Buscar

Direito Adm para OAB

Prévia do material em texto

AULA 05- 
obs: órgãos autônomos participam das decisões do governo e têm capacidade de autoadministração técnica e financeira.
Orgãos superiores : são orgãos de direção, comando e controle, mas sempre sujeitos á hierarquia de uma chefia mais elevada. Têm capacidade técnica e recebem variadas denominações tais como : coordenadorias, departamentos , divisões , etc.
órgãos subalternos: são órgãos que desempenham funções de execução seguindo as diretrizes dos órgãos superiores. Tem reduzido o poder decisório ( ex: seção de pessoal, de matéria, de expediente etc.)
2) classificação com relação á estrutura
os órgãos simples ou unitários dão os que não têm outros órgãos menores em sua estrutura ( ex: seção de pessoal
órgãos compostos são os que tem outros órgãos menores na sua estrutura, os quais podem desenvolver a mesma atividade fim do órgão a qual se inserem, na atividade meio para que o órgão em que se insere cumpra o seu fim ( ex: secretaria de Estado ). 
3) classificação com relação a composição:
os órgãos unipessoais são os que atuam e decidem por uma só pessoa (ex: presidente da república) 
órgãos coletivos ou pluripessoais são os que atuam e decidem pela vontade majoritária de seus membros( ex: tribunal de impostos e taxas.)
AULA 06-ADM INDIRETA
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
art 37, XIX CRFB- somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública , de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo á lei complementar , neste último caso, definir as áreas de sua atuação;(redação dada pela emenda constitucional n° 19, de 1998)
AUTARQUIA
conceito: pessoa jurídica de direito público , integrante da adm publica indireta , criada por lei, e que tem como finalidade o exercício de atividade típica do estado.
vide também o decreto lei n.200/1967
art 5, inciso I
Exemplos: podemos citar o INSS ( INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL);
INCRA ( INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA)
-Responsabilidade civil e regime tributário
-Regime processual, foro e bens autárquicos
- Regime de pessoal 
AUTARQUIAS E QUALIFICAÇÕES ESPECIAIS(  em razão de suas funções e poderes)
A) agencias reguladoras: são consideradas autarquias em regime especial, aplicando-se basicamente tudo o que vimos até aqui, com algumas peculiaridades.
B) agências executivas- a lei 9.649/1998 e o decreto 2.487/1998 qualificam como "agência executiva" as autarquias e fundações que celebrarem um contrato de gestão com a Administração Pública Direta, e tiverem também , um plano de reestruturação e desenvolvimento institucional.
AGENCIAS REGULADORAS
- são autarquias em regime especial, criadas por lei, pessoas jurídicas de direito público, dotadas de autonomia.
-são integrantes da Adm Pública indireta
-outras características:
* Finalidade de regular/ fiscalizar a atividade de determinado setor da economia.
* tem poderes especiais, ante a maior autonomia que detém e a forma de provimento de seus cargos diretivos.
* (seus dirigentes possuem mandato certo e não podem ser exonerados ad nutum, ou seja, a qualquer momento ).
* Obs: não são independentes. Estão sujeitas aos mesmos mecanismos de controle externo e interno que as autarquias
Os dirigentes das agências reguladoras
Nomeação: são nomeados pelo presidente da república após prévia aprovação pelo senado federal.
Mandatos: estes dirigentes gozam de mandatos com prazo fixo e só saem do cargo mediante renúncia ou condenação judicial.
Quarentena: encerrado o mandato , os dirigentes estão sujeitos á "quarentena", período no qual ficam impossibilitadas de trabalharem no mesmo ramo de atividade na iniciativa privada.
Obs : a quarentena é remunerada`
Lei 9986 de 18 de julho de 2000- dispõe sobre a gestão de recursos humanos das agencias reguladoras e dá outras providencias.
Art 8 ° 
inciso 2 
AGENCIAS EXECUTIVAS
qualificação dada uma autarquia ou fundação que tenha um
contrato de gestão com seu órgão supervisor, no caso um ministério, devendo cumprir: 
metas de desempenho, redução de custos e eficiência 
art 37 , parágrafo 8
Aula 7 
FUNDAÇÕES
espécies de fundações:
As fundações públicas de direito público têm as mesmas caracteristicas das autarquias, por tal motivo, tais fundações são criadas por lei específica - do mesmo modo que as autarquias. Aqui, o objeto das fundações de direito público, será definido pela própria lei de criação.
