Buscar

Pratica Laboratorial V corrrigida

Prévia do material em texto

prática de Bioética
 Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as instruções acerca da videoaula de prática laboratorial da disciplina Bioética. Conforme foi exposto no vídeo, trago um texto para discutirmos em nossa socialização.
Bons estudos!
Coronavírus: Médicos podem ter de fazer 'escolha de Sofia' por quem vai viver na Itália
Rafael Barifouse
Da BBC News Brasil em São Paulo
13 março 2020
Em questão de dias, a Itália tornou-se o segundo país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus — e a situação continua a se agravar. O total de casos confirmados ultrapassou 15 mil, e já foram registradas mais de mil mortes.
O crescimento exponencial de casos levou um grande número de pessoas a buscar atendimento nos hospitais, que já dão sinais de estarem sobrecarregados na região da Lombardia, a mais afetada, e também a mais rica, do país, onde vivem um sexto dos seus 60 milhões de habitantes.
Em meio a esta situação, o Colégio Italiano de Anestesia, Analgesia, Ressuscitação e Cuidado Intensivo (SIAARTI, na sigla em italiano) divulgou um documento em que prevê que a falta de recursos suficientes para tratar todos os pacientes graves pode fazer com que médicos e enfermeiros tenham de escolher quem será admitido nas unidades de tratamento intensivo (UTI) de acordo com suas chances de sobreviver.
O SIAARTI afirma no documento que previsões feitas com base no que ocorre atualmente em algumas regiões italianas apontam para um aumento dos casos de insuficiência respiratória aguda nas próximas semanas.
De acordo com a entidade, 10% dos pacientes diagnosticados com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, precisam de equipamentos de respiração assistida. Apesar desta condição poder ser curada, sua fase aguda pode durar "muitos dias".
Isso levará a um "grande desequilíbrio" entre os recursos disponíveis para tratar os pacientes que precisam ser internados nas UTIs e a demanda por esse tipo de serviço.
Por isso, a entidade publicou recomendações que os médicos e enfermeiros devem seguir em um cenário de "medicina de catástrofe".
'Escolhas difíceis'
Isso significa fazer "escolhas difíceis" de acordo com a chance de sucesso de tratamento, considerando a idade do paciente, se esta pessoa tem outras doenças, a gravidade do seu estado e a possibilidade de reverter esse quadro.
Aumento exponencial de pacientes está sobrecarregando hospitais italianos
"A disponibilidade de recursos não é levada em consideração normalmente nesse processo de decisão e nas escolhas feitas para cada paciente, até que os recursos se tornam tão escassos que isso não permite o tratamento de todos os pacientes que poderiam ser beneficiados", afirma a SIAARTI.
A entidade diz que pode ser necessário estabelecer um limite de idade para os pacientes atendidos nas UTIs, reservando os recursos disponíveis para aqueles que têm não apenas maior chance de sobreviver, mas também viverão por mais tempo após serem salvos.
A SIAARTI destaca ainda que aplicar o critério mais comum de atendimento nas UTIs, de internar quem chega primeiro, também seria fazer uma escolha — de não tratar os pacientes que chegariam depois, diante da falta de leitos para atendê-los.
Quando houver um grande fluxo de pacientes e uma pessoa internada não responder a um tratamento, disse a entidade, a decisão de colocá-la sob cuidados paliativos "não deve ser adiada".
Decisão drástica, mas 'absolutamente racional'
Estas podem parecer decisões drásticas, mas, em uma situação como esta, há uma completa saturação dos recursos de UTI, que se cria um "gargalo" no atendimento à população, explica Jaques Sztajnbok, médico supervisor da unidade de tratamento intensivo do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
"Não há como ampliar a estrutura desse tipo de serviço para atender 20 mil pessoas de uma só vez. Então, você precisa analisar quem tem mais chance de sobreviver. Isso assusta e pode parecer cruel, mas é absolutamente racional", afirma Sztajnbok.
"Se você escolher tratar o paciente 'errado', vai usar muito tempo e recursos com alguém que não chegará a ser salvo e deixará de atender duas ou três outras pessoas, que vão morrer (pela falta de atendimento). Em uma situação assim, é melhor salvar um do que nenhum."
Até agora, o novo coronavírus já chegou a 114 países e a todos os continentes, exceto a Antártida, e infectou mais de 118,3 mil pessoas, levando cerca de 4,2 mil delas à morte.
Do total de casos, a maioria deles foi registrado na China, onde há 80,9 mil pacientes confirmados.
