Buscar

Resumo G1 - TI e Gestão de Negócios

Prévia do material em texto

AULA 1
O TI suporta os processos do negócio e as empresas o utilizam para:
- Informações detalhadas de todos processos que acontecem são reduzidas para números, a fim de gerenciar os dados gerados que serão capturados e armazenados utilizando um banco de dados e softwares. O software (sequência de instruções para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas) nos permite capturar, recuperar, modificar, gerar relatórios e manipular dados com o auxílio do hardware (computador, mouse, teclado).
Internet das coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos. Exemplo: pulseiras Nike que que registra os movimentos e armazena em um aplicativo que está conectado com a pulseira, que analisa as informações e oferece dicas sobre o desempenho.
Computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet (de maneira remota, em qualquer lugar e a qualquer hora), sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. Exemplos: Microsoft, Salesforce, Slytap, HP, IBM, Google Drive, Amazon, Dropbox.
Realidade virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário. Exemplo: óculos de realidade virtual, tipo o Playstation VR.
MUDOU A FORMA QUE A GENTE TRABALHA
Estamos massivamente conectados, intensivamente competitivos, 24h/dia 7d/semana, tempo real, mudanças constantes, globalização, acesso ilimitado a informações
 TI E OS DEPARTAMENTOS
· Finanças e contabilidade (prever lucros e realizar auditoria), marketing e vendas (análises 4Ps, CRM), produção (controlar estoque, monitorar qualidade) e RH (administrar processo de recrutamento)
AULA 2 
POR QUE ESTUDAR TI?
1. Benefício de entender o por trás das aplicações das ferramentas e poder aumentar a produtividade.
2. Melhora a qualidade de vida: home office, revolução robótica, automação de processos
- A 4ª revolução Industrial, marcada pelo conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas convergindo em uma transição em direção a novos sistemas construídos sobre uma infraestrutura digital, mudou a nossa forma de trabalhar. O software vai destroçar a maioria das atividades tradicionais nos próximos anos (case Kodak). Existe hoje uma linha tênue entre trabalho e lazer, levamos nossos celulares de trabalho para as nossas férias. 
POR QUE TI É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE?
1. Conseguem atingir a população jovem, deficiente e idosa (pessoas podem se locomover facilmente com carros autônomos sem precisar CNH)
2. Redução da poluição (carros autônomos produzem menos gases tóxicos)
3. Conforto e conveniência (pessoas em carros autônomos podem relaxar ao invés de se preocupar com a direção)
4. Redução de acidentes (automação robótica diminui a taxa de erro nos processos vs humanos)
5. Redução de custos (a automação de lares consegue controlar o gasto de energia)
6. Mais segurança (a automação de lares consegue monitorar movimentos)
7. Maior organização e precisão (automação robótica para agendamento de consultas na medicina e precisão nos procedimentos médicos)
* mas também traz depressão, solidão e LERs (lesões por esforço repetitivo)
GERENCIANDO O SISTEMA DE INFORMAÇÕES
- Lida com o planejamento e desenvolvimento, gestão e utilização de ferramentas de TI para auxiliar nas atividades relacionados ao processamento e gerenciamento da informação.. 
1. Departamento de TI: responsável pelos recursos corporativos e por usar TI para resolver problemas dos usuários finais (helpdesk)
2. Usuário final: responsável pelos próprios recursos de computação e pelos departamentais.
3. Área de TI: projetar SI estratégicos, incorporar a internet, mobilidade ao negócio, gerenciar a integração entre os sistemas, ensinar TI aos gestores e trabalhar em equipe com eles, inovar usando conhecimentos técnicos e criar alianças comerciais com fornecedores (antigamente, era algo mais voltado apenas para a infraestrutura e pessoal de TI)
SISTEMA DE INFORMAÇÃO: coleta, processa, armazena, analisa e dissemina as informações. 
· Dados: descrição de coisas não organizadas (escolha sobre um candidato) > informação: dados organizados (qual candidato tem maior chance de ser eleito) > conhecimento: dado/informação organizado e processado para transmitir entendimento (qual atitude tomar para aumentar as chances de um candidato)
· Compostos por: hardware, redes, software, procedimentos, banco de dados e pessoas
· Principais capacidades: realizar vários cálculos em alta velocidade, fornecer comunicação e colaboração rápida e precisa, armazenar quantidades enormes de informação e permitir acesso rápido e barato à elas, interpretar dados, automatizar processos, aumentar eficácia e eficiência.