As fundações públicas de direito privado, dependem de autorização para serem instituídas, mas a personalidade jurídica só existirá com a inscrição dos atos no respectivo registro ( art 37 , inc XIX ; art 61 , 1°, ins . II, "b" e "e" da Constituição Federal).
REGRAS:
As fundações estatais não podem ter como objeto , a exploração de atividade econômica.
Responsabilidade civil, regime de pessoal e regime tributário
Responsabilidade civil : art 37 
Regime de pessoal: fundações de direito público,aplicam-se regras de regime público
fundações de direito privado, o regime será celetista.
vide art 39 da CF
regime tributário: as fundações de direito público e de direito privado que forem mantidas pelo poder Público, gozarão de imunidade tributária recíproca.
COMPETENCIA:
Refime processual, foro e bens fundacionais 
se a fundação federal for de direito público, a competência será da Justiça Federal. Caso seja a fundação estadual, municipal , ou de direito provado, por um critério de exclusão , a competência será da Justiça Estadual.
AULA 8
EMPRESAS PÚBLICAS E SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA
empresas estatais- a expressão "empresas estatais" está ligada a qualquer entidade, civil ou empresarial, que esteja sob o comando acionário do Estado.
Espécies:
Aspectos iniciais
empresa pública- pessoa jurídica de direito privado com capital exclusivamente público, autorizada por lei, constituida para a prestação de serviços públicos ou exploração de atividade econômica , sob qualquer forma empresarial.
sociedade de economia mista: pessoa jurídica de direito privado, de capital misto - parte do capital deve ser público , e parte do capital deve ser privado- autorizada por lei, com controle acionário do Estado, para a prestação de serviços públicos ou exploração de atividade econômica, sob a forma de Sociedade Anônima.
CRIAÇÃO:
a criação das empresas públicas e sociedades de economia mista, de acordo com o disposto no art. 37, inc XIX da Contituição Federal dependem de lei específica , que autorizará a sua criação.
Art 37- somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo a lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
COMENTÁRIOS: 
DECRETO -LEI N° 759, DE 12 DE AGOSTO DE 1969- autoriza o poder executivo a contituir a empresa pública Caixa Econômica Federal e dá outras providências.
Art 1° fica o poder executivo autorizado a constituitir a Caixa Econômica Federal - CEF, instituição financeira sob a forma de empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito provado , com patrimônio próprio e autonomia administrativa , vinculada ao Ministério da Fazenda.
Objeto ( finalidade): 
As empresas públicas ou sociedades de economia mista podem ter duas finalidades :
-Prestação de serviços públicos; ou
- Exploração de atividades econômicas.
Regime pessoal de empregados das empresas estatais:
será celetista (vide art 173 da CRFB)
- a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis , comerciais , trabalhistas e tributários;
AULA 9
-LEI 13.303/2016
art 3°
art 4°
art 5° 
ACÚMULO DE CARGOS:
ART 37, XVII- a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações , empresas públicas , sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas , direta ou indiretamente , pelo poder público;
Eleições:
Art 38- Ao servidor público da administração direta,autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se..
Planos de carreira:
Art 39 - a união, os estados , o distrito federale os municipios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da adm pública  direta, das autarquias e das fundações públicas.
Controle:
Art 71- o controle externo, a cargo do congresso Nacional, será exercido com o auxílio do tribunal de contas da União, ao qual compete: 
II- julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades insituídas e mantidas pelo poder Público Federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;
IMUNIDADE TRIBUTÁRIA:
Art 150 - a Vedação do inciso VI"A" , é extensiva ás autarquias e ás fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, no que se refere ao patrimônio , á renda e aos serviços vinculados a suas finalidades essenciais ou as delas decorrentes.
Falência
- a empresa estatal não pode falir - Vide lei n° 11.101/2005.
ENTIDADES PARAESTATAIS
- Ou terceiro setor.
