra que os jovens de hoje acreditam que proteger o meio ambiente é mais importante do que a economia. O texto também destacou que, para eles, a educação e a consciência social são essenciais para o desenvolvimento sustentável.
Existem alguns exemplos que podemos citar. Muitos movimentos liderados por jovens, como o Fridays for Future, que mudou a natureza social da ação climática, não pararam, mas agora estão ocorrendo na Internet. Nesse período de distanciamento social, os jovens falam de casa.
Mesmo assim, muitas empresas aprenderam essas informações e começaram a formular ações sustentáveis. Este ano, o Brasil atingiu cinco mil empresas certificadas na norma ISO 14001. Nem é preciso dizer que é um sinal para as empresas que atuam priorizando a qualidade ambiental da organização. Quando os gestores internalizam as práticas ambientais e as transferem para seus stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, etc.), a gestão ambiental terá um efeito positivo e será reconhecida pelos consumidores.
O mundo será diferente depois da pandemia. O impacto da Covid-19 foi sentido em nossas vidas e suas mudanças estão além do alcance do isolamento social. Essas são as pegadas de transformação que devem moldar a realidade que nos cerca nos próximos anos.
Links:
http://www.impactounesp.com.br/2020/09/lixo-aumenta-na-pandemia.html
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/05/30/interna-brasil,859679/quem-sao-os-novos-queridinhos-do-consumo-na-pandemia-de-covid-19.shtml
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/08/covid-19-e-poluicao-como-pandemia-afetou-o-ar-que-respiramos.html
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-04-13/como-o-coronavirus-vai-mudar-nossas-vidas-dez-tendencias-para-o-mundo-pos-pandemia.html
https://www.ecodebate.com.br/2020/05/15/os-efeitos-que-ja-podemos-ver-da-pandemia-sobre-o-meio-ambiente/
https://www.ecodebate.com.br/2020/05/20/como-o-isolamento-social-tem-impactado-no-meio-ambiente-artigo-de-rafael-castelo/
http://www.hypocal.com.br/pesquisa-aponta-que-jovens-estao-mais-preocupados-com-o-meio-ambiente/
https://www.unesc.net/portal/aicom/blog/47946-como-sera-o-mundo-pos-pandemia-professores-da-unesc-apontam-desafios-e-solucoes
https://www.ecodebate.com.br/2020/07/07/sustentabilidade-e-economia-como-acoes-sustentaveis-podem-melhorar-os-negocios/
https://www.unenvironment.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/reconstruir-melhor-no-pos-pandemia-demanda-respeito-ao-direito

Continue navegando