· SIF (S. de Informação Funcional): apoiar as atividades de uma área funcional específica (processar folha de pagamento)
· SPT (S. de Processamento de Transações): processar dados de transações de eventos empresariais (check out do Walmart no terminal do ponto de venda)
· ERP (Enterprise Resource Planning): integra as áreas funcionais (SAP)
· Sistemas de Informações Interorganizacionais: suporta várias atividades dentro da organização (comércio eletrônico, gerenciamento da cadeia de suprimentos)
· SAE (S. de Automação de Escritório): apoia as atividades de trabalho diárias (Microsoft Office)
· BI (S. de Inteligência de Negócio): fornece apoio a tomadas de decisões mais complexas e gerenciais
· Sistemas Especialistas: buscam imitar as atividades de especialistas (análise aprovação de cartão)
· Dashboards: fornece rápido acesso a informações resumidas e estruturadas (status produto)
AULA 3
PROCESSOS DE NEGÓCIOS: atividades contínuas compostas por insumos, recursos e produção que produzem um serviço ou produto de valor. Para garantir sucesso é preciso medir as atividades com eficácia (qualidade) e eficiência (rápido). Exemplos: contratação de funcionário pelo RH, aprovação de crédito pelas Finanças e o pós venda com Marketing
	PROCESSO TRANSFUNCIONAL: não há uma única área responsável, os passos são executados de forma colaborativa e coordenada.
	PROCESSOS E SI: os SIs ajudam a executar, capturar e armazenar dados, monitorar o desempenho. A excelência dos processos é fundamental para o desempenho competitivo da empresa e o SI é fator decisivo. 
	MEDIDAS DE EXCELÊNCIA: satisfação, redução de custos e tempo, qualidade, diferenciação
	BPM: sistema de gerenciamentos que dá suporte ao projeto, análise, implementação, gestão e otimização contínua dos processos. Seus componentes: modelagem de processos, tecnologia, monitoramento.
PRESSÕES
1. DO MERCADO: economia e competição global (plataforma WEB, custo da mão de obra); diversificação da força de trabalho (TI integra e facilita, pessoas com deficiência, pais com filhos); clientes com mais poder e mais expectativa
Respostas: e-commerce, CRM, customização em massa sob demanda; foco no cliente	Comment by leticia reis: empresas concorrendo em qualquer lugar e qualquer momento
2. TECNOLÓGICOS: inovação tecnológica e obsolescência; sobrecarga de informações
Respostas: Gerenciamento Inteligente de dados (mecanismos de busca sofisticados, Big Data)
3. SOCIEDADE: responsabilidade socioambiental; questões éticas (terrorismo)
SIs ESTRATÉGICOS: servem como resposta às pressões do negócio, ajudam a implementar as metas estratégicas e aumentar performance e produtividade. Ajudam a organização a aumentar a vantagem competitiva ou reduzir uma desvantagem competitiva
INTERNET E AS 5 FORÇAS DE PORTER
Para obter vantagem competitiva, a firma deve entender cada componente do sistema de valor e escolher sua estratégia: liderançaem custo, diferenciação, inovação, eficiência operacional, orientação ao cliente
1. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: alta, internet aumenta a rivalidade e a ameaça reduzindo as barreiras de entrada (globalização)
2. PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES: é misto, os compradores conseguem encontrar vários fornecedores e comparar ofertas; entretanto como as empresas buscam a internet para integrar a cadeia, os fornecedores podem “aprisionar” os clientes
3. PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES: é misto, internet aumenta o poder com alto acesso às informações mas programas de fidelidade reduzem o poder
4. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: misto, novas tecnologias criam substitutos rapidamente mas pode sem criados custos de troca (planos de celular)
5. RIVALIDADE: alta, competição acirrada, soluções de TI rapidamente implementadas e imitadas
VANTAGEM COMPETITIVA: liderança de custo, diferenciação, inovação, eficiência operacional, foco no cliente
DETERMINANTES DO SUPORTE DE TI: necessidades de indivíduos e grupos e estrutura organizacional (níveis baixos: automatizar tarefas x altos: analisar as informações e facilitar na tomada de decisão)