China teve que improvisar ambulatórios por conta do grande número de casos de coronavírus que esgotou os recursos disponíveis
"Não foi à toa que a China construiu hospitais da noite para o dia, que eram basicamente de leitos de UTI. Houve quem achasse aquilo exagero, mas eles aparentemente viram que estavam sendo bombardeados por pacientes em estado crítico e correram atrás para dar conta disso", diz Sztajnbok.
O mesmo pode ocorrer no Brasil?
No Brasil, já são 77 casos confirmados, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
No entanto, o ministro afirmou em reunião no Congresso com os presidentes das duas Casas e líderes partidários que a expectativa é que haja uma expansão em progressão geométrica nas próximas semanas, de acordo com a Rádio Senado.
Mandetta pediu que sejam liberados R$ 5 bilhões de recursos para combater a pandemia e disse que o Sistema Único de Saúde (SUS), do qual dependem exclusivamente os quase 70% de brasileiros que não têm plano de saúde, não suportará a demanda criada pelo novo coronavírus.
Em coletiva de imprensa, o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, disse que 2 mil leitos de UTI serão direcionados para pacientes com covid-19.
Gabbardo também informou que o SUS deve mudar os critérios para o uso dos leitos destas unidades e explicou que pacientes terminais, por exemplo, não serão levados para este setor nos hospitais.
Eduardo Sprinz, chefe do serviço de infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, diz que a possível sobrecarga das UTIs já vem sendo discutida entre médicos e especialistas, por causa do que ocorreu durante a última pandemia, de gripe suína, em 2009.
"Naquela época, quase tivemos que aplicar um critério semelhante a este da Itália. Houve filas de espera por respiradores em hospitais, foi uma coisa muito dramática", afirma Sprinz.
O infectologista explica que os estudos feitos até o momento apontam que esse novo vírus é até três vezes mais transmissível do que o vírus da gripe suína, o H1N1, o que pode fazer com que o número de brasileiros infectados agora seja superior.
"Dependendo de como a epidemia se desenvolver por aqui, podemos ter um risco de saturação do sistema de saúde. Estamos trabalhando para que não chegue a esse ponto, mas, se isso ocorrer, talvez chegue o momento em que seja necessário fazer uma 'escolha de Sofia'."
Fonte: Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51864814
Após assistir ao vídeo e ler o texto, pesquisa e reflita sobre os seguintes questionamentos:
1) Como você entende o impacto sobre o sistema público de saúde brasileiro diante da pandemia?
 O impacto no sistema de saúde do Brasil foi alto, porém poderia ter sido pior se não houvesse uma intervenção do Estado. Não é de hoje que se crítica a realidade SUS em suas precariedade em diversos setores , entretanto mediante a pandemia houve um controle aceitável no pico da doença, possibilitando leitos disponíveis a quase todos e UTIS com respiradores na margem de 90% do seu uso proporcional. Diferente da Itália o Brasil não teve que sacrificar idosos para salvar jovens, tivemos uma dedicação exemplar dos profissionais da saúde em busca em salvar vidas. O sistema de saúde brasileiro saiu até melhor do que se imaginava.
 
2) A falta de recursos de materiais (respiradores, leitos, medicamentos) e de pessoal (médicos, enfermeiras e atendimento geral de saúde) são as causas do elevado número de mortes no Brasil? Justifiquesua resposta.
Não, a nova corona vírus mostrou o mundo o seu potencial de letalidade as pessoas que são susentive ao grupo de rico do vírus (idosos, obesos, impemtesos, pessoas com baixas imunidades.) exemplo disso: fraça, Alemanha, estados unidos, etc.. tiveram centenas de milhares de mortes embora o seu sistema de saúde mesmo sendo de primeiro mundo .
3) Sobre a decisão entre a vida e a morte de pacientes graves de Covid 19, na ausência de leitos para todos, quais critérios deveriam ser adotados? Por qual motivo?
O primeiro critério adotado padrão (que foi usado na Itália),salvar a vida dos pacientes mais jovens porque tem uma possibilidade de recuperação mais rápida ,assim se pode salvar um número maior de pessoas .
aula prática de IMUNOLOGIA
 Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as instruções acerca da videoaula de prática laboratorial de imunologia.
A imunologia é o ramo da biologia que estuda os processos de defesa dos organismos frente à uma agressão. Esse sistema, propicia proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e/ou patógenos afetem negativamente nossa saúde.
