Buscar

Resumos Artigo O envelhecimento na atualidade aspectos cronológicos, biologicos, psicológicos e sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais
Rodolfo Herberto SCHNEIDER / Tatiana Quarti IRIGARAY
- Condições históricas, políticas, econômicas, geográficas e culturais produzem diferentes representações sociais da velhice e também do idoso.
- Importância do contexto social na determinação da idade da velhice, pois indivíduo e sociedade estão relacionados diretamente.
- O conceito de idade é multidimensional e não é uma boa medida do desenvolvimento humano.
- Três grupos de pessoas mais velhas: os idosos jovens, os idosos velhos e os idosos mais velhos. O termo idosos jovens geralmente se refere a pessoas de 65 a 74 anos, que costumam estar ativas, cheias de vida e vigorosas. Os idosos velhos, de 75 a 84 anos, e os idosos mais velhos, de 85 anos ou mais, são aqueles que têm maior tendência para a fraqueza e para a enfermidade, e podem ter dificuldade para desempenhar algumas atividades da vida diária.
- Classificação muito usada é por idade funcional, isto é, o quão bem uma pessoa funciona em
um ambiente físico e social em comparação a outras de mesma idade cronológica.
- O envelhecimento aparece associado a doenças e perdas, e é na maioria das vezes entendido como apenas um problema médico.
- O status reduzido das pessoas idosas é também devido à ênfase contemporânea na juventude, beleza, autonomia, independência e na habilidade de ser produtivo ou reprodutivo.
- Os estereótipos negativos são atribuídos principalmente pelos próprios idosos, que não se reconhecem como tal e falam da categoria “velho” como se não fizessem parte da mesma.
- Para muitas pessoas, interagir com velhos é lembrar-se da proximidade com a morte.
- Ao mesmo tempo em que as pessoas querem viver muito, não querem ficar velhas nem se parecer com velhos.
- “Velho” significa muito idoso, antigo, gasto pelo tempo, experimentado, veterano, que há 
muito tempo exerce uma profissão ou tem certa qualidade, desusado, obsoleto.
- CURIOSIDADE: - A palavra terceira idade, atualmente tão usada, teve sua origem na França, na década de 1960, e era utilizada para descrever a idade em que a pessoa se aposentava.
- Se não houvesse preconceito, não seria necessário disfarçar nada por meio de palavras.
- As palavras “avó”, “aposentado” e “pensionista” suscitam controvérsias na realidade brasileira porque elas não são sinônimas de “ser velho”.
- Diferentes formas de definir e conceituar a velhice. Uma delas é a definição preconizada pela Organização Mundial da Saúde, que é baseada na idade cronológica, na qual a definição de
idoso inicia aos 65 anos nos países desenvolvidos e aos 60 anos nos países em desenvolvimento. No Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso (2003), as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são reconhecidas como idosas.
- A idade cronológica pode ser entendida como algo absoluto e nela são fixadas propriedades que podem ser medidas. Tende a obscurecer o fato de que o tempo não é fundamentalmente absoluto ou objetivo, mas relativo e subjetivo.
- A idade biológica é definida pelas modificações corporais e mentais que ocorrem ao longo do processo de desenvolvimento e caracterizam o processo de envelhecimento humano.
- A idade social é definida pela obtenção de hábitos e status social pelo indivíduo para o preenchimento de muitos papéis sociais ou expectativas em relação às pessoas de sua idade, em sua cultura e em seu grupo social.
- O envelhecimento social deve ser entendido como um processo de mudanças de papéis sociais.
- A sociedade atribui aos aposentados o rótulo de improdutivos e inativos. Rompimento abrupto das relações sociais. Aposentadoria => “um rito de passagem para a velhice”.
- O conceito de idade psicológica pode ser como a relação que existe entre a idade cronológica e às capacidades psicológicas. 
- A idade psicológica pode também ser definida pelos padrões de comportamento adquiridos e mantidos ao longo da vida e tem uma influência direta na forma como as pessoas envelhecem.

Continue navegando