-Definição-pessoas privadas , sem fins lucrativos que exercem atividade de interesse público, mas não excluisivas de Estado, recebendo fomento do Poder Público e que não integram a Administração Pública em sentido formal.
a expressão abrange pessoas privadas que colaboram com o Estado desempenhando atividade não lucrativa e a qual o Poder Público confere especial proteção, colocando a serviço delas manifestações de seu poder de imério , como tributário, por exemplo.
Não abrange as sociedades de economia mista e as empresas públicas; trata-se de pessoas privadas que exercem função típica ( embora não exclusiva do estado)
ENTIDADES PARAESTATAIS;
conceito:
CARACTERÍSTICAS
-São pessoas jurídicas de direito privado;
-em regra, são criadas por pessoas particulares
(mas podem ser por lei- Ex serv. Sociais autônomos)
-Possuem regime jurídico híbrido
-Não possuem fins lucrativos
-Não integram a Administração Pública ;
-Recebem uma qualificação jurídica especial de acordo com os requisitos legais;
(obs: Essa qualificação não altera a personalidade jurídica)
- Há a formalização de um documento de parceria que traça as obrigações das partes;
Sistema "S'' : Serviços Sociais Autônomos
- São entidades que visam dar apoio a categorias profissionais;
-São criadas mediante registro de seus atos constitutivos nos órgãos competentes;
-Não fazem parte da Administração direta ou indireta; portanto, não dependem de lei;
CONCEITO: 
São pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, criadas mediante autorização da lei, com a finalidade de prestar assistência a certas categorias sociais ou grupo de profissionais , sendo mantidas por dotações orçamentárias ou contribuições parafiscais e colaboram com o Estado.
DESDOBRAMENTOS:
-São pessoas jurídicas de direito privada
- Não integram a administração pública
- Concurso público ( Não é obrigatório)
- Não são instiuidos pelo poder público
CRIAÇÃO:
- autorizada por lei
AQUISIÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA:
 quando a entidade privada instituidora inscreve os respectivos atos constitutivos no registro civil das pessoas jurídicas.
OBJETO:
atividade social, não lucrativa, normalmente direcionada ao aprendizado profissionalizante, à prestação de serviços assisntenciais ou de utilidade pública. (não prestam serviço público)
BENEFICIÁRIOS:
determinados grupos sociais ou profissionais.
RECURSOS: ($)
 públicos, controlados pelo TCU ( contribuições sociais de natureza tributária + dotações orçamentárias do poder público).
PESSOAL:
regidos pela CLT ;
-são considerados funcionários públicos para fins PENAIS;
-estão sujeitos á lei de improbidade administrativa.
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (OS)- LEI FEDERAL N° 9.637/98
- Art 1° O poder executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos , cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica , ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente , à cultura e à saúde , atendidos aos requisitos previstos nesta lei.
Exemplos: - Casas de Misericórdia, as Santas Casas, entre outras.
A outorga da qualificação é um ato discricionário, devendo estar enquadrada dentro da conveniência e oportunidade da Adm Pública ( art 2°) 
O vínculo das organizações sociais com a Administração Pública é formalizado através de contrato de gestão
CONTRATO DE GESTÃO
Art 5° Para os efeitos desta Lei entende-se por contrato de gestão o instrumento firmado entre o Poder Público e a entidade qualificada como organização social, com vistas á formação de parceria entre as partes para o fomento e execução de atividades relativas ás áreas relacionadas no art 1 °.
OSCIP - LEI N°9.890, DE 23 DE MARÇO DE 1999.
Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos , como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria , e dá outras providências.
Art 3° A qualificação instituída por esta Lei, observando em qualquer caso, o princípio da universalização dos serviços , no respectivo âmbito de atuação das Organizações , somente será conferida ás pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos , cujos objetivos sociais tenham pelo menos uma das seguintes finalidades ( 13 itens):
I-promoção da assistência social; II promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; III - promoção gratuita da educação , ...(XIII)
Termo de Parceria : conceito: (Art 9°)
instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público destinado á formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público previstas no art 3° desta lei.
Organizações Sociais Civis de Interesse Público - OSCIPS - Lei n° 9.790/1999 
-São entidades criadas pelo particular e que se aproximam do Estado para receber a qualificação de OSCIP;
-A outorga da qualificação é um ato vinculado, alheio a conveniência e oportunidade da Administração Pública.