Sobre os tópicos discutidos em Imunologia, responda os seguintes questionamentos.
4) Explique o papel na pele humana na defesa corporal.
 O papel na pele humana e importante pelo facto de ser a primeira linha de defesa do nosso corpo,ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis devido a manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo e retém a hidratação e impede a perda de hidratação,Regula a temperatura corporal isola o nosso corpo, conserva o calor em condições de frio e transpira para diminuir a temperatura do corpo quando fica quente,Sente pressão e dor e absorve o choque e alerta-nos para o perigo e Protege todo o corpo de influências externas.
5) Justifique por que o processo inflamatório constitui um importante mecanismo de defesa do organismo.
A inflamação funciona como um mecanismo de defesa do nosso organismo, o processo inflamatório é na verdade uma briga de anticorpos contra os elementos invasores, anticorpos x antígenos e dessa briga que surge a inflamação.
6) Qual o papel do macrófago?
Macrófagos são as células que vão fagocitar o antígeno, dirigi-lo no fagolisossoma e apresentar seus epítopos na superfície da célula aos linfócitos T ou B. Sua principal função é a fagocitose. 
7) O que é memória imunitária?
É um mecanismo do sistema de defesa do nosso corpo que ao ser infectado uma vez por uma bactéria e outro antígeno, reconhece o agente mais rapidamente caso haja outra infecção.
8) Quais são os órgãos imunitários primários? E os secundários? Por que recebem tais nomes? 
Medula Óssea e timo, são os órgãos primários, e os secundários são os Linfonodos, Tonsilas, Baço, Adenoides, Apêndice cecal.
A medula óssea produz células sanguíneas e plaquetas, e também linfócitos B e linfócitos matadores.
O Timo é responsável pela produção dos linfócitos T maduros.
Os órgãos secundários atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos.
 AULA PRÁTICA DE BIOTECNOLOGIA
Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as instruções acerca da videoaula de prática laboratorial da extração do DNA do morango. 
Conforme vimos em nosso vídeo, a Biotecnologia apresenta uma grande relevância em nosso cotidiano, seja na fabricação de medicamentos, como a insulina ou até mesmo no melhoramento genético de plantas mais resistentes às pragas e animais com características comercialmente desejáveis. 
Após assistir ao vídeo, pesquisa e reflita sobre os seguintes questionamentos:
	
9) Qual o papel do detergente na solução para a extração do DNA?
O detergente tem o papel de desestruturar as moléculas de lipídeos das membranas biológicas, assim as sofrem ruptura e o conteúdo celular fica disperso na solução. 
10) Qual a função do sal de cozinha (NaCl) no experimento?
O sal proporciona um ambiente favorável para a extração de DNA e contribui com íons positivos que neutralizam a carga negativa do DNA e numerosas moléculas de DNA podem coexistir nessa solução.
11) Por qual motivo é necessário macerarmos bem o morango para o sucesso da experiência?
Para facilitar o rompimento das membranas das células e ter acesso ao DNA.
12) Descreva a composição da molécula de DNA.
O DNA se trata de um polímero formado por nucleotídeos, e cada um é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada.
13) Por qual motivo o DNA aglutinado no frasco não se encontra em formato helicoidal 
Porque a aparência ser torcido do DNA que dá seu formato helicoidal é resultado de interações entre moléculas que constituem o DNA e o H2O.
 aula prática de PARASITOLOGIA
Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as instruções acerca da videoaula de prática laboratorial sobre a os ciclos biológicos de alguns parasitos.
Conforme vimos em nosso vídeo, a Parasitologia é um ramo que trata do estudo dos indivíduos que vivem à custa de outro, ou da sociedade a que pertence. Os parasitos dependem de outros seres; eventualmente dos seres humanos, que muitas vezes se tornam seus hospedeiros. 
Os parasitos são organismos consumidores que, segundo a natureza de seus hospedeiros (plantas, animais herbívoros ou carnívoros) podem situar-se ao nível de consumidores primários, secundários, terciários ou quaternários.
Sobre os ciclos das parasitoses, responda os questionamentos a seguir:
14) Que são formas trofozoíticas e cística de protozoários? Faça a distinção dessas formas com vistas à Entamoeba histolytica. 
Trofozoíticas: Estado adulto ou forma ativa do protozoário capaz de se alimentar, movimentar e reproduzir e que encontrada em certos tipos de esporozoários é a causadora da malária. 