AULA 4
CÓDIGO DE ÉTICA: coleção de princípios que servem para orientar a tomada de decisão pelos funcionários	Comment by leticia reis: princípios do que é certo ou errado
	Questões éticas: PRIVACIDADE (coletar, armazenar e disseminar informações); EXATIDÃO (autenticidade, fidelidade e correção das informações); PROPRIEDADE (a quem pertence e o valor) e ACESSIBILIDADE (quem deve ter acesso e se deve pagar por isso)	Comment by leticia reis: antiético não é necessariamente ilegal
PRIVACIDADE: determinar quando e até que ponto as informações pessoais podem ser coletadas
Aspectos Internacionais: O direito de privacidade não é absoluto porque o direito de saber do público está acima do direito de privacidade individual
Vigilância eletrônica: uso de tecnologia para monitorar indivíduos (software de filtragem de URL, câmeras)	Comment by leticia reis: garantir uso eficiente das horas de expediente, detectar fraudes ou membros que representam ameaça para reagir rapidamente se prevenindo ataques e protegendo dados
Dados pessoais em bancos: estar atento para informações difamatórias, se você pode modificar dados inexatos, saber como eles estão sendo utilizados	Comment by leticia reis: liberdade de expressão vs privacidade
Políticas de privacidade: modelo de opção de saída x opção de entrada 	Comment by leticia reis: permite que a empresa colete informações pessoais até que o cliente solicita que os dados não sejam mais coletados	Comment by leticia reis: empresa proibida de coletar informação a menos que o cliente autorize
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 
7 Fatores que aumentam a sua vulnerabilidade
1) Ambiente de negócio interconectado e interdependente sem fio
2) Legislação do governo
3) HW menores, baratos, rápidos: mais fáceis de serem roubados e perdidos
4) Facilidade em ser hacker: ferramentas e scripts tornam mais fáceis e frequentes os ataques às redes
5) Cibercrime internacional organizado: buscam lucro e podem vir de qualquer lugar
6) Maior uso de dispositivos não controlados por funcionários
7) Falta de apoio da gerência
 5 Termos chave
1) Ameaça: qualquer perigo a que o sistema esteja exposto
2) Exposição: perda ou prejuízo resultante se a ameaça se concretizar
3) Vulnerabilidade: possibilidade do sistema ser atingido pela ameaça
4) Risco: probabilidade da ameaça ocorrer
5) Controles do sistema: procedimentos, equipamentos e software para evitar a ameaça
5 Ameaças
1) Atos involuntários: desvio na qualidade de serviço, riscos ambientais e erros humanos	Comment by leticia reis: quanto mais alto o nível do funcionário, maior ameaça que o funcionário impõe a segurança da informação porque ele terá maior acesso a dados corporativos
2) Atos deliberados: engenharia social, engenharia social reversa e mineração de dados sociais 
Espionagem, extorsão de informações, sabotagem ou vandalismo, roubo de equipamentos de informação (pod slupring: conexão de um USB malicioso e dumpster diving: mexer em lixo em busca de informações descartadas), roubo de identidade (phising: personificar uma organização confiável em comunicação eletrônica), transgressão à propriedade intelectual (segredo comercial, patente, direito autoral, pirataria) e ataques com software (vírus, adware, spyware, spam, cookies de rastreamento, cavalo de troia)
3) Desastres naturais: inundações, terremotos, furacões
4) Falhas técnicas: problemas com hardware (falha na unidade de disco rígido) e software (bugs)
5) Falhas gerenciais: falta de patrocínio, interesse e de liderança.
O QUE AS EMPRESAS ESTÃO FAZENDO?
- Desenvolvimento de softwares que antecipam e divulgam o problema e testes de infiltração (especialistas para atacar a própria empresa) mas algumas ainda ficam na dúvida porque podem perder venda e por ser caro.
PROTEGENDO RECURSOS DE INFORMAÇÃO
Gerenciamento de riscos: ANÁLISE DO RISCO (valor do recurso a ser protegido), MITIGAÇÃO DO RISCO (reduzir o risco de três maneiras: aceitação risco, limitação do risco e transferência do risco) e AVALIAÇÃO DE CONTROLE (se os custos de controle forem mais altos do que o valor do recurso protegido, não é viável ter o controle). 
