Logo Passei Direto
Buscar

AP3 1 Avaliação Formativa Processual -1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A história ensina-nos que nenhum movimento popular, por enérgico e vigoroso que seja, pode produzir mudanças profundos e permanentes no organismo social do mundo civilizado. Os elementos dos movimentos, os homens que o conduzem e o alimentam, terminam por experimentar um distanciamento gradual das massas, e são atraídos para a orbita da 'classe politica'. (Robert Michells - Sociologia dos Partidos Políticos)
Baseado no trecho do texto a seguir que descreve como um partido ao chegar ao domínio do Estado se comporta na sua relação com o restante da sociedade, em especial, com as massas, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas.
I) A massa, ou subproletariado como define André Singer, passa a votar majoritariamente em Lula e no PT a partir de 2006 PORQUE
II) Porque no domínio do primeiro mandato (2003-2006), medidas como aumento real do salario mínimo, credito estendido ao povo e o consumo proporcionado pelo Bolsa-Família e demais benefícios sociais, asseguraram certa 'representatividade do povo' nos meandros das decisões políticas.
A. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
B. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I.
C. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
D. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
E. Ambas as assertivas são falsas.

A democracia é considerada uma forma de governo que nasceu durante o período como 'Clássico' na Antiguidade grega (300-250 A.C), mas que com o tempo vai sofrendo modificações, devido as circunstancias sociais, política, culturais e econômicas.
Sobre a democracia, enquanto forma de governo é CORRETO afirmar:
A. Paises subdesenvolvidos em função da situação econômica não possuem democracia.
B. A democracia direta significa a participação de todos os processos de decisão e deliberação, mas restringe-se os atos de legislação a um grupo de pessoas.
C. A democracia representativa é um tipo de governo ideal para os tipos existentes de monarquia e parlamentarismo como existem em países, por exemplo, da Europa Ocidental.
D. Na Grécia Antiga praticava-se um tipo de democracia onde ate escravos e mulheres votavam.
E. Na Modernidade a democracia não é viável sendo preferida pelos países a monarquia, ou mesmo a república como governo ideal.

1) 'Houve um tempo em que os homens, em suas tribos eram iguais Veio a fome e então a guerra Pra alimentá-los como animai Não houve tempo em que o homem, por sobre a Terra viveu em paz. Desde sempre tudo é motivo, pra jorrar sangue cada vez mais. O homem é o lobo do homem, o lobo O homem é o lobo do homem, o lobo Sempre em busca do próprio gozo e todo zelo ficou pra trás Nunca cede e nem esquece, o que aprendeu com seus ancestrais. Não perdoa e nem releva, nunca vê que já é demais'. O Lobo - Pitty
Baseado na letra acima e no que foi lido e nas ideias de autores como Locke e Hobbes acerca do estado de natureza, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I) Não existe conflito no estado de natureza de Locke, enquanto que no de Hobbes, a ausência de regras e um governo central significa um estado constante de guerra e disputa PORQUE
II) Sem as regras, os indivíduos sentirão a necessidade de organizar melhor o convívio evitando assim conflitos e disputas, posto que apostaram em um governo formado para tentar apaziguar disputas e a violência irrestrita do estado de natureza.
A. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
B. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
C. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
D. Ambas as assertivas são falsas.
E. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I.

O subproletariado, conforme destacado no texto consiste na massa de pessoas que majoritariamente moram em zonas rurais, recebe menos de dois salários mínimos e está empregado/ocupado informalmente.
Segundo o autor, é correto afirmar que:
A. Com o Plano Real e seu sucesso, a direita ganhava eleições em 1994, o que fez com que Lula e o PT assumisse uma agenda socialdemocrata já a partir de 2003 no comando do país, o que agradou a massa proletária.
B. A elite nunca se identifica com o PT, sendo que o eleitorado desse partido é somente formados por setores de centro e centro-esquerda
C. O PSDB por ter uma orientação mais ao centro, do que a direita, consegue catalisar melhor e o eleitorado de classe média e, portanto, o mais pobre passa a votar na figura do Lula.
D. O subproletariado, antes de 2006 votava mais em políticos e lideranças tradicionais, posto que eles possuem uma orientação ideológica mais conservadora e cuja sentido do voto, esta mais para o acesso ao consumo.
E. Assim como destaca Marx na obra '18 de Brumário', essa massa proletária passa a votar no PT porque ela se organiza em torno dos ideais do partido.

O conceito de Política deriva da palavra pólis que significa o desejo, ou sentimento que os habitantes das antigas cidades da Antiguidade grega tinham com os destinos, ou rumos que cidade tomava. Sobre os significados da palavra política é CORRETO afirmar:
A. Política nunca pode ser confundida como a vida dos cidadãos e suas formas de vivência.
B. Nas sociedades modernas, a conotação do termo política, passam se referida aqueles que são eleitos para cargos, ou mandatos políticos ao nível do Estado.
C. A política se refere às coisas somente públicas, enquanto psicologia política se refere as coisas privadas.
D. Política refere-se a relação de dominantes e dominados, ou seja, toda relação politica é apenas uma relação de poder.
E. Na política, os fins só devem justificar os meios se acaso guerras e disputas ameacem a ordem pública.

