Buscar

Princípios de Banco de dados Av Final

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Princípios de Banco de Dados (GTI11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649521) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26817273
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Modelo Entidade-Relacionamento (MER), um aspecto que devemos dar atenção é o relacionamento que ocorre entre os objetos de um banco de dados. Analise a representação gráfica a seguir e assinale a alternativa CORRETA quanto ao grau de relacionamento:
	
	 a)
	A imagem pode afirmar que o grau de relacionamento é um para vários (1:1).
	 b)
	A imagem simboliza graficamente o grau de um para muitos (1:1).
	 c)
	Ao analisar a imagem, podemos afirmar que não existe nenhum grau de relacionamento entre as entidades em questão (1:1).
	 d)
	Através da imagem podemos afirmar que o grau de relacionamento é de um para um (1:1).
	2.
	O processo de criação de um banco de dados é gradual, passamos pelo modelo conceitual, lógico e físico. Dito isso, em anexo há um modelo lógico que representa um cadastro de pessoa. A partir do modelo apresentado, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o comando SQL que retorna o código e o nome da tabela pessoa:
	 a)
	SELECT NOME FROM CIDADE, PESSOA
	 b)
	SELECT * FROM ESTADO
	 c)
	SELECT* FROM NOME, PESSOA
	 d)
	SELECT * FROM PESSOA
	3.
	A SQL (Structured Query Language) trata-se de uma linguagem que permite atuar diretamente sobre qualquer banco de dados, possibilitando por meio de comandos e instruções, que o usuário realize a manipulação do banco de dados. A SQL pode ser dividida em duas famílias de comandos: DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language). Acerca da linguagem DML, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com o emprego do comando INSERT, pode-se inserir apenas um registro por vez.
(    ) Ao utilizar o comando DELETE em uma tabela, caso o comando WHERE não seja utilizado para aplicar uma condição, todos os registros da tabela serão apagados.
(    ) Para apagar um registro do banco de dados deve ser utilizado o comando DROP. Por exemplo, o comando DROP FROM PESSOA WHERE NOME="JOÃO DA SILVA" vai apagar todos os registros das pessoas que tem o nome igual a "João".
(    ) O comando UPDATE é empregado para atualizar registros de uma determinada tabela, recomenda-se que sempre seja utilizado em conjunto com o comando WHERE, para que não atualize todos os registros da tabela. Por exemplo, UPDATE PESSOA SET SALARIO = SALARIO*1,2 irá atualizar todos os salários da tabela pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Com dados, queremos dizer que fatos conhecidos podem ser registrados e possuem significado implícito. Para seu armazenamento, podem ser empregadas algumas arquiteturas. Sobre essas arquiteturas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arquitetura Centralizada.
II- Arquitetura cliente-servidor.
III- Arquitetura paralela.
IV- Arquitetura distribuída.
(    ) É uma arquitetura que tem como objetivo o compartilhamento de recursos para processamento de dados.
(    ) É uma arquitetura que tem como objetivo o compartilhamento de recursos para processamento e armazenamento de dados, independente de como os computadores estão localizados geograficamente.
(    ) Arquitetura comumente utilizada nos anos de 1970, com o emprego de mainframes. Para os usuários acessarem os dados utilizavam terminais sem capacidade de processamento.
(    ) É uma arquitetura composta com um computador de maior processamento (server), que responde às requisições de outros computadores (client).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - IV - II.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	I - II - IV - III.
	5.
	O diagrama entidade-relacionamento trata-se de uma representação gráfica que visa a detalhar o modelo de negócio. O referido diagrama é composto por um conjunto de entidades e de relacionamentos, sendo este último responsável por estabelecer a relação que há entre as diversas entidades. Contudo, esta relação pode ocorrer de diversas formas, em que as ocorrências de uma entidade participam no mínimo e no máximo do relacionamento. Sobre o conceito responsável por indicar a quantidade de ocorrências nos relacionamentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Normalização.
	 b)
	Cardinalidade.
	 c)
	Generalização.
	 d)
	Herança.
	6.
	Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados.
Para a criação de tabelas, é imprescindível entender os tipos de dados e os campos que o Oracle pode ter. Sobre o Oracle, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tipo long suporta dados alfanuméricos com tamanhos variados, que podem chegar até 2 gigabytes.
(    ) O tipo long raw suporta tipos de texto, além de receber no máximo o valor de 4.000 caracteres.
(    ) O tipo date é utilizado para trabalhar com data e hora, inclusive com séculos, anos, meses, dias, horas, minutos e segundos.
(    ) O tipo number é utilizado para guardar dados binários, como, por exemplo, sons e imagens.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	Os últimos anos tem sido um marco para o Big Data, com mais organizações armazenando, processando e extraindo valor de dados de todos os formatos e tamanhos. Haverá uma demanda de mercado por plataformas que ajudem os administradores de dados a governar e proteger o Big Data e que permitam aos usuários analisar esses dados. Esses sistemas amadurecerão para operar de forma integrada com os padrões e sistemas de TI empresarial. Neste contexto de inovação e novas tendências, alguns bancos de dados, ditos não convencionais, têm sido empregados. Sobre esses bancos de dados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Banco de Dados Geográficos.
II- Banco de Dados Multimídia.
III- Banco de Dados Temporal.
IV- Banco de Dados Biológico.
(    ) Utilizando uma implementação binária, permite o armazenamento de imagens, vídeos, entre outros tipos de arquivos não textuais.
(    ) Permitem o armazenamento de coordenadas geográficas, obtendo melhor performance do que o armazenamento relacional destas informações.
(    ) São bases sobre sistemas biológicos, sabendo que existem diversos estudos desenvolvidos no campo da biologia, existe a necessidade de documentá-los e armazená-los em locais seguros.
(    ) Utilizados principalmente em cenários de tomadas decisões, permitem, para cada objeto armazenado, rastreá-lo em decorrência do tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.tableau.com/pt-br/resource/top-10-big-data-trends-2017. Acesso em: 22 out. 2018.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	8.
	O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) é utilizado como representação gráfica de objetos do mundo real, ou seja, é um recorte da realidade para a orientação da implementação de um banco de dados. Sobre os aspectos importantes para a modelagem de dados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Observação.
II- Entendimento dos conceitos.
III- Representação de Objetos.
IV- Verificação de fidelidade e carência.
V- Validação.
(    ) É a fase final do projeto em que os envolvidos (usuário e equipe técnica) aprovam o modelo final.
(    ) É o momento em que são identificadas possíveis falhas ou erros da aplicação.
(    ) É quando é aplicada a modelagem de dados Entidade-Relacionamento.
(    ) É quando se identifica e compreende o objeto envolvido no processo de modelagem.
(    ) É o início do processo, com análise documental, reuniões e entrevistas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)V - IV - III - II - I.
	 b)
	I - IV - III - II - V.
	 c)
	V - III - IV - I - II.
	 d)
	III - V - IV - I - II.
	9.
	Uma vez implantando um sistema de informação, com o passar do tempo este irá armazenar uma quantidade significativa de dados em um respectivo SGBD. Empresas do setor de serviços, inclusive bancos, hotéis, companhias aéreas, seguradoras e empresas de comunicações, usam bancos de dados em suas operações 24 horas por dia, 7 dias por semana - conhecidas como operações 24 por 7. Tais operações geram grandes bancos de dados (large databases), que armazenam várias dezenas de gigabytes de dados. Todavia, apenas armazenar os dados não propicia todas as vantagens possíveis no gerenciamento dos dados, sendo necessário a utilização de algumas técnicas para gerar informação e conhecimento através dos dados armazenados. Dentre essas técnicas, a mineração de dados (Data Mining) se destaca por sua capacidade de explorar o armazenamento de dados. Sobre o processo de de Data Mining, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo utilizado para relacionamento comercial com dados de público-alvo para efetivação de vendas.
	 b)
	O processo que agrupa dados em um Data WareHouse, com objetivo bem definido.
	 c)
	O processo de descobrir informações relevantes, como padrões, associações, mudanças, anomalias e estruturas, em grandes quantidades de dados armazenados em banco de dados, podendo ser definido como mineração de dados.
	 d)
	O processo de definição do perfil de negócio que utiliza o banco de dados com uma tabela multidimensional.
	10.
	SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) é uma linguagem informática destinada a armazenar, manipular e obter dados armazenados em bases de dados relacionais. A primeira encarnação da linguagem SQL apareceu em 1974, quando um grupo dentro da IBM desenvolveu o primeiro protótipo de uma base de dados relacional. A primeira base de dados relacional comercial foi distribuída pela Relational Software (mais tarde passou a chamar-se Oracle). Sobre SQL, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o comando para inserir registros em um banco de dados:
FONTE: https://www.1keydata.com/pt/sql. Acesso em: 29 jan. 2019.
	 a)
	DROP
	 b)
	ALTER
	 c)
	CREATE
	 d)
	INSERT
	11.
	(ENADE, 2008) A partir do script SQL de criação de um banco de dados abaixo, assinale a opção que apresenta comando SQL que permite obter uma lista em ordem decrescente de quantidade de bônus e que contenha somente o pseudônimo do jogador e seu bônus. Assinale a alternativa CORRETA.
	
