A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Rede cegonha

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A Rede Cegonha é uma das redes temáticas instituída como estratégia inovadora pelo Ministério da Saúde. Nesta perspectiva, tem como uma de suas diretrizes:
A garantia das boas práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento.
A garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres.
A redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.
O fomento à implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher.
O respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Também são diretrizes desta Rede: a garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal; a garantia de vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; a garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e a garantia de acesso às ações do planejamento reprodutivo.
Questão 2
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A correta análise dos indicadores de saúde pode aumentar a efetividade da Rede Cegonha, por isso esses indicadores são organizados em grupos distintos para facilitar sua análise. Com base nessa informação, correlacione os indicadores de saúde aos seus respectivos grupos:
	Grupos de indicadores
	Indicadores
	1 - Indicadores de mortalidade e morbidade.
	A - Identificação dos leitos UTI neonatal existentes e número de leitos obstétricos total.
	2 - Indicadores de atenção.
	B - PDR atualizado, PPI atualizada e implantação de ouvidorias do SUS no estado e capital.
	3 - Indicadores de Situação da capacidade hospitalar instalada.
	C - Número de nascidos vivos segundo idade da mãe e incidência de sífilis congênita.
	4 - Indicadores de gestão.
	D - Percentual de gestantes com todos os exames preconizados e cesárea em primípara.
1 - A; 2 - D; 3 - B; 4 - C.
1 - B; 2 - C; 3 - A; 4 - D.
1 - C; 2 - A; 3 - B; 4 - D.
1 - C; 2 - D; 3 - A; 4 - B.
1 - D; 2 - A; 3 - C; 4 - B.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
A análise desses indicadores pode aumentar a efetividade da Rede Cegonha em cada região, pois o Brasil apresenta alto grau de heterogeneidade regional devido às expressivas diferenças socioeconômicas e culturais, além das arbitrariedades de acesso aos serviços de saúde, sendo de suma importância a investigação de fatores de risco locais.
Questão 3
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Um indicador de saúde pode ser entendido como uma medida que busca sintetizar uma característica, ou um atributo buscando retratar o nível de saúde de indivíduos ou de uma população. Com base nesse conceito, aponte a relação mais adequada entre os indicadores utilizados na Rede Cegonha e a sua característica.
A mortalidade materna é definida como o número de óbitos em mulheres em idade fértil, ou seja, mulheres de 10 a 49 anos.
A razão de mortalidade (RMM) materna estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos durante a primeira semana após o parto.
A taxa de mortalidade infantil (TMI) estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida.
A taxa de mortalidade neonatal (TMNN) estima o risco de morte de um feto nascer sem qualquer sinal de vida.
A taxa de mortalidade pós-neonatal (TMPN) estima o risco de morte dos nascidos vivos durante os cinco primeiros anos de vida.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
A TMI é o número de óbitos de menores de 1 ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Ele é um potente indicador das condições de saúde e é afetado pelas condições de vida, pela qualidade da assistência ao parto, bem como a assistência ao recém-nascido e aos problemas comuns aos primeiros 12 meses de vida.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0.00 de 20.00 ponto(s)
A Atenção ao Pré-Natal de Alto Risco será realizada de acordo com as singularidades de cada usuária, com integração à Atenção Básica, a qual cabe à coordenação do cuidado, com garantia de atenção à saúde progressiva, continuada e acessível a todas as mulheres. Sobre o pré-natal de alto risco, é correto afirmar que:
A equipe de Atenção Básica, após o encaminhamento ao serviço especializado, deve se desvincular do cuidado e do monitoramento do pré-natal da gestante.
Deverá ser realizado em ambulatórios especializados vinculados a um hospital ou maternidade, por ter equipe capacitada para lidar com as situações de alto risco.
Entre as atribuições da Atenção Básica no Pré-Natal de Alto Risco está as realização de visitas domiciliares às gestantes de sua população adscrita.
O encaminhamento ao pré-natal de alto risco deve ser realizado, prioritariamente, pelos serviços de urgência pela expertise na identificação dos casos graves.
O serviço de pré-natal deverá indicar no momento do parto qual maternidade tem disponibilidade para realizar o atendimento a essa gestante de alto risco.
Sua resposta está incorreta.
Feedback: 
O pré-natal de alto risco poderá ser realizado na unidade básica de saúde (UBS), quando houver equipe especializada ou matriciamento, e nos ambulatórios especializados, vinculados ou não a um hospital ou maternidade.
Questão 5
Correto
Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A Rede Cegonha orienta a linha de cuidados da gestante com diferentes ações e fluxo no território. Sobre o fluxo do pré-natal na Atenção Básica, é correto afirmar que:
Ao verificar a presença de risco gestacional o enfermeiro(a) ou médico(a) deve manter o acompanhamento exclusivamente com a equipe de Atenção Básica.
Da 28ª até a 36ª semana gestacional as consultas devem ser realizadas mensalmente pelo enfermeiro(a) e médico(a) de forma intercalada.
Em casos de gravidez desejada o enfermeiro(a) ou médico(a) deve acolher a mulher e avaliar o seu risco de abortamento inseguro.
Gestantes que não receberam confirmação de risco gestacional devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco.
Mulheres acompanhadas com a equipe de Atenção Básica em sinal de trabalho de parto e/ou 41 semanas devem ser encaminhadas à maternidade.
Sua resposta está correta.
Feedback: 
Mulheres que estão em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica e que realizaram adequadamente as consultas do pré-natal devem ser encaminhadas pelo enfermeiro(a) ou médico(a) à maternidade em sinal de trabalho de parto e/ou ao completarem 41 semanas.