Buscar

contabilidade publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PÚBLICA
Preencha o gabarito abaixo com X na coluna correta. Atente para a coluna de numeração e das alternativas.
1 ) Assinale a alternativa que traz corretamente os itens identificados pela Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).
A ) As origens dos fluxos de entradas de caixa, os itens que geraram desembolsos de caixa durante o período das demonstrações contábeis e o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis.
B ) As origens dos fluxos de entradas de caixa, os itens que geraram desembolsos de caixa durante o período das demonstrações contábeis, o saldo patrimonial dos ativos, passivos e patrimônio líquido na data das demonstrações contábeis.
C ) As origens dos bens adquiridos pela Administração Pública, bem como os valores dos ingressos extraorçamentários do período.
D ) As origens dos fluxos de entradas de caixa e o saldo patrimonial dos ativos, passivos e patrimônio líquido na data das demonstrações contábeis.
E ) O saldo do caixa na data das demonstrações contábeis e o saldo patrimonial dos ativos, passivos e patrimônio líquido na data das demonstrações contábeis.
2 ) Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir:
O Balanço Orçamentário contém as receitas previstas, as receitas realizadas, bem como as despesas fixadas e as despesas realizadas. Para fins de elaboração do Balanço Orçamentário, as despesas
realizadas são...
A ) as despesas arrecadadas no período. B ) o valor das despesas empenhadas.
C ) as despesas efetivamente pagas.
D ) as despesas legalmente empenhadas. E ) as despesas liquidadas no período.
3 ) O Balanço Financeiro é composto por dois grandes grupos de informação: os ingressos de recursos e os dispêndios de recursos. Acerca da composição dos ingressos de recursos, é correto afirmar:
A ) É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
B ) É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
C ) É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
D ) É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
E ) É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
4 ) De acordo com a categoria econômica, a despesa orçamentária classifica-se em despesas correntes e despesas de capital. Assinale a alternativa que contém somente itens que são classificados como despesas correntes:
A ) Inversões financeiras e amortização de dívidas.
B ) Juros, encargos da dívida e amortização da dívida.
C ) Pessoal, encargos sociais, juros e encargos da dívida. D ) Pessoal, encargos sociais e investimentos.
E ) Investimentos e inversões financeiras.
5 ) Assinale a alternativa que completa a sentença a seguir:
O parágrafo único do artigo 103 da Lei n. 4.320 (BRASIL, 1964) determina que os restos a pagar do período serão computados...
A ) Na receita extraorçamentária, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
B ) No saldo para o exercício seguinte, tendo em vista que os restos a pagar serão pagos no exercício subsequente. C ) Nas receitas orçamentárias, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.
D ) Nas despesas orçamentárias quando se tratar de restos a pagar não processados.
E ) Nas receitas orçamentárias quando se tratar de restos a pagar processados, e nos ingressos extraorçamentários quando se tratar de restos a pagar não processados.
6 ) Assinale a alternativa que contém o tratamento para as transações em moeda estrangeira na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):
A ) É irrelevante se os valores são ou não oriundos de transações em moeda estrangeira, tendo em vista que, na Demonstração dos Fluxos de Caixa, é permitido constar valores em qualquer moeda estrangeira.
B ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira são lançados diretamente no saldo final de caixa constante na Demonstração dos Fluxos de Caixa, evitando, dessa forma, que as informações sejam deturpadas por possíveis variações cambiais do período.
C ) Os fluxos de caixa decorrentes de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade, convertendo-se o valor em moeda estrangeira à taxa cambial na data da ocorrência do fluxo de caixa.
D ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira devem ser evidenciados de forma separada das informações constantes da Demonstração dos Fluxos de Caixa, por se tratar de operações de longo prazo e que não afetam o caixa e equivalente de caixa.
E ) Os valores decorrentes de transação em moeda estrangeira não devem ser evidenciados na Demonstração dos Fluxos de Caixa, tendo em vista que estão sujeitos a variações cambiais diárias, o que dificulta seu registro e evidenciação.
7 ) Acerca da composição dos dispêndios de recursos do Balanço Financeiro, é correto afirmar:
A ) É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras recebidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
B ) É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie do exercício anterior.
C ) É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, recebimentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
D ) É composto por despesas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
E ) É composto por receitas orçamentárias, transferências financeiras concedidas, pagamentos extraorçamentários e saldo em espécie para o exercício seguinte.
8 ) O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. Segundo a Lei n.
4.320 (BRASIL, 1964), em qual situação é proibido se fazer adiantamento? Assinale a alternativa correta.
A ) A servidor em estágio probatório.
B ) A servidor em cargos de chefia, direção e assessoramento.
C ) A servidor dispensado, nos termos da lei, a prestar contas de valores recebidos a título de adiantamento. D ) A servidor em alcance ou a responsável por dois adiantamentos.
E ) A servidor em final de carreira.
9 ) Assinale a alternativa que contém características da Lei Orçamentária Anual (LOA), de acordo com a Constituição Federal de 1988:
A ) Compreende o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, aos seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
B ) Compreende as metas e prioridades da Administração Pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
C ) Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
D ) Orienta a elaboração do Plano Plurianual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
E ) É encaminhada ao Poder Legislativo até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.
10 ) A primeira classificação dos ingressos de recursos na Administração Pública que deve ser feita é determinar se são receitas orçamentárias ou se são ingressos extraorçamentários. Acerca dos ingressos extraorçamentários, assinale a alternativa correta:
A ) Na Administração Pública,não existe distinção entre as receitas orçamentárias e os ingressos extraorçamentários, tendo em vista que ambos representam entradas de recursos nos cofres públicos.
B ) São receitas que pertencem ao Estado e transitam pelo patrimônio do Poder Público. Por força do princípio orçamentário da universalidade, integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).
C ) São disponibilidades de recursos financeiros que ingressam durante o exercício, aumentam o saldo financeiro da instituição e são utilizados para fazer frente às despesas orçamentárias.
D ) São valores utilizados pela Administração Pública para fazer frente aos gastos com ações voltadas ao atendimento das necessidades da população e alteram a situação patrimonial das entidades públicas.
E ) São valores de caráter transitório, sendo o Estado mero agente depositário. A devolução desses valores temporários não se sujeita à autorização legislativa, por isso, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA).
11 ) Qual é o objetivo da contabilidade aplicada ao setor público? Assinale a alternativa correta.
A ) Fornecer informação sobre os resultados financeiros das entidades públicas, principalmente se este resultado for lucro.
B ) Ser fonte de informação somente de natureza orçamentária na Administração Pública, tendo em vista que a elaboração dos orçamentos é de natureza facultativa no setor público.
C ) Fornecer informação acerca da situação contábil das entidades públicas, especialmente em períodos de crise econômica.
D ) Ser fonte de informação, evidenciando a situação orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal de uma entidade, respeitando sempre a legislação, especialmente quanto à legalidade, economicidade, eficiência e eficácia.
E ) Controlar a execução dos compromissos de campanha dos candidatos eleitos nas três esferas de governo, a fim de garantir a eficiência e eficácia da Administração Pública.
12 ) Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de dispêndio extraorçamentário.
A ) Pagamento das despesas de compra de veículos.
B ) Pagamento das despesas da construção de uma escola.
C ) Pagamento de folha de pagamento dos servidores públicos. D ) Pagamento das despesas de aquisição de combustíveis.
E ) Pagamento de operação de antecipação da receita orçamentária.

Continue navegando

Outros materiais