O Estado passa ser a principal realidade política desde o fim da descentralização que marcou toda a vida medieval na Europa, estendendo-se até mesmo ate outras partes do globo, em virtude do processo de globalização.
Sobre as funções sociais e políticas do Estado Moderno, analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
I) O Estado Moderno é fruto das disputas envolvendo as lutas de classe entre mercadores capitalistas, fidalgos e o chamado reis-tutores
II) O Estado Moderno tem entre umas de suas funções, manter a ordem social e política, através do controle do meios físicos de coerção, ou seja, o monopólio da força física
III) O Estado Moderno em nada se parece com o modelo de Estado como no Egito Antigo, ou mesmo no Japão Feudal.
A. I
B. II
C. I e II
D. III
E. I, II e III

Analise as seguintes afirmacoes:
É correto o que se afirma apenas em:
I) Ate 1998, O PT era um partido que se situava mais a esquerda do espectro ideológico e que recebia votação ampla das elites.
II) A categoria "revolução passiva" se aplica perfeitamente a questão das ascensão eleitoral e política de Lula e o PT.
III) PT derrota o PSDB porque este partido passa a se identificar mais com a classe média do que com a classe subproletária.
IV) O PT passa a ser mais socialdemocrata, enquanto que o PSDB e somente ele, é um partido que defende o neoliberalismo.
A. I, II, III
B. II e IV
C. I, III e IV
D. I, II, III e IV
E. II e III

André Singer analisa que o lulismo, enquanto fenômeno eleitoral de massa, onde o PT e Lula conseguem ampla base eleitoral e política, ao superar o PSDB em relação ao apoio da massa subproletária, setores da classe média e mesmo parte da elite identificada com um projeto nacional-desenvolvimentista.
Baseado que foi discutido em sala de aula e o texto do referido autor, analise as afirmativas abaixo e a relação proposta entre elas.
I) Para Singer, o lulismo e o PT podem até ser confundidos na analise da conjuntura política nacional entre 2002-2010 PORQUE
II) A figura carismática e popular de Lula e a inclusão pelo consumo das massas proletárias traz o apoio eleitoral que o partido passa a conquistar estendendo-se até o ultimo pleito de 2014.
A. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I
B. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
C. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
D. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
E. Ambas as assertivas são falsas.

O filósofo Maquiavel é considerado o percurso da ciência política moderna por conta de suas ideias que pregam a separação da política do campo da moral, na compreensão dos fenômenos que cercam o poder.
Sobre a análise de Maquiavel, analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
I) Não existe poder entre súditos e soberanos, em caso de principados mistos, como explica o autor.
II) Embora defendesse a República, Maquiavel descreve em sua obra 'O Príncipe' praticamente Estado como os principados.
III) Ao buscar na análise da condição humana, a reflexão sobre os assuntos da vida pública, o autor reconhece que muitas decisões políticas podem ser reprováveis politicamente.
A. II
B. I e II
C. II e III
D. I
E. III

Leia e analise as afirmativas abaixo:
I) O PT se torna partido de massas, mais a partir de 2006, do que em 2002. II) A geração de empregos com carteira assinada, recorde na história brasileira, garantiu ao PT a hegemonia até meados de 2016, com a queda da presidente Dilma. III) O PT não se coloca no epicentro das lutas de classe, mas age como um partido que ao alcançar o poder adota um tom conciliador entre espectros ideológicos, de esquerda, centro e direita. É correto apenas o que se afirma em:
A. III
B. II e III
C. I
D. I e III
E. I, II e III

Analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I) A anarquia pode ser considerada a vida social sem relações de poder exteriores a vida do indivíduo, como o Estado, governos, etc.
II) O Estado de Direito foi resultado do embate entre filósofos liberais e o Estado Absolutista entre os séculos XVII, XVIII e XIX.
III) Dizemos que A exerce poder em B, se por caso, A não consegue influenciar B.
A. I e II
B. II
C. I e III
D. III
E. I

Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I) O poder jamais pode ser considerado sob forma assimétrica, deste modo, numa sociedade anárquica, ainda sim existem regras, convenções coletivas e portanto, poder.
II) O poder é uma natureza da vida social, é inescapável a condição humana.
A. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II.
B. A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
C. Ambas as assertivas são falsas.
D. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa.
E. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II.

No caso descrito acima não existe relação de poder entre as pessoas enunciadas
I) No caso descrito acima não existe relação de poder entre as pessoas enunciadas
II) Entre essas pessoas não há uma relação em que o comportamento de um influencia, ou condicione o comportamento do outro
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
C. Ambas as assertivas são falsas
D. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira
E. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II

Sobre a filosofia política desses dois autores é CORRETO afirmar:
A. O estado de natureza corresponde a alegoria da realidade onde há ausência de centralização do poder político como descreve Hobbes
B. Para Maquiavel não existe nenhuma relação entre política e poder, pois quem detém o poder pode transmiti-lo de geração para geração
C. Para Maquiavel e Hobbes, o ser humano precisa da política para se tornar mais virtuoso e capaz de realizar e seguir prescrições e valores humanistas e cristãos
D. Não há na filosofia hobbesiana, ou maquiaveliana qualquer defesa de forma de governo específica como democracias, ou monarquias, apenas a defesa do contrato social.
E. O ser humano ataca o ser humano, mas pode através da religião e da caridade verter sua condição animalesca, observa Hobbes

Baseado na citação acima e no conteúdo relativo a noção de liberdade presente nas filosofias liberais dos século XVIII e XIX, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas
I) Para o liberalismo político a ideia de liberdade está ligada a sujeição a determinado corpo de normas que garante e assegura direitos ligados a perspectiva do indivíduo como, a opinião, a crença religosa, etc
II) Para autores como Stuart Mill e Tocqueville, a liberdade é o principal valor a ser resguardado pelo ordenamento político e jurídico
A. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
B. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
C. Ambas as assertivas são falsas
D. A assertiva I é falsa e a II é verdadeira
E. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II