Cística: Se trata de uma doença genética crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Ambos podem ser eliminados nas fezes, e nas fezes diarreicas são encontrados trofozoicos e nas formadas são encontrados cistos.
15) O que justifica a periodicidade tão regular dos acessos febris na Malária?
Porque libera substância toxica quando da ruptura simultânea de milhares de hemácias . 
16) Explique por qual motivo os doentes de Chagas podem desenvolver hipertrofias cardíaca (megacardio), de intestino (megacolon) ou de esôfago (megaesôfago)?
Por que ocorre a inflamação no coração, devido a reprodução do trypanosoma dentro do coração, deixando pequenos "buracos" e afrouxando a musculatura do coração, fazendo com que ele aumente de tamanho e tenha esse aspecto inchado.
17) Diferencie cisticercose e teníase.
A Cisticercose adquire-se com a ingestão de ovos contidos nas fezes humanas, através de agua ou alimentos contaminados. E a Teníase é contraída com a ingestão de carne suína ou bovina que contenha cisticercos. 
18) Explique o quesão as lagoas de coceira e, como se contraem a esquistossomose nesse ambiente.
É quando as pessoas se torna banho em água contaminada, onde ocorre a penetração de microrganismos que provocam coceira no local por onde o parasita penetrou.
 aula prática de MICROBIOLOGIA
Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as instruções acerca da videoaula de prática laboratorial sobre a fermentação alcoólica.
Conforme vimos em nosso vídeo, a Microbiologia é um segmento da Biologia que tem como objeto de estudo os seres microscópicos, como: bactérias, fungos e vírus. 
19) Quais micro-organismos encontramos no fermento biológico? Descreva sua estrutura celular., como se dá a interação desse ser vivo com os demais ingredientes no sistema 3 representado no vídeo?
O fermento biológico é composto por leveduras que reproduz devido a temperatura da massa e ao açúcar presente nela, que lhe serve de alimento, isso acontece porque a levedura consome todo o açúcar que está na água e a partir disso se desenvolve, e ao desenvolver a levedura respira de forma aeróbica, liberando gás carbônico, que infla o saquinho.
20) Como se dá a interação desse ser vivo presente no fermento, com os demais ingredientes (açúcar e água morna) no sistema 3 representado no vídeo? Explique o processo de fermentação.
 O fermento é alimentado pelo açúcar, cria bolhas e espuma por causa dos gases produzidos pelo metabolismo dos microrganismos, se fosse uma reação química comum o copo com água quente deveria apresentar o mesmo resultado.
21) Explique por que as massas que possuem fermento crescem?
O fermento é composto por seres vivos, chamados leveduras que se alimentam de açúcar e liberam gás carbônico e álcool, ao aquecer a massa no forno as leveduras se multiplicam e ingeri o açúcar e o amido contido na farinha de trigo.
22) Por qual motivo a água adicionada ao processo de fermentação não pode ser fria e nem muito quente?
Porque se a água estiver em temperatura baixa ou muito elevada, as leveduras do pão não são ativadas, e o pão não cresce, e as temperaturas elevadas demais são capazes de matar os fungos impedindo o crescimento da massa.
 aula prática de patologia
Profª Vanessa DAS DORES DUARTE TEruel
Prezado(a) aluno(a), seguem as orientações para as atividades de visualização de estruturas comprometidas patologicamente.
Para o desenvolvimento dessa atividade, iremos utilizar os seguintes atlas:
Atlas de Patologia
Freitas, Alexandra Medeiros Souza de; Gonçalves, Regina Maria Carvalho; Rodrigues, Obirajara; Silveira, Marina Andersson da; Montagner, Maria Emilia. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/7109
Atlas de Anatomia
Sobotta.
Disponível em: 
https://anatomiaartistica.files.wordpress.com/2014/09/sobotta-atlas-de-anatomia-humana-volume-2.pdf
Site didático de Anatomia Patológica, Neuropatologia e Neuroimagem. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/
ATIVIDADE 1 – OBSERVAÇÃO DE PATOLOGIAS NO FÍGADO
Fígado com hiperemia - órgão: Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasdc11.html
Fígado com hiperemia – lâmina histológica. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamdc5.html
a) Observar o fígado com hiperemia e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas com relação à textura e coloração. Á medida que o problema se agrava progride para a periferia do lóbulo e sinusóides dilatadas de lobos vizinhos confluem. Assim nesta peça as regiões escuras correspondem ao centro dos lóbulos, e as mais claras a periferia, o conjunto tem aspecto em mosaico conhecido como fígado em noz moscada. A terceira fase é de fibrose difusa do parênquima ou cirrose cardíaca.