Controles: FÍSICOS (restringe acesso às instalações físicas, com paredes e guardas), DE ACESSO (restringe o uso de informação por meio da autenticação e autorização), COMUNICAÇÃO (firewalls, antivirus, listagem branca e negra para os que não podem, detector de invasão, criptografia, a rede particular VPN, sistema de monitoramento dos funcionários) e DE APLICAÇÃO (controles de entrada, de processamento e de saída)	Comment by leticia reis: por algo que o usuário é (biometria), algo que ele tem (cartão de identificação), algo que ele faz (reconhecimento de voz) ou algo que ele sabe (senhas)	Comment by leticia reis: menor privilégio: usuário recebe privilégio para alguma atividade apenas se houver necessidade justificável
Plano de contingência: backup, sites (hot site, warm site e cold site), armazenamento remoto
Auditoria: auditoria interna e externa, revisão de controles internos, testes de invasão
AULA 5
DIFICULDADES DO GERENCIAMENTO DE DADOS
· Grande quantidade de dados; dados dispersos e coletados por muitos indivíduos; múltiplas fontes de dados (fontes internas, externas, pessoais ou clickstream); novas fontes de dados constantemente desenvolvidos e desestruturados (blogs, twitter); dados sujeitos a deterioração (temporal ou física).
APLICAÇÃO TI
· Dados de qualidade: devem ser completos (integrais e acabados); consistentes (estável, duradouro e preciso); relevantes (necessário, indispensável) e acessíveis (pode-se alcançar).
· Ciclo dos dados: fonte de dados > dados selecionados e armazenados em data warehouse > dados são processados em em informações e conhecimentos > gerentes aplicam o conhecimento a oportunidades.
· Hierarquia dos dados: bit (dígito binário, 0 ou 1) > byte (um caractere, A) > campo (agrupamento lógico de caracteres, Ana) > registro (agrupamento lógico de campos relacionados, Ana cursa Direito) > arquivo (agrupamento lógico de registros, nota da Ana em todas disciplinas que ela cursa) > banco de dados (agrupamento lógico de arquivos, histórico financeiro e pessoal de vários alunos).
SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS (DBMS): oferece a todos usuários acesso a todos os dados
· Minimiza: redundância; isolamento (não pode acessar dados de outras aplicações) e incoerência de dados 
· Maximiza: segurança (impedir ataques); integridade (obedecer restrições) e independência de dados
PROJETANDO O BANCO DE DADOS
· Modelo de dados é um diagrama que representa entidades no banco de dados e seu relacionamento	Comment by leticia reis: hierárquico, relacional ou multidimensional
· Entidade (coisa sobre a qual se mantém informação) > atributo (característica da entidade) > chave primária (campo que identifica de forma única a identidade) > secundária (outros campos)	Comment by leticia reis: aluno > Letícia > CPF > disciplina cursada· Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD): conjunto de programas para manter integridade dos dado, gerenciar segurança e acesso dos usuários e recuperar informações
· RELACIONAL: tabelas com registros (linhas) e atributos (colunas), permite flexibilidade mas também é bastante complexo (SQL, dicionário de dados)
· MULTIDIMENSIONAL: data warehouse
DATA WAREHOUSE: depósito de dados históricos organizados por assuntos para apoiar nas decisões.
· Características: organização pelas principais dimensões do negócio e multidimensionalidade.
	Comment by leticia reis: cliente, fornecedor, produto, preço, região
· Benefícios: acesso rápido e fácil; mantém histórico de dados; integra dados de vários sistemas; melhora qualidade e padronização de dados; reestrutura dados para melhorar desempenho > melhoram conhecimento empresarial, geram vantagem competitiva, aumenta satisfação do cliente.
· Desvantagens: são muito caros; difíceis de incorporar e compartilhamento por todos de informações
DATAMART: versão reduzida e mais barata do warehouse (menor tempo para implementação e acesso mais rápido)
BIG DATA
· Soluções tecnológicas capazes de lidar com grandes e complexos conjuntos de dados que são muito difíceis de capturar, processar, armazenar, buscar e analisar com os sistemas de banco de dados convencionais. Seus usos estão ampliando qualidade da percepção sobre a vida cotidiana.