A filosofia política de Maquiavel e Hobbes analisam a formação do Estado, baseado numa percepção sobre a condição humana, suas volições, inconstâncias, desejos e instabilidade social.
A partir do que foi estudado, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I) No Estado de natureza, ou de guerra para Hobbes o homem é apenas um sujeito isolado sem qualquer contato ou relacionamento social
II) Maquiavel destaca que o poder possui natureza cíclica e é isso que explica a mudança no padrão das formas de relacionamento, porque pessoas antes viviam numa situação sem regra e depois, mesmo a contragosto passam a adotar uma ordem hierárquica e normativa
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. Ambas as assertivas são falsas
C. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II
D. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
E. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira

Sobre as teses da filosofia contratualista é CORRETO afirmar:
A. O Estado já existe mesmo antes do contato como observa Rousseau
B. Locke e Hobbes creem que o Estado imperial pode evoluir até a república, enquanto que Rousseau defende que a única forma política de menor conflito possível é a democracia
C. Só no Estado de natureza que há existência plena da propriedade como direito social, explica Locke
D. Para Hobbes todo direito de liberdade só é possível se o Estado não interfere na vida de nenhum súdito
E. A noção de contrato incorpora uma visão individualista em que o ser humano deve negociar as condições de funcionamento de uma determinada ordem social como explica esses filósofos

O contratualismo adota a noção de contrato social, como ponto de partida para a vida em sociedade.
Sobre a filosofia política contratualista, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I) Para Hobbes e Rousseau o contrato social deve subjugar o poder do soberano as vontade da ordem coletiva.
II) Segundo Locke a propriedade não existe numa estado de natureza, porque não há nenhum poder acima dos interesses individuais que a proteja e resguarde.
III) Para Rousseau a maldade humana corrompe a vida primitiva e tona premente a formação de uma sociedade sob lógica contratual.
A. III
B. I e II
C. I, II e III
D. II
E. I

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A história ensina-nos que nenhum movimento popular, por enérgico e vigoroso que seja, pode produzir mudanças profundos e permanentes no organismo social do mundo civilizado. Os elementos dos movimentos, os homens que o conduzem e o alimentam, terminam por experimentar um distanciamento gradual das massas, e são atraídos para a orbita da 'classe politica'. (Robert Michells - Sociologia dos Partidos Políticos)
Baseado no trecho do texto a seguir que descreve como um partido ao chegar ao domínio do Estado se comporta na sua relação com o restante da sociedade, em especial, com as massas, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas.
I) A massa, ou subproletariado como define André Singer, passa a votar majoritariamente em Lula e no PT a partir de 2006 PORQUE
II) Porque no domínio do primeiro mandato (2003-2006), medidas como aumento real do salario mínimo, credito estendido ao povo e o consumo proporcionado pelo Bolsa-Família e demais benefícios sociais, asseguraram certa 'representatividade do povo' nos meandros das decisões políticas.
A. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
B. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I.
C. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
D. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
E. Ambas as assertivas são falsas.

A democracia é considerada uma forma de governo que nasceu durante o período como 'Clássico' na Antiguidade grega (300-250 A.C), mas que com o tempo vai sofrendo modificações, devido as circunstancias sociais, política, culturais e econômicas.
Sobre a democracia, enquanto forma de governo é CORRETO afirmar:
A. Paises subdesenvolvidos em função da situação econômica não possuem democracia.
B. A democracia direta significa a participação de todos os processos de decisão e deliberação, mas restringe-se os atos de legislação a um grupo de pessoas.
C. A democracia representativa é um tipo de governo ideal para os tipos existentes de monarquia e parlamentarismo como existem em países, por exemplo, da Europa Ocidental.
D. Na Grécia Antiga praticava-se um tipo de democracia onde ate escravos e mulheres votavam.
E. Na Modernidade a democracia não é viável sendo preferida pelos países a monarquia, ou mesmo a república como governo ideal.

1) 'Houve um tempo em que os homens, em suas tribos eram iguais Veio a fome e então a guerra Pra alimentá-los como animai Não houve tempo em que o homem, por sobre a Terra viveu em paz. Desde sempre tudo é motivo, pra jorrar sangue cada vez mais. O homem é o lobo do homem, o lobo O homem é o lobo do homem, o lobo Sempre em busca do próprio gozo e todo zelo ficou pra trás Nunca cede e nem esquece, o que aprendeu com seus ancestrais. Não perdoa e nem releva, nunca vê que já é demais'. O Lobo - Pitty
Baseado na letra acima e no que foi lido e nas ideias de autores como Locke e Hobbes acerca do estado de natureza, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I) Não existe conflito no estado de natureza de Locke, enquanto que no de Hobbes, a ausência de regras e um governo central significa um estado constante de guerra e disputa PORQUE
II) Sem as regras, os indivíduos sentirão a necessidade de organizar melhor o convívio evitando assim conflitos e disputas, posto que apostaram em um governo formado para tentar apaziguar disputas e a violência irrestrita do estado de natureza.
A. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
B. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
C. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
D. Ambas as assertivas são falsas.
E. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I.