	
b) O que é hiperemia?
É o aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pela dilatação arterial, ou pelo número de vasos sanguíneos funcionais ou por congestão.
Fígado com esteatose - órgão: Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasdeg5.html
Fígado com esteatose – lâmina histológica. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamdegn12.html
c) Observar o fígado com esteatose e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas, quanto à textura, coloração e peso.
É notável a cor amarelada do fígado, são fígados de crianças com carência alimentar, e a esteatose se deve a desnutrição.
d) O que é esteatose hepática?
É um acúmulo de gordura nas células do fígado, também conhecida como infiltração gordurosa do fígado. Podendo ser dividida em doença gordurosa alcoólica do fígado, no caso de excesso de bebida alcoólica, ou doença gordurosa não alcoólica, quando não existe histórico de bebida alcoólica. 
Fígado com fibrose. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasfig8.html
Fígado com fibrose – Lâmina histológica. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamfig9.html
e) Observar o fígado com fibrose e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas, quanto à textura, coloração e peso.
Espaços em volta dos ramos maiores da veia porta estão grandemente espessados por tecido fibroso e á uma intensa proliferação vascular angiomatóide resultante da hipertensão porta por vezes os ovos são observados também livres no tecido fibroso e podem estar calcificados na cor azul quase negra.
Fígado com cirrose. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasfig5.html
Fígado com cirrose – Lâmina histológica. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamdegn5a.html
f) O que é cirrose?
Cirrose é uma doença que atinge o fígado, fazendo com que deixe de funcionar corretamente devido as lesões prolongadas, que são caracterizadas pela substituição do tecido normal do fígado para o tecido fibroso. 
ATIVIDADE 2 – OBSERVAÇÃO DE PATOLOGIA NO CORAÇÃO E RIM
Rim e coração com hipertrofia. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasdeg3.html
Coração com hipertrofia. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasneo2.html
Coração com hipertrofia. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamneo1.html
a) Observar o coração com hipertrofia e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas, quanto ao tamanho.
A espessura das colunas carnudas é maior indicando que esse ventrículo direito está hipertrófico se comparando ao normal, assim á também uma grande dilatação da cavidade por insuficiência contrátil crônica. A dilatação diminui a espessura da parede ventricular mascarando a hipertrofia.
b) Observar o rim com hipotrofia e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas, quanto ao tamanho.
O rim é reduzido e possui partes grânulos.
c) O que é hipertrofia e hipotrofia?
Hipertrofia: É o aumento do tamanho das células dos músculos, que na maioria das vezes é resultado de exercícios físicos ou algum trabalho que exige mais esforço físico, trata-se de uma resposta fisiológica.
Hipotrofia: Insuficiência de nutrição de um órgão, levando a diminuição de volume desse órgão, em consequência da redução do número de células, sem que as células sobreviventes modifiquem sua estrutura ou função.
ATIVIDADE 3 – OBSERVAÇÃO DE PATOLOGIA NO PULMÃO
Antracose pulmonar. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasdeg9.html e http://anatpat.unicamp.br/biantracose.html
Antracose pulmonar – lâmina histológica. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/lamdegn25.html
a) Observar o pulmão com antracose e comparar com o normal. Anote as diferenças observadas, quanto à textura e coloração.
O pulmão apresenta algumas manchas negras na superfície de corte, denominadas antracose, porque correspondem a deposição de partículas de carbono da poluição atmosférica inaladas ao longo da vida.
b) O que é a antracose?
 É uma lesão pulmonar caracterizada por pigmentação por partículas de carvão.
ATIVIDADE 4 – OBSERVAÇÃO DE PATOLOGIAS NAS ARTÉRIAS
Artéria com aterosclerose. Disponível em: http://anatpat.unicamp.br/pecasdeg7.html
Artéria com aterosclerose – lâmina histológica. Disponível em: 
http://anatpat.unicamp.br/lamdc7a.html#macrofago
a) Observar a artéria com aterosclerose e comparar com a normal. Anote as diferenças observadas, quanto à textura e coloração.
O trombomisto tem alternância de linhas claras e escuras, ditas linhas de Zahn e não bem visíveis aqui, que lembram uma lagarta de borboleta.
b) O que é aterosclerose?
Aterosclerose é a formação de placas de gordura nas artérias, tornando difícil a passagem do sangue. Caracterizada por lesões com aspecto de placas.

Continue navegando