Buscar

ética, política e sociedade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A ética é um conceito que se transformou ao longo do tempo e das sociedades. A cada período histórico e diferente, a sociedade adotou uma concepção de ética. Isto fica evidente nas diferenças entre a ética na sociedade cristã e campesina medieval e na sociedade industrial e urbana moderna. Disserte sobre as principais diferenças entre a ética no período da Idade Média e a ética do Período da Idade Moderna.
	Resposta Esperada:
*Ética na concepção cristã: domínio do cristianismo na vida das pessoas. O relacionamento estava pautado no comportamento da pessoa com Deus. A pessoa, no entanto, era parte da coletividade cristã, não existia a ideia contemporânea de indivíduo. A fé e a caridade eram as virtudes supremas. A pessoa precisa do auxílio divino para praticar o bem.
*Ética na concepção contemporânea: ela pode estar presente na ética de concepção kantiana, marxista ou relativista. Na ética kantiana, o indivíduo está influenciado pela razão humana e pelo espírito capitalista. Para Kant, o homem é, por natureza, egoísta, diferente da ética cristã. Já a ética marxista está fundada na igualdade social. Este pensador lutou contra a sociedade de classes. Na ética relativista, deve-se levar em conta a subjetividade das pessoas. A virtude estaria, então, no respeito e na tolerância às diferenças.
	2.
	O modo de produção capitalista transformou as formas de comunicação humana e a velocidade com que essas se dão. O desenvolvimento capitalista levou centralidade aos meios de comunicação como forma de produção e distribuição da informação, criando o fenômeno da comunicação de massa. Para os cientistas sociais, a comunicação de massa, decorrente da consolidação do modo de produção capitalista, gerou a indústria cultural. Por que as Ciências Sociais se valem dos termos "cultura de massa" e "indústria cultural" para explicar a comunicação no capitalismo?
	Resposta Esperada:
*Ao se referir ao fenômeno da comunicação no capitalismo, os cientistas sociais empregam os termos "cultura de massa" e "indústria cultural" pelo fato do primeiro termo evidenciar a homogeneização *e padronização das multidões que compõem a sociedade moderna, *que se distingue por ser uma sociedade de massas e por conta do segundo termo remeter as características de produção em série, *de consumo e busca do lucro que caracteriza o sistema capitalista que a tudo transforma em mercadoria.

Continue navegando

Outros materiais