O subproletariado, conforme destacado no texto consiste na massa de pessoas que majoritariamente moram em zonas rurais, recebe menos de dois salários mínimos e está empregado/ocupado informalmente.
Segundo o autor, é correto afirmar que:
A. Com o Plano Real e seu sucesso, a direita ganhava eleições em 1994, o que fez com que Lula e o PT assumisse uma agenda socialdemocrata já a partir de 2003 no comando do país, o que agradou a massa proletária.
B. A elite nunca se identifica com o PT, sendo que o eleitorado desse partido é somente formados por setores de centro e centro-esquerda
C. O PSDB por ter uma orientação mais ao centro, do que a direita, consegue catalisar melhor e o eleitorado de classe média e, portanto, o mais pobre passa a votar na figura do Lula.
D. O subproletariado, antes de 2006 votava mais em políticos e lideranças tradicionais, posto que eles possuem uma orientação ideológica mais conservadora e cuja sentido do voto, esta mais para o acesso ao consumo.
E. Assim como destaca Marx na obra '18 de Brumário', essa massa proletária passa a votar no PT porque ela se organiza em torno dos ideais do partido.

O conceito de Política deriva da palavra pólis que significa o desejo, ou sentimento que os habitantes das antigas cidades da Antiguidade grega tinham com os destinos, ou rumos que cidade tomava. Sobre os significados da palavra política é CORRETO afirmar:
A. Política nunca pode ser confundida como a vida dos cidadãos e suas formas de vivência.
B. Nas sociedades modernas, a conotação do termo política, passam se referida aqueles que são eleitos para cargos, ou mandatos políticos ao nível do Estado.
C. A política se refere às coisas somente públicas, enquanto psicologia política se refere as coisas privadas.
D. Política refere-se a relação de dominantes e dominados, ou seja, toda relação politica é apenas uma relação de poder.
E. Na política, os fins só devem justificar os meios se acaso guerras e disputas ameacem a ordem pública.

O Estado passa ser a principal realidade política desde o fim da descentralização que marcou toda a vida medieval na Europa, estendendo-se até mesmo ate outras partes do globo, em virtude do processo de globalização.
Sobre as funções sociais e políticas do Estado Moderno, analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
I) O Estado Moderno é fruto das disputas envolvendo as lutas de classe entre mercadores capitalistas, fidalgos e o chamado reis-tutores
II) O Estado Moderno tem entre umas de suas funções, manter a ordem social e política, através do controle do meios físicos de coerção, ou seja, o monopólio da força física
III) O Estado Moderno em nada se parece com o modelo de Estado como no Egito Antigo, ou mesmo no Japão Feudal.
A. I
B. II
C. I e II
D. III
E. I, II e III

Analise as seguintes afirmacoes:
É correto o que se afirma apenas em:
I) Ate 1998, O PT era um partido que se situava mais a esquerda do espectro ideológico e que recebia votação ampla das elites.
II) A categoria "revolução passiva" se aplica perfeitamente a questão das ascensão eleitoral e política de Lula e o PT.
III) PT derrota o PSDB porque este partido passa a se identificar mais com a classe média do que com a classe subproletária.
IV) O PT passa a ser mais socialdemocrata, enquanto que o PSDB e somente ele, é um partido que defende o neoliberalismo.
A. I, II, III
B. II e IV
C. I, III e IV
D. I, II, III e IV
E. II e III

André Singer analisa que o lulismo, enquanto fenômeno eleitoral de massa, onde o PT e Lula conseguem ampla base eleitoral e política, ao superar o PSDB em relação ao apoio da massa subproletária, setores da classe média e mesmo parte da elite identificada com um projeto nacional-desenvolvimentista.
Baseado que foi discutido em sala de aula e o texto do referido autor, analise as afirmativas abaixo e a relação proposta entre elas.
I) Para Singer, o lulismo e o PT podem até ser confundidos na analise da conjuntura política nacional entre 2002-2010 PORQUE
II) A figura carismática e popular de Lula e a inclusão pelo consumo das massas proletárias traz o apoio eleitoral que o partido passa a conquistar estendendo-se até o ultimo pleito de 2014.
A. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justifica a I
B. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
C. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
D. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justifica a I.
E. Ambas as assertivas são falsas.

O filósofo Maquiavel é considerado o percurso da ciência política moderna por conta de suas ideias que pregam a separação da política do campo da moral, na compreensão dos fenômenos que cercam o poder.
Sobre a análise de Maquiavel, analise as seguintes afirmativas e marque a alternativa correta:
I) Não existe poder entre súditos e soberanos, em caso de principados mistos, como explica o autor.
II) Embora defendesse a República, Maquiavel descreve em sua obra 'O Príncipe' praticamente Estado como os principados.
III) Ao buscar na análise da condição humana, a reflexão sobre os assuntos da vida pública, o autor reconhece que muitas decisões políticas podem ser reprováveis politicamente.
A. II
B. I e II
C. II e III
D. I
E. III

Leia e analise as afirmativas abaixo:
I) O PT se torna partido de massas, mais a partir de 2006, do que em 2002. II) A geração de empregos com carteira assinada, recorde na história brasileira, garantiu ao PT a hegemonia até meados de 2016, com a queda da presidente Dilma. III) O PT não se coloca no epicentro das lutas de classe, mas age como um partido que ao alcançar o poder adota um tom conciliador entre espectros ideológicos, de esquerda, centro e direita. É correto apenas o que se afirma em:
A. III
B. II e III
C. I
D. I e III
E. I, II e III

Analise as seguintes assertivas:
Assinale a alternativa correta:
I) A anarquia pode ser considerada a vida social sem relações de poder exteriores a vida do indivíduo, como o Estado, governos, etc.
II) O Estado de Direito foi resultado do embate entre filósofos liberais e o Estado Absolutista entre os séculos XVII, XVIII e XIX.
III) Dizemos que A exerce poder em B, se por caso, A não consegue influenciar B.
A. I e II
B. II
C. I e III
D. III
E. I

Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I) O poder jamais pode ser considerado sob forma assimétrica, deste modo, numa sociedade anárquica, ainda sim existem regras, convenções coletivas e portanto, poder.
II) O poder é uma natureza da vida social, é inescapável a condição humana.
A. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II.
B. A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
C. Ambas as assertivas são falsas.
D. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa.
E. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II.