	 a)
	SELECT J.PSEUDONIMO, N.PONTOS FROM JOGADOR J, NIVEL N WHERE J.PSEUDONIMO = N.NOMEJOGADOR ORDER BY N.BONUS DESC.
	 b)
	SELECT J.PSEUDONIMO, N.BONUS FROM JOGADOR J, NIVEL N WHERE J.PSEUDONIMO = N.NOMEPSEUD ORDER BY N.BONUS DESC.
	 c)
	SELECT * FROM JOGADOR J, NIVEL N WHERE J.PSEUDONIMO = N.NOMEPSEUD ORDER BY N.BONUS DESC.
	 d)
	SELECT J.NOME N.BONUS, FROM JOGADOR J, NIVEL ORDER BY N.BONUS DESC.
	12.
	(ENADE, 2008) Um mercado que comercializa alimentos hortifrutigranjeiros faz compras diárias de diversas fazendas e enfrenta prejuízos decorrentes da falta de controle relacionada ao prazo de validade de seus produtos. Para resolver esse problema, o proprietário resolve investir em informatização, que proporcionará o controle do prazo de validade a partir da data da compra do produto. A modelagem de dados proposta pelo profissional contratado apresenta três tabelas, ilustradas a seguir, sendo que o atributo Código nas tabelas Produto e Fazenda são unívocos.
A partir das informações acima, é correto concluir que:
	
	 a)
	A tupla {produto, fazenda} deverá ser usada como a chave primária da tabela Estoque.
	 b)
	O campo Produto na tabela Estoque não pode fazer parte da chave nesta tabela e corresponde ao campo Descrição na tabela Produto.
	 c)
	O campo Fazenda na tabela Estoque deverá ser a chave primária nesta tabela e corresponde ao campo Código na tabela Fazenda.
	 d)
	O relacionamento entre as tabelas Produto e Estoque é do tipo um-para-muitos.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.Parte inferior do formulário

Continue navegando