Buscar

Resumo células

Prévia do material em texto

A anatomia surgiu da busca pelo entendimento de como funciona o corpo humano, suas características, especificidades e necessidades. Mas para chegar ao conhecimento que se tem hoje, muito foi estudado e pesquisado pelos antepassados. Um ótimo e amplo conceito de anatomia “Anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais” (AMERICAN ASSOCIATION OF ANATOMISTS, 1981).
E ainda segundo Dangelo & Fattini (1984, p. 1) “no seu conceito mais amplo anatomia (ana = em partes; tomein = cortar) é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados”. 
Três grupos compõem a subdivisão da anatomia segundo o método de observação. Macroscópica é a pesquisa das estruturas visíveis, que podem ser vistas a olho nu; Microscópica estuda as partes invisíveis dos organismos, podendo ser vista com a utilização de ferramentas e aparelhos, como microscópio. Faz parte desse grupo o estudo dos tecidos (histologia) e das células (citologia); Anatomia de desenvolvimento é o estudo do desenvolvimento do ser humano a partir da fertilização até a fase adulta. Engloba a embriologia.
A célula é a menor unidade estrutural e funcional dos organismos. Unidade estrutural porque as células constituem os tecidos e os órgãos, e unidade funcional porque são capazes de exercer as funções básicas da vida, como metabolismo, produção de energia e reprodução. As células eucariontes possuem envoltório nuclear, formando um núcleo verdadeiro, o que protege o DNA do movimento do citoesqueleto. O citoplasma dos eucariontes, diferente daquele dos procariontes, é subdividido em compartimentos, aumentando a eficiência metabólica, o que permite que atinjam maior tamanho sem prejuízo das suas funções. Essas células são encontradas nos protozoários, fungos, plantas e animais. Essas são maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa sua riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.
O seu sistema de membrana separa os diversos processos metabólicos por conta do direcionamento das moléculas absorvidas e das diferenças enzimáticas entre as membranas (que formam diversos compartimentos). Essa separação de atividades permite às células eucariontes uma maior eficiência e tamanho. Seus cromossomos e DNA, tem maior quantidade de DNA, e seus cromossomos apresentam histonas e ficam separados do citoplasma pelo envoltório nuclear. Seu citoplasma é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas). Pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como gotículas lipídicas e glicogênio. O espaço entre esses compostos é preenchido pela matriz citoplasmática ou citosol. O citosol contém moléculas de água e diversos íons, aminoácidos, enzimas que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares). Então a membrana plasmática separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.
Núcleo: contém o DNA celular e controla as atividades da célula por meio dos genes.
Nucléolos: localizam-se no interior do núcleo, onde há a síntese de ribossomos
Mitocôndrias: sua principal função é a de liberar energia gradualmente, das moléculas de glicose e ácidos graxos.
Vacúolos: são estruturas que armazenam substâncias diversas.
Complexo de Golgi: formado por diversas vesículas achatadas e circulares e relacionado com a síntese de carboidratos.
Retículo Endoplasmático Rugoso e Liso: síntese de proteína; síntese de lipídios.
Lisossomos: contem enzimas hidrolíticas envolvidas na digestão celular.
Nas células eucariontes, a cadeia respiratória, uma das etapas da respiração celular, ocorre na membrana interna das mitocôndrias. É no processo de respiração celular que a célula consegue obter a energia necessária para as suas atividades.
Existe nas células eucariontes ainda a presença de um citoesqueleto, uma espécie de rede formada por vários filamentos proteicos. Por causa dessa característica, essas células são capazes de realizar endocitose e exocitose, dois processos relacionados com o transporte de substâncias. Na endocitose, a célula capta substâncias do meio extracelular para o intracelular e, na exocitose, ocorre o processo inverso. O citoesqueleto garante a movimentação das vesículas com substâncias em seu interior.
As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie. As células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização celular.
A principal diferença entre células procariontes e eucariontes é que nessas últimas observa-se a presença de um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nas células eucariontes, é possível observar ainda a presença de citoesqueleto, organelas celulares membranosas e processos como endocitose, exocitose, mitose e meiose, os quais não ocorrem em células procariontes.
REFERÊNCIAS
APOSTILA DE ANATOMIA APLICADA AO CURSO DE PSICOLOGIA: Inicio do estudo de Anatomia (DISPONIBILIZADO PELA PROFESSORA).
 Células PDF. CAP 1. (DISPONIBILIZADO PELA PROFESSORA).
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Células eucariontes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-eucariontes.htm. Acesso em 22 de setembro de 2020.
IMAGEM: Acesso em: 22 de Set. De 2020. Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/55/19/5519fd71de112-celulas-eucariontes.jpg

Continue navegando