No caso descrito acima não existe relação de poder entre as pessoas enunciadas
I) No caso descrito acima não existe relação de poder entre as pessoas enunciadas
II) Entre essas pessoas não há uma relação em que o comportamento de um influencia, ou condicione o comportamento do outro
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
C. Ambas as assertivas são falsas
D. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira
E. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II

Sobre a filosofia política desses dois autores é CORRETO afirmar:
A. O estado de natureza corresponde a alegoria da realidade onde há ausência de centralização do poder político como descreve Hobbes
B. Para Maquiavel não existe nenhuma relação entre política e poder, pois quem detém o poder pode transmiti-lo de geração para geração
C. Para Maquiavel e Hobbes, o ser humano precisa da política para se tornar mais virtuoso e capaz de realizar e seguir prescrições e valores humanistas e cristãos
D. Não há na filosofia hobbesiana, ou maquiaveliana qualquer defesa de forma de governo específica como democracias, ou monarquias, apenas a defesa do contrato social.
E. O ser humano ataca o ser humano, mas pode através da religião e da caridade verter sua condição animalesca, observa Hobbes

Baseado na citação acima e no conteúdo relativo a noção de liberdade presente nas filosofias liberais dos século XVIII e XIX, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas
I) Para o liberalismo político a ideia de liberdade está ligada a sujeição a determinado corpo de normas que garante e assegura direitos ligados a perspectiva do indivíduo como, a opinião, a crença religosa, etc
II) Para autores como Stuart Mill e Tocqueville, a liberdade é o principal valor a ser resguardado pelo ordenamento político e jurídico
A. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
B. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
C. Ambas as assertivas são falsas
D. A assertiva I é falsa e a II é verdadeira
E. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II

A filosofia política de Maquiavel e Hobbes analisam a formação do Estado, baseado numa percepção sobre a condição humana, suas volições, inconstâncias, desejos e instabilidade social.
A partir do que foi estudado, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas:
I) No Estado de natureza, ou de guerra para Hobbes o homem é apenas um sujeito isolado sem qualquer contato ou relacionamento social
II) Maquiavel destaca que o poder possui natureza cíclica e é isso que explica a mudança no padrão das formas de relacionamento, porque pessoas antes viviam numa situação sem regra e depois, mesmo a contragosto passam a adotar uma ordem hierárquica e normativa
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. Ambas as assertivas são falsas
C. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II
D. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
E. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira

Sobre as teses da filosofia contratualista é CORRETO afirmar:
A. O Estado já existe mesmo antes do contato como observa Rousseau
B. Locke e Hobbes creem que o Estado imperial pode evoluir até a república, enquanto que Rousseau defende que a única forma política de menor conflito possível é a democracia
C. Só no Estado de natureza que há existência plena da propriedade como direito social, explica Locke
D. Para Hobbes todo direito de liberdade só é possível se o Estado não interfere na vida de nenhum súdito
E. A noção de contrato incorpora uma visão individualista em que o ser humano deve negociar as condições de funcionamento de uma determinada ordem social como explica esses filósofos

O contratualismo adota a noção de contrato social, como ponto de partida para a vida em sociedade.
Sobre a filosofia política contratualista, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I) Para Hobbes e Rousseau o contrato social deve subjugar o poder do soberano as vontade da ordem coletiva.
II) Segundo Locke a propriedade não existe numa estado de natureza, porque não há nenhum poder acima dos interesses individuais que a proteja e resguarde.
III) Para Rousseau a maldade humana corrompe a vida primitiva e tona premente a formação de uma sociedade sob lógica contratual.
A. III
B. I e II
C. I, II e III
D. II
E. I

Prévia do material em texto

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 1/21
Iniciado em Tuesday, 29 Dec 2020, 17:53
Estado Finalizada
Concluída em Tuesday, 29 Dec 2020, 19:21
Tempo
empregado
1 hora 28 minutos
Notas 20,00/20,00
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 2/21
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia: 
A história ensina-nos que nenhum movimento popular, por enérgico e vigoroso que seja, pode produzir mudanças profundos e
permanentes no organismo social do mundo civilizado. Os elementos dos movimentos, os homens que o conduzem e o alimentam,
terminam por experimentar um distanciamento gradual das massas, e são atraídos para a orbita da "classe politica". 
(Robert Michells - Sociologia dos Partidos Políticos) 
Baseado no trecho do texto a seguir que descreve como um partido ao chegar ao domínio do Estado se comporta na sua relação
com o restante da sociedade, em especial, com as massas, analise as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas 
I) A massa, ou subproletariado como de�ne André Singer, passa a votar majoritariamente em Lula e no PT a partir de 2006 
PORQUE 
II) Porque no domínio do primeiro mandato (2003-2006), medidas como aumento real do salario mínimo, credito estendido ao povo e
o consumo proporcionado pelo Bolsa-Família e demais benefícios sociais, asseguraram certa "representatividade do povo ' nos
meandros das decisões políticas. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
B. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justi�ca a I
C. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justi�ca a I. 
D. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira.
E. Ambas as assertivas são falsas.

