Buscar

Polímeros na Construção Civil

Prévia do material em texto

HIPÓLITO, Israel da S; HIPÓLITO, Rafael da S; LOPES, Gean de A. POLÍMEROS NA CONSTRUÇÃO CIVIL, Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT), 23 de outubro de 2013.
● A obra tem a finalidade de demonstrar a importância dos polímeros nos dias atuais, um material que de maneira primitiva surge em uma passado mais distante, desde a descoberta do petróleo na antiguidade até a descoberta do látex das seringueiras a poucas décadas atrás, e que, com o surgimento e aprimoramento de novas tecnologias, de composições químicas, produção e testes, o material se refina, ganha mais propriedades e é destaque no cenário mundial, principalmente no setor da construção civil onde ganha destaque nos últimos anos e é bastante abordado no texto, devido a suas características, propriedades, utilizações e preços mais acessíveis em algumas situações. 
● Desde meados da década de 50 com o fim da Segunda Guerra Mundial, onde ouve um enorme salto tecnológico, o campo dos materiais foi virtualmente revolucionado pelo advento dos polímeros sintéticos. Os materiais sintéticos podem ser produzidos de maneira barata, e as suas propriedades graças aos avanços das tecnologias e pesquisas na área podem ser administradas num nível em que muitas delas são superiores às suas contrapartes naturais (Callister, 2002).
● Os polímeros apresentam diversas propriedades entre elas a propriedade mecânica, onde muitos dos parâmetros utilizados para tal medição são os mesmos dos metais, como por exemplo, o módulo de elasticidade, o limite de resistência à tração, as resistências ao impacto e à fadiga. Apesar do comportamento mecânico parecido com o dos metais, os polímeros podem ser, em alguns aspectos, mecanicamente diferentes, como em relação ao módulo de elasticidade, limite de resistência à tração e alongamento. 
● Outras propriedades muito importantes são as térmicas e óticas. Além de caracterizar os polímeros como termopláticos ou termofixos e ainda das transições térmicas, pontos importantíssimos na escolha dos materiais adequados para a aplicação de obras como materiais de engenharia, destacam-se a baixa condutividade térmica e altos coeficientes de dilatação térmica linear quando comparados a materiais não poliméricos, quatro a cinco vezes maiores. Já na parte ótica a grande característica que se destaca é a transparência, apresentada por polímeros amorfos ou com muito baixo grau de cristalinidade, quantitativamente expressa pela transmitância (razão entre a quantidade de luz que atravessa o meio e a quantidade de luz que incide perpendicularmente à superfície, podendo alcançar até 92% nos plásticos comuns). Materiais poliméricos muito cristalinos tornam-se translúcidos ou semitransparentes, ou mesmo opacos.
● Por fim as propriedades de resistência a intempéries e ações química. As características mecânicas dos polímeros estão estreitamente ligadas as características químicas do ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos, entre outros. Dentre as propriedades químicas mais importantes estão a resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultravioleta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes, tudo isso pode acarretar em uma mudança nas propriedades dos polímeros causando consequências nas suas característica e desempenho. 
● Um dos pontos mais importantes destacados no texto est no uso dos polímeros na construção civil, onde muitas vezes tal material é utilizado em lugares e situações que não fazemos ideia, e mostra também a importância do seu uso. Sendo muito utilizado nas redes elétrica, encanamentos de água, telhas, forros, tintas entre vários outros, os polímeros se destacam em outros países na produção de portas e janelas, substituindo os modelos convencionais de alumínio, ferro ou madeira, além disso já se torna um material importantíssimo na obra por ser amplamente usado, ate mesmo aqui no Brasil em área já citadas anteriormente. Tendo em vista todas as suas características, propriedades e custo, o polímero é um dos matérias mais utilizados em um canteiro de obras.
● Uma preocupação muito grande de cientistas e especialista por todo o mundo é com a natureza, entre os diversos danos causados ao meio ambiente, um está relacionado com os resíduos plásticos. Esses resíduos em geral, levam muito tempo para sofrerem degradação espontânea e, quando queimados, produzem gases tóxicos. Os polímeros correspondem a 8% em massa do resíduo sólido urbano e 20% em volume deste mesmo universo segundo Agnelli (1996). O polímero por se tratar de um dos matérias que mais polui, com já mostrado, por estar presente em vários produtos, como por exemplo, garrafas PET, sacolas plásticas, brinquedos entre outros, está no foco dessa discussão, varias medidas de reciclagem e reutilização são feitas pelo planeta, afim de diminuir a quantidade de lixo descartada, a engenharia por sua vez também trata de ajudar nesse assunto, onde busca novas técnicas construtivas que envolva a utilização de polímeros reciclados, como a substituição da areia por plástico triturados na argamassa, com isso se evita que o polímero seja descarto e que a areia seja retirada dos rios, vale salientar também que essa troca não leva em consideração apenas o fator ambiental, mas outros fatores também, como a resistência, durabilidade, e mudanças nas propriedades originais dos matérias.
● Os polímeros sem duvidadas são materiais importantes para o mundo, pois sem eles várias coisa práticas que utilizamos diariamente não existiriam, o avanço da tecnologia nos permite acompanhar de perto o surgimento de novas aplicações e propriedades desse material, afim de tornar nossas vidas mais praticas, confortáveis e barata, com um material de alta qualidade e desempenho. Que possui suas desvantagens, como qualquer outro material, desvantagens essas, que hoje despertam os interesses de todos e pouco a pouco está sendo combatida de maneira eficaz.

Continue navegando