- A entidade que preencher todas as condições exigidas por lei poderá exigir a qualificação ; ( direito adquirido, nunca expectativa de direito).
- O vinculo das organizações da sociedade civil de interesse público com a Administração Pública é formalizado através do termo de parceria.
-Termo de parceria: possui natureza de convênio, mas é mais que precário do que o contrato de gestão.
LEI N° 13.019, DE 31 DE JULHO DE 2014
Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil.
Art 2 Para os fins desta Lei (LEI N° 13.019/2014) considera-se:
I- organização da sociedade civil:
a) entidade privada sem fins lucrativos(...)
B) as sociedades cooperativas previstas na Lei n° 9.867 , de 10 de novembro de 1999; as integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social; as alcançadas por programas e ções de combate á pobreza e de geração de trabalho e renda; as voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência tecnnica e extensão rural;e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social.
c) as organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cungo social distintas das destinadas a fins exclusimanente religiosos;
COMO SE DÁ O VÍNCULO ENTRE O TERCEIRO SETOR E O ESTADO ?
1) Serviço social autônomo:
-autorização legislativa (LEI)
2) Entidade de apoio:
-convênio;
3) Organizaçõessociais:
-contrato de gestão
4) Organizações da sociedade civil de interesse público:
-termo de parceria;
5) Organizações da sociedade civil (OSC)
-acordo de cooperação , termo de colaboração , termo de fomento
DIFERENÇA ENTRE TERMO DE COLABORAÇÃO E TERMO DE FOMENTO?
Termo de colaboração :
instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pela administração pública que envolvam a tranferência de recuesos financeiros . (Lei 13.019/14, art 16.)
Termo de fomento:
Instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pelas organizações da sociedade civil, que envolvam a tranferência de recursos financeiros .( Lei 13.019/14, art 17)
PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS E OSCIP:
-A OS visa substituir órgãos e entidades públicas;
-A OSCIP visa prestar serviços em caráter de apoio
-(atividade de natureza privada)
PODER HIERÁRQUICO
É no conceito de Hely Lopes Meirelles, "o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos , ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relão de subordinação eentre os servidores do seu quadro de pessoal". São os graus ou escalões internos da administração , numa relação de ascendência e subordinação entre órgãos e agentes;
Da hierrquia decorre os seguintes poderes:
a)Editar atos normativos (resoluções, portarias , instruções) de efeitos apenas internos, sem criar obrigações para os administrados;
b) Dar ordens e ser obedecido pelos inferiores hierárquicos, salvo as ordens manifestamente ilegais;
c) Fiscalizar as atividades dos subalternos , podendo anular os atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos;
d)Punir, na hipótese de cometimento de infração pelos subalternos ;
e)Delegar e avocar atribuições , desde que não se qualifiquem exclusivas do superior e do subalterno, respectivamente.
-OBS: Existem certas atividades administrativas que não são sujeitas á hierarquia. EX: órgãos consultivos,que têm liberdade para exarar os pareceres, emitirem as suas opiniões.
DELEGAÇÃO E AVOCAÇÃO - PODER HIERÁRQUICO
Neste poder estão ínsitas as faculdades de dar ordens e de fiscalizar, bem assim as de ..delegar e avocar as atribuições e de rever os atos dos que se encontrem em níveis inferiores da escala hierárquica.
Delegação:
é a possibilidade de o agente superior atribuir , em caráter temporário e revogável, o exercício de algumas de suas prerrogativas , não admitindo a delegação para demais poderes constituídos, salvo previsão constitucional.
Avocação:
poder que o agente superior detém para o exercício de competencia de atribuições originárias de seus subalternos.
Subordinação:
Numa mesma pessoa jurídica , estabelecida dentro de órgãos de uma mesma entidade , verticalmente estruturados.
PODER DISCIPLINAR
É o poder de apurar infrações administrativas e impor as respectivas penalidades aos seus agentes públicos e demais pessoas submetidas á disciplina administrativa
PENALIDADES:
Advertência, repreensão, suspensão, multa, demissão, cassação da aposentadoria, disponibilidade , destruição do cargo ou função pública;

Continue navegando