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 3/21
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A democracia é considerada uma forma de governo que nasceu durante o período como "Clássico" na Antiguidade grega (300-250
A.C), mas que com o tempo vai sofrendo modi�cações, devido as circunstancias sociais, política, culturais e econômicas. Sobre a
democracia, enquanto forma de governo é CORRETO a�rmar: 
Escolha uma opção:
A. Paises subdesenvolvidos em função da situação econômica não possuem democracia
B. A democracia direta signi�ca a participação de todos os processos de decisão e deliberação, mas restringe-se os atos de
legislação a um grupo de pessoas
C. A democracia representativa é um tipo de governo ideal para os tipos existentes de monarquia e parlamentarismo como
existem em países, por exemplo, da Europa Ocidental. 
D. Na Grécia Antiga praticava-se um tipo de democracia onde ate escravos e mulheres votavam
E. Na Modernidade a democracia não é viável sendo preferida pelos países a monarquia, ou mesmo a república como governo
ideal.

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 4/21
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
1) "Houve um tempo em que os homens, em suas tribos eram iguais 
Veio a fome e então a guerra Pra alimentá-los como animai 
Não houve tempo em que o homem, por sobre a Terra viveu em paz. 
Desde sempre tudo é motivo, pra jorrar sangue cada vez mais. 
O homem é o lobo do homem, o lobo 
O homem é o lobo do homem, o lobo 
Sempre em busca do próprio gozo e todo zelo �cou pra trás 
Nunca cede e nem esquece, o que aprendeu com seus ancestrais. 
Não perdoa e nem releva, nunca vê que já é demais".
O Lobo - Pitty 
Baseado na letra acima e no que foi lido e nas ideias de autores como Locke e Hobbes acerca do estado de natureza, analise as
assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:
I) Não existe con�ito no estado de natureza de Locke, enquanto que no de Hobbes, a ausência de regras e um governo central
signi�ca um estado constante de guerra e disputa 
PORQUE 
II) Sem as regras, os indivíduo sentirão a necessidade de organizar melhor o convívio evitando assim con�itos e disputas, posto que
apostaram em um governo formado para tentar apaziguar disputas e a violência irrestrita do estado de natureza 
Escolha uma opção:
A. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira. 
B. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justi�ca a I.
C. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa
D. Ambas as assertivas são falsas.
E. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justi�ca a I

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 5/21
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O subproletariado, conforme destacado no texto consiste na massa de pessoas que majoritariamente moram em zonas rurais,
recebe menos de dois salários mínimos e está empregado/ocupado informalmente. Segundo o autor, é correto a�rmar que: 
Escolha uma opção:
A. A elite nunca se identi�ca com o PT, sendo que o eleitorado desse partido é somente formados por setores de centro e centro-
esquerda
B. O PSDB por ter uma orientação mais ao centro, do que a direita, consegue catalisar melhor e o eleitorado de classe média e,
portanto, o mais pobre passa a votar na �gura do Lula.
C. Com o Plano Real e seu sucesso, a direita ganhava eleições em 1994, o que fez com que Lula e o PT assumisse uma agenda
socialdemocrata já a partir de 2003 no comando do país, o que gradou a massa proletária.
D. O subproletariado, antes de 2006 votava mais em políticos e lideranças tradicionais, posto que eles possuem uma orientação
ideológica mais conservadora e cuja sentido do voto, esta mais para o acesso ao consumo. 
E. Assim como destaca Marx na obra “18 de Brumário”, essa massa proletária passa a votar no PT porque ela se organiza em
torno dos ideais do partido.

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 6/21
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O conceito de Política deriva da palavra pólis que signi�ca o desejo, ou sentimento que os habitantes das antigas cidades da
Antiguidade grega tinham com os destinos, ou rumos que cidade tomava. Sobre os signi�cados da palavra política é CORRETO
a�rmar: 
Escolha uma opção:
A. Na política, os �ns só devem justi�car os meios se acaso guerras e disputas ameacem a ordem pública.
B. A política se refere às coisas somente públicas, enquanto psicologia política se refere as coisas privadas
C. Nas sociedades modernas, a conotação do termo política, passam se referida aqueles que são eleitos para cargos, ou
mandatos políticos ao nível do Estado 
D. Política nunca pode ser confundida como a vida dos cidadãos e suas formas de vivência
E. Política refere-se a relação de dominantes e dominados, ou seja, toda relação politica é apenas uma relação de poder

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 7/21
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O Estado passa ser a principal realidade política desde o �m da descentralização que marcou toda a vida medieval na Europa,
estendendo-se até mesmo ate outras partes do globo, em virtude do processo de globalização. Sobre as funções sociais e políticas
do Estado Moderno, analise as seguintes a�rmativas e marque a alternativa correta: 
I) O Estado Moderno é fruto das disputas envolvendo as lutas de classe entre mercadores capitalistas, �dalgos e o chamado reis-tutores 
II) O Estado Moderno tem entre umas de suas funções, manter a ordem social e política, através do controle do meios físicos de
coerção, ou seja, o monopólio da força física 
III) O Estado Moderno em nada se parece com o modelo de Estado como no Egito Antigo, ou mesmo no Japão Feudal. 
Escolha uma opção:
A. I, II e III
B. III
C. I e II
D. I
E. II 

