Buscar

Relatório Ética - Filme Em busca da felicidade

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Departamento de Agrotecnologia Ciências Sociais – Caraúbas
Curso de Graduação em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Ética e Legislação
Professora: Mara Jales
Aluno: Luiz Felipe Couto R. França
Relatório Filme:
Em Busca da Felicidade
Caraúbas – RN
Introdução
O filme Em Busca da Felicidade, trata da história de duas crianças provenientes de famílias frágeis, a qual a menina, denominada no filme por Cass, sobre abusos de seu pai. O menino, conhecido por Ben, não recebe o carinho necessário que uma criança deve receber na infância, o que o torna uma criança carente de cuidados.
Essa fragilidade familiar a qual as personagens estavas passando é muito comum, não só na época vivida no filme (anos 60), mas também nos dias de hoje. Os conflitos em que se encontram as famílias, principalmente as de classes sócias menos favorecidas facilitam os traumas que uma criança pode sofrer numa parte da vida onde as suas opiniões éticas e caráter se formam.
O filme vem de encontro com conceito de felicidade com os principais filósofos gregos, como o exemplo de Sócrates, que dizia "conhece-te a ti mesmo" é a chave para a conquista da felicidade. 
O pensamento aristotélico também é encontrado no filme quando diz que a felicidade é mais acessível ao sábio que mais facilmente basta a si mesmo, mas é aquilo que, na realidade, devem tender todos os homens da cidade.
Em uma passagem do filme, onde Ben faz clara menção a Aristóteles é no momento em que ele lamenta o casamento de seus pais, onde ele vai mais a fundo e diz que eles nem deveriam ter filhos uma alusão a um seguinte antigo provérbio grego, registrado por Aristóteles, afirma que "a melhor das coisas é não nascer".
Segundo Platão, tudo tinha o seu plano, e era isso que a menina fazia ao querer medir os seus passos, fazendo com que a viagem deles tivesse foco. Com essa relação, notamos as proposições éticas que o filme tenta nos passar.
Enredo do Filme
Ao abandonar a família para que pudessem encontrar a felicidade, eles tentam estabelecer um preceito ético utópico, pois eles não se sentindo satisfeitos com a falta de amor do seu lar, tentam encontrar e criar o seu próprio lar, onde eles pudessem ser realmente felizes.
Na jornada a fim de encontrar os tios de Cass, eles pegam carona com carroceiros na estrada, o que não é uma coisa segura, mas o menino cuida de sua amada, deixando até de dormir para garantir a segurança de ambos.
Resolvem dormir num chiqueiro onde o dono do mesmo, resolve mantê-los ali, onde nesse momento percebemos que este homem tem problemas familiares com sua mulher, relatando mais um caso de imperfeição familiar.
Eles também resolvem se “casar” o qual o próprio dono do chiqueiro presta a cerimônia. Neste momento, é verificado que a mente dessas crianças está desregulada com a idade que ela tem, já que vem fazendo coisas tipicamente de adultos, como se casar, constituir família, viajar sozinhos e na forma de estabelecimento de relacionamento.
A menina estava traumatizada pois tinha perdido os pais. Mesmo que tenha sido abusada por seu pai, ela mostrava muita das coisas que aprendera com ele, já que ele a ensinava nas horas vagas por ter como profissão a de professor. Ela sofre muito com a perda de seus pais, já que se auto intitula como assassina deles, seus pais morreram num acidente de carro, onde seu pai, alterado psiquicamente, tenta tocá-la ao mesmo tempo em que dirige e sua mãe nada fazia, mesmo sabendo das coisas que seu marido fazia.
Isso fez com que com que a menina tivesse sérios problemas psicológicos, sendo inclusive internada e sido dopada em hospitais psiquiátricos. Mas antes disso eles chegam na casa de seus tios, porém, até o caminho contaram muitas mentiram, tendo inclusive fugido de um departamento policial, também ficaram à mercê do perigo pegando carona com palhaços de circo que os tentaram a utilizar drogas.
Na chegada na casa de seus tios, eles percebem que eles são bem liberais, o que faziam beber n frente deles sem achar nenhum problema, inclusive em os considerar marido e mulher aos 12 anos. Notamos aí outro caso de família imperfeita.
O rótulo que foi tentado dar a família foi notado como impossível e muitas vezes a obsessão em querer encontrar a dita cuja provocar um lapso dela. O traçado de objetivos em que eles foram propostos nos mostra que devemos acreditar nos nossos sonhos e lutar para que um dia possamos estar os vivendo.
Conclusão
Com isso podemos verificar a importância em que se deve ter ao constituirmos família em base sólida, pois uma família desestruturada, afeta mais do que o nosso eu, mais uma vida ainda em desenvolvimento podendo causar danos irreversíveis a essa criança, que muitas vezes pode buscar coisas que não convém com a nossa ética.
Referências
MARCONDES, Danilo, 1953- M269t Textos básicos de ética / Danilo Marcondes. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007
GUILHERME, Z. 20010. EM BUSCA DA FELICIDADE. Disponível em: <http://acervodocinema.blogspot.com.br/2013/07/em-busca-da-felicidade.html> Acesso em: 02/02/2014

Continue navegando