Buscar

Principio da Continuidade

Prévia do material em texto

PRINCIPIO DA CONTINUIDADE
· O principio pressupõe que a entidade continuará em operação do futuro.
· Nenhuma empresa foi criada para fechar, continuidade das atividades é dada por tempo indeterminado.
· Pelo principio a empresa deve ser considerada como um organismo em movimento constante e continuo de produção (Venda, compra...). 
· Em regra a empresa não pode ser criada com prazo estabelecido para encerramento, partindo do pressuposto de que a mesma operará indefinidamente em longo prazo, assim não há prazo estabelecido para sua descontinuidade.
· O postulado de continuidade pressupõe que a entidade contábil continuara funcionando por tempo suficiente para cumprir seus compromissos existentes.
· Para que compromissos antigos possam ser cumpridos, dá se a ideia de que a empresa precisara fazer novos compromissos para cumprir os já existentes e, assim, firmando uma suposição de que a empresa tem duração indefinida.
· A continuidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mudanças considerando que a entidade terá vida continua à longo do tempo.
· OBS: Descontinuidade: Pode ser por dificuldades financeiras, deliberação dos sócios...
· Com a descontinuidade as maiorias dos princípios contábeis passam a não ser mais utilizados.
· Exemplos: 
1. Quando por exemplo o contador de uma empresa sabe que a empresa vai fechar, ele não lançará um empréstimo à longo prazo, tendo o pressuposto o encerramento das atividades da empresa, dessa forma, ele passará a fazer os lançamentos contábeis visando o encerramento.
2. Quando uma empresa vai a falência, seus bens são vendidos, não sendo mais avaliados pelo preço de mercado, são vendidos muito mais baratos ou até mesmo como sucatas, por não ter a mesma utilidade para as demais empresas.

Continue navegando