Buscar

Tarefa 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Modelagem de Sistema com UML e Orientação a Objetos
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo.
Pontuação: 20 pontos de 40
TAREFA 4
Considere um sistema de controle de hotelaria a ser desenvolvido com os requisitos abaixo e resolva as atividades propostas a seguir.
· Os quartos podem ser alugados no momento em que o hóspede chega ao hotel (desde que existam vagas) ou serem reservados via internet.
· Caso seja a primeira vez que aluga quartos, ou seus dados tenham mudado, o hóspede deve ser cadastrado antes de finalizar o aluguel do quarto.
· Além do aluguel do quarto, o hotel oferece diversos serviços, como restaurante, lavar e/ou passar roupas, etc. Obviamente, quaisquer desses serviços, se solicitado, será cobrado na fatura final.
· O hóspede pode também consumir os produtos contidos no frigobar, que também são cobrados pelo hotel.
· As diárias vencem ao meio-dia. A política do hotel exige que as diárias sejam quitadas semanalmente. Quando o cliente for quitar a fatura, quitará não somente as diárias do(s) quarto(s) que alugou, mas também qualquer serviço que tenha solicitado e os itens consumidos no frigobar.
· O hóspede, depois de quitar a fatura, pode permanecer no hotel ou encerrar sua estadia.
· Quando for encerrar sua estadia, o hóspede deverá pagar quaisquer diárias ou serviços ainda não pagos.
1ª Atividade: Modele o diagrama de casos de uso para esse sistema, considerando as funcionalidades descritas na tabela apresentada abaixo. Para facilitar o seu trabalho, considere os seguintes atores: hóspede – este ator representa, como o próprio nome diz, os hóspedes que se hospedam no hotel – e funcionário – este ator representa os funcionários responsáveis por reservar e alugar quartos, bem como manter o cadastro de hóspedes, realizar serviços e quitar diárias. Utilize relacionamentos de extensão e inclusão no diagrama.
Tabela 1. Funcionalidades do sistema de hotelaria.
	Função
	descrição
	Reservar Quarto
	Esta funcionalidade representa o processo pelo qual um hóspede reserva um ou mais quartos de hotel.
	Alugar Quarto
	Esta funcionalidade representa o processo pelo qual um hóspede aluga um ou mais quartos no hotel.
	Manter Cadastro Hóspede
	Esta funcionalidade representa as etapas necessárias para que um funcionário efetue a manutenção do cadastro de hóspedes. Ao reservar ou alugar um quarto, caso o hóspede não possua cadastro no hotel, ou seus dados tenham sofrido alguma alteração desde a última reserva ou aluguel, é necessário manter seu cadastro.
	Solicitar Serviço
	Esta funcionalidade representa as etapas necessárias para que o hóspede solicite alguns dos serviços oferecidos pelo hotel.
	Quitar diárias
	Esta funcionalidade compreende as etapas necessárias para um hóspede quitar suas diárias. A quitação das diárias não necessariamente significa o encerramento da estadia do hóspede. Na quitação das diárias, é necessário também quitar quaisquer serviços solicitados ou consumo do frigobar (funcionalidades Quitar Consumo e Quitar Serviços). 
	Encerrar Estadia
	Esta funcionalidade representa o processo pelo qual um hóspede encerra sua estadia no estabelecimento. Observa-se que este processo implica a quitação de diárias ainda não pagas.
2ª Atividade: Escolha três casos de uso modelados na 1ª Atividade e para cada caso de uso descreva sua documentação segundo o padrão apresentado na disciplina contendo nome, descrição, ator(es), pré-condições, fluxos (principal, alternativos, e de exceção), pós-condições e restrições quando necessários.
3ª Atividade: Desenvolva o diagrama de classes para o sistema considerando os pelo menos os seguintes fatos:
· O hotel aluga quartos de diversas categorias (simples, duplo, casal, luxo, etc.). O valor dos quartos varia de acordo com a categoria.
· Cada hóspede precisa ser identificado no momento em que ocupa um quarto, mesmo que este seja pago por outro hóspede. Caso seu cadastro ainda não exista ou seus dados tenham mudado, é necessário cadastrá-lo.
· Um hóspede pode alugar muitos quartos, em um mesmo momento ou em momentos diferentes, e um quarto pode ser alugado por muitos hóspedes, em momentos diferentes, naturalmente.
· Dependendo da categoria do quarto, ele terá uma determinada quantidade de itens, tanto no quarto propriamente dito como no frigobar.
· Um hóspede pode consumir itens do frigobar. Cada item tem valores e quantidades diferentes.
· Um hóspede pode solicitar serviços do hotel.
· Cada quarto gera diárias sempre ao meio-dia. Uma diária deve ser paga exclusivamente por um determinado hóspede, mas um hóspede pode pagar muitas diárias.
· É necessário saber qual funcionário foi responsável pela locação e/ou encerramento de um quarto.
 
4ª Atividade: Desenvolva o diagrama de componentes para o sistema considerando que:
· É necessário haver um módulo de manutenção para gerenciar os cadastros de funcionários, categorias, quartos, etc.
· É necessário também implementar um módulo para realizar as reservas dos quartos elos hóspedes.
· Da mesma forma é preciso existir um módulo para o gerenciar o aluguel dos quartos.
· O aluguel de um quarto pode implicar na solicitação de serviços ou no consumo de itens do frigobar, assim é necessário haver alguma forma de registrar esses pedidos. 
5ª Atividade: Escolha um dos casos de uso especificados na 2ª Atividade e faça a modelagem usando um diagrama de sequência de acordo com os conceitos aprendidos.
6ª Atividade: Escolha um dos casos de uso especificados 2ª Atividade e faça a modelagem usando um diagrama de atividades de acordo com os conceitos aprendidos. Pode ser utilizado o mesmo caso de uso escolhido na 5ª atividade.

Outros materiais