· 4 VS: VOLUME em alta escala, VARIEDADE diferentes formatos de dados estruturados, não estruturados, semi estruturados (tweets, celulares, câmeras de segurança) VELOCIDADE na criação de dados e VERACIDADE de dados incertos.
· Exemplo: Skybox vende foto dos satélites com informações em tempo real sobre disponibilidades de vagas em estacionamentos 
AULA 6
REDE DE COMPUTADORES: computadores conectados trabalhando em conjunto, são independentes e trocam dados entre si
	Tamanhos: rede doméstica, rede nacional e rede global
INTERNET: rede que interliga os bilhões de dispositivos ao redor do mundo. Composta por duas partes: software (gerenciamento de dados e fluxo deles) e hardware (cabos de fibra óptica que interligam o mundo pelo oceano). Web é um serviço construído para a infraestrutura da Internet.
	Para usar enviar e receber dados é necessário transformar a informação que sai da rede telefônica em sinal gerenciável com um modem. 
O roteador distribui a conexão e garante que os dados transmitidos via internet cheguem aos destinos determinados. Ele cria rotas e organiza o tráfego dos dados. Cada um tem um endereço IP.
APLICAÇÕES DA REDE
1) Busca/descoberta: usuários acessam democraticamente informações ao redor do mundo através de ferramentas de busca e de metabusca, tradutores, portais de informações personalizadas (comercial: globo.com, afinidade: pucrio, corporativo, setoriais, móvel)
2) Comunicação: e-mail, call-center baseado na web, salas de bate papo, voIP (digitalização dos sinais de voz para transmissão via Internet reduzindo custos, quando chegam ao seu destino são convertidos em voz novamente) e comunicação unificada (integra formas de comunicação em uma plataforma software e hardware comuns)	Comment by leticia reis: unificação das redes (voz+dados)
3) Colaboração: virtual (membros de localizações diferentes que gerenciam a tarefa de forma síncrona ou assíncrona), tecnologia de workflow (facilita os steps dos processos), groupware (software de suporte para membros que compartilhem uma tarefa), teleconferência e videoconferência (compartilha dados, voz, gráficos), webconferência e ferramentas de colaboração em tempo real
4) Serviços WEB: aplicações que os usuários podem escolher e combinar a partir de praticamente qualquer dispositivo que permite o compartilhamento de dados e serviços e baseiam-se em XML, SOAP, WSDI e UDDI
Web 1.0: sites com conteúdos estáticos, produzidos por empresas e instituições com pouca interatividade entre os internautas (Yahoo)
Web 2.0: conteúdos produzido pelos próprios internautas, maior interatividade online (wikipedia: inteligência coletiva, RSS: informação personalizada). São divididos em 3 categorias: rede social (usuários fazem upload de conteúdo, podcast), agregadores (coleção de conteúdo da web, blogs) e mashups (novo serviço através do mix de conteúdo de diversos web sites, google maps)
Web 3.0: conteúdos online organizados de forma semântica personalizados para cada internauta. Os sites são baseados nas pesquisas e comportamentos. 
E-LEARNING: conhecimentos obtidos através da web (aprendizado a distância é 100% online)
	Vantagens: auto-aprendizagem aumenta retenção de conteúdo; materiais on-line oferecem alta qualidade de conteúdo e atual; flexibilidade de tempo e lugar; tempo de aprendizagem curto; mais pessoas podem ser treinadas; custo de treinamento reduzido
	Desvantagens: instrutores precisam de treinamento para ensinarem eletronicamente; aquisição de equipamento multimídia adicional; alunos devem ter conhecimento de informática; problemas com avaliação do trabalho, perda da interação aluno-professor
TELETRABALHO: permite que os profissionais trabalhem em qualquer lugar a qualquer momento. 
	Vantagens: Para os empregados - reduz estresse, melhora vida familiar, bom para pais solteiros e deficientes. Para os empregadores - aumenta produtividade, capacidade de manter profissionais capacitados e atrair empregados e locais distantes.
	Desvantagens: Para os empregados: dificuldade em separar vida profissional da pessoal, sensação de isolamento, perda de benefícios adicionais, ausência de visibilidade. Para os empregadores - dificuldade de supervisionar o trabalho, problemas de segurança e custos de treinamento.

Continue navegando