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 8/21
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Analise as seguintes a�rmações: 
I) Ate 1998, O PT era um partido que se situava mais a esquerda do espectro ideológico e que recebia votação ampla das elites. 
II) A categoria "revolução passiva" se aplica perfeitamente a questão das ascensão eleitoral e política de Lula e o PT. 
III) PT derrota o PSDB porque este partido passa a se identi�car mais com a classe média do que com a classe subproletária.
IV) O PT passa a ser mais socialdemocrata, enquanto que o PSDB e somente ele, é um partido que defende o neoliberalismo. 
É correto o que se a�rma apenas em: 
Escolha uma opção:
A. I, II, III e IV
B. I, III e IV
C. I, II, III
D. II e III 
E. II e IV

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 9/21
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
André Singer analisa que o lulismo, enquanto fenômeno eleitoral de massa, onde o PT e Lula conseguem ampla base eleitoral e
política, ao superar o PSDB em relação ao apoio da massa subproletária, setores da classe média e mesmo parte da elite identi�cada
com um projeto nacional-desenvolvimentista. Baseado que foi discutido em sala de aula e o texto do referido autor, analise as
a�rmativas abaixo e a relação proposta entre elas 
I) Para Singer, o lulismo e o PT podem até ser confundidos na analise da conjuntura política nacional entre 2002-2010 
PORQUE 
II) A �gura carismática e popular de Lula e a inclusão pelo consumo das massas proletárias traz o apoio eleitoral que o partido passa
a conquistar estendendo-se até o ultimo pleito de 2014. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. A assertiva I esta correta, enquanto que II e falsa.
B. As assertivas I e falsa, enquanto que a II e verdadeira. 
C. Ambas as assertivas são falsas.
D. As assertivas I e II estão corretas, sendo a II justi�ca a I.
E. As assertivas I e II estão corretas sendo que II não justi�ca a I

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 10/21
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O �lósofo Maquiavel é considerado o percurso da ciência política moderna por conta de suas ideias que pregam a separação da
política do campo da moral, na compreensão dosa fenômenos que cercam o poder. Sobre a análise de Maquiavel, analise as
seguintes a�rmativas e marque a alternativa correta 
I) Não existe poder entre súditos e soberanos, em caso de principados mistos, como explica o autor 
II) Embora defendesse a República, Maquiavel descreve em sua obra "O Príncipe" praticamente Estado como os principados. 
III) Ao buscar na análise da condição humana, a re�exão sobre os assuntos da vida pública, o autor reconhece que muitas decisões
políticas podem ser reprováveis politicamente. 
Escolha uma opção:
A. II
B. I e II
C. II e III 
D. I
E. III

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 11/21
Questão
10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Leia e analise as a�rmativas abaixo 
I) O PT se torna partido de massas, mais a partir de 2006, do que em 2002. 
II) A geração de empregos com carteira assinada, recorde na história brasileira, garantiu ao PT a hegemonia até meados de 2016,
com a queda da presidente Dilma. 
III) O PT não se coloca no epicentro das lutas de classe, mas age como um partido que ao alcançar o poder adota um tom
conciliador entre espectros ideológicos, de esquerda, centro e direita. 
É correto apenas o que se a�rma em: 
Escolha uma opção:
A. II e III
B. I, II e III 
C. I
D. I e III
E. III 
29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 12/21
Questão
11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Analise as seguintes assertivas 
I) A anarquia pode ser considerada a vida social sem relações de poder exteriores a vida do indivíduo, como o Estado, governos, etc. 
II) O Estado de Direito foi resultado do embate entre �loso�as liberais e o Estado Absolutista entre os séculos XVII, XVIII e XIX 
III) Dizemos que A exerce poder em B, se por caso, A não consegue in�uenciar B 
Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. II
B. III
C. I e III
D. I
E. I e II 

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 13/21
Questão
12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Analise as seguintes a�rmações 
I) A relação de poder igualdade e liberdade 
II) Matar pode ser uma ação política aceitável, desde que seja feito em prol de um ideal, ainda que seja algo imoral. 
III) O professor exerce um poder do tipo econômico 
IV) O con�ito, sua natureza e causa, é abordado pelas teorias políticas 
Estão corretos os itens: 
Escolha uma opção:
A. I, III e IV 
B. I, II, III e IV
C. I e II
D. II e IV
E. I e III

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 14/21
Questão
13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Se João obedece o que sua mãe diz, o que o patrão ordena, ou ainda o que o namorada lhe pede se con�gura numa relação de
poder. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas: 
I) O poder jamais pode ser considerado sob forma assimétrica, deste modo, numa sociedade anárquica, ainda sim existem regras,
convenções coletivas e portanto, poder 
PORQUE 
II) O poder é uma natureza da vida social, é inescapável a condição humana. 
Escolha uma opção:
A. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II
B. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
C. Ambas as assertivas são falsas
D. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
E. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira 

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 15/21
Questão
14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre o conceito de política, nascido na Antiguidade grega e objeto de re�exão de �lósofos e pensadores, como Platão e Aristóteles,
é correto a�rmar: 
Escolha uma opção:
A. A política estuda o con�ito entre macacos beduínos, bem como da comunidade de elefantes.
B. O termo poder remete a relação de poder, logo requer certa desigualdade do convívio social. 
C. A política possui natureza individual e direta, logo faz parte de qualquer convívio humano.
D. O termo política foi criado pelos gregos para referir-se a paixão pela pólis, que era uma espécie de vida conjugal e parental,
com vistas a coletividade.
E. Não existe política entre a relação de patrões e empregados, muito menos na relação entre pais e �lhos.

