Buscar

Crise de um cenário econômico

Prévia do material em texto

Num cenário de crise atual em que vivemos, porém com uma ponta de esperança que estamos num período de retorno ao crescimento da atividade produtiva, há pouco tempo o governo federal havia anunciado medidas fiscais restritivas como aumento na cobrança de impostos, com o objetivo de retomar o equilíbrio das contas públicas e também com a redução de gastos públicos para combater a inflação.”
Diante deste cenário, explique com suas palavras em no máximo dez linhas quais os impactos positivos e negativos na adoção de tais políticas.
Mediante a essas decisões políticas, nos deparamos com cenários controversos por diversas vezes. Em nenhum momento nos deparamos com ações com o Governo Federal nas restrições aos benefícios concedidos aos mesmos, passando a “conta” somente para os contribuintes.
Observamos que através da redução da taxa básica de Juros – SELIC para patamares nunca alcançados na história moderna do Brasil, ainda é algo muito novo para nós, pois não sabemos como a mercado vai reagir a essas medidas. Observamos recentemente que, mesmo com as medidas de redução da taxa de juros, as indústrias estão efetuando cobranças nas mais diversas áreas da economia, agroindústria, industrias, comércio e serviços. 
Vale a pena destacar que com o aumento das cobranças de impostos e até mesmo a criação de outros tributos e/ou taxas, isso certamente contribuirá ainda mais para o aumento da inflação, pois o mercado nacional é extremamente oportunista. A maior resposta para tal afirmação é o alto volume de empresas que ingressaram com as exportações após a pandemia, logo, passaram a aumentar os preços dos produtos no mercado interno e passar a vender em Dólar em virtude da alta valorização da moeda. Como se isso não bastasse, acredito que com o assistencialismo do Governo Federal, tanto para as empresas quanto para as pessoas, também tem contribuído com o aumento dos produtos no mercado interno.

Continue navegando