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 16/21
Questão
15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
"O empregado não saiu do seu trabalho, pois sabia que o patrão também não tava lá 
Dona de casa não saiu pra comprar pão,pois sabia que o padeiro também não tava lá 
E o guarda não saiu para prender, pois sabia que o ladrão também, não tava lá 
E o ladrão não saiu pra roubar, pois sabia que não ia ter como gastar" 
Raul Seixas - O Dia em que Terra Parou" 
Analise as assertivas e marque a alternativa correta 
I) No caso descrito acima não existe relação de poder entre as pessoas enunciadas 
PORQUE 
II) Entre essas pessoas não há uma relação em que o comportamento de um in�uencia, ou condicione o comportamento do outro 
Escolha uma opção:
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
C. Ambas as assertivas são falsas 
D. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira
E. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II 
29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 17/21
Questão
16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Maquiavel e Hobbes ao tratar dos fenômenos da política os liga intimamente a dinâmica da condição humana e formação do Estado,
ou ao menos de centralização do poder político. Sobre a �loso�a política desses dois autores é CORRETO a�rmar: 
Escolha uma opção:
A. Para Maquiavel e Hobbes, o ser humano precisa da política para se tornar mais virtuoso e capaz de realizar e seguir
prescrições e valores humanistas e cristãos
B. O ser humano ataca o ser humano, mas pode através da religião e da caridade verter sua condição animalesca, observa
Hobbes
C. Para Maquiavel não existe nenhuma relação entre política e poder, pois quem detém o poder pode transmiti-lo de geração
para geração
D. Não há na �loso�a hobbesiana, ou maquiaveliana qualquer defesa de forma de governo especí�ca como democracias, ou
monarquias, apenas a defesa do contrato social.
E. O estado de natureza corresponde a alegoria da realidade onde há ausência de centralização do poder político como descreve
Hobbes 

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 18/21
Questão
17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
"Se toda a humanidade menos um fosse da mesma opinião, e apenas um indivíduo fosse de opinião contrária, a humanidade não
teria maior direito de silenciar essa pessoa do que esta o teria, se pudesse, de silenciar a humanidade". 
John Stuart Mill 
Baseado na citação acima e no conteúdo relativo a noção de liberdade presente nas �loso�as liberais dos século XVIII e XIX, analise
as seguintes assertivas e a relação proposta entre elas 
I) Para o liberalismo político a ideia de liberdade está ligada a sujeição a determinado corpo de normas que garante e assegura
direitos ligados a perspectiva do indivíduo como, a opinião, a crença religosa, etc 
PORQUE 
II) Para autores como Stuart Mill e Tocqueville, a liberdade é o principal valor a ser resguardado pelo ordenamento político e jurídico 
Escolha uma opção:
A. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
B. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II 
C. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira
D. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
E. Ambas as assertivas são falsas 
29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 19/21
Questão
18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A �loso�a política de Maquiavel e Hobbes analisam a formação do Estado, baseado numa percepção sobre a condição humana,
suas volições, inconstâncias, desejos e instabilidade social e pessoal. A partir do que foi estudado, analise as seguintes assertivas e a
relação proposta entre elas: 
I) No Estado de natureza, ou de guerra para Hobbes o homem é apenas um sujeito isolado sem qualquer contato ou relacionamento
social 
PORQUE 
II) Maquiavel destaca que o poder possui natureza cíclica e é isso que explica a mudança no padrão das formas de relacionamento,
porque pessoas antes viviam numa situação sem regra e depois, mesmo a contragosto passam a adotar uma ordem hierárquica e
normativa 
Escolha uma opção:
A. Ambas as assertivas são verdadeiras e a I é explicada pela II
B. Ambas as assertivas são falsas 
C. Ambas as assertivas são verdadeiras, mas a I não é explicada pela II
D. A assertiva I é verdadeira, mas a II é falsa
E. A assertiva I e falsa e a II e verdadeira 
29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 20/21
Questão
19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A �loso�a contratualista elaborada por Hobbes, Locke e Rousseau aborda as condições de formação das sociedade política como
fundamento da sociedade, das regras e cultura. Sobre as teses da �loso�a contratualista é CORRETO a�rmar: 
Escolha uma opção:
A. Locke e Hobbes creem que o Estado imperial pode evoluir até a república, enquanto que Rousseau defende que a única forma
política de menor con�ito possível é a democracia
B. A noção de contrato incorpora uma visão individualista em que o ser humano deve negociar as condições de funcionamento
de uma determinada ordem social como explica esses �lósofos 
C. Só no Estado de natureza que há existência plena da propriedade como direito social, explica Locke
D. O Estado já existe mesmo antes do contato como observa Rousseau
E. Para Hobbes todo direito de liberdade só é possível se o Estado não interfere na vida de nenhum súdito

29/12/2020 AP3.1 Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2476213&cmid=77704 21/21
Questão
20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O contratualismo adota a noção de contrato social, como ponto de partida para a vida em sociedade. Sobre a �loso�a política
contratualista, analise as seguintes a�rmativas e assinale a alternativa CORRETA: 
I) Para Hobbes e Rousseau o contrato social deve subjugar o poder do soberano as vontade da ordem coletiva 
II) Segundo Locke a propriedade não existe numa estado de natureza, porque não há nenhum poder acima dos interesses individuais
que a proteja e resguarde 
III) Para Rousseau a maldade humana corrompe a vida primitiva e tona premente a formação de uma sociedade sob lógica
contratual 
Escolha uma opção:
A. I e II
B. III
C. I
D. II 
E. I, II e III

ATIVIDADE ANTERIOR 
Avaliação Formativa II
PRÓXIMA ATIVIDADE
Atividade Discursiva 

https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=77702&forceview=1
https://virtual.uninta.edu.br/mod/assign/view.php?id=77705&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina