Buscar

Características dos Hemichordata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais as características distintivas dos Hemichordata?
Os hemicordados são animais bentônicos vermiformes, vivem em águas rasas, sendo que a maioria é sedentária ou séssil. Algumas espécies são coloniais e vivem em tubos secretados pelos próprios organismos. Apresentam como característica distintiva dos organismos vistos até aqui o sistema respiratório formado por fendas faríngeas, que liga a faringe ao meio externo. São simétricos bilateralmente, possuem corpo mole, formados por uma probóscide, colarinho e tronco.
Atualmente, os Hemichordata são considerados, em termos filogenéticos, grupo-irmão dos...
( ) Xenoturbelida
( )Chordatos
( )Protocordados
( X )Echinodermos
( )Enteropneusta
Como a presença de "Tubo nervoso dorsal oco", "Estomocorda" e "fendas faríngeas" nos Hemichordata dificultam o posicionamento taxonômico destes organismos?
A filogenia dos hemicordados é vista como enigmática há tempos. Os hemichordata compartilham características tanto com os cordados, como com os equinodermos. A característica que compartilha com os cordados é as fendas faríngeas. Se os hemichordata são o taxón-irmão dos equinodermos, como é descrito pela hipótese Ambulacraria, então as fendas branquiais são uma características ancestral dos deuterostômios. A hipótese une os equinodermos e hemicordados com base em um sistema nervoso epidêmico difuso compartilhado. Assim, é improvável que o cordão nervoso dorsal curto, oco, na zona do colarinho dos hemicordados seja homologo ao cordão nervoso dorsal dos cordados. 
Descreva morfologicamente um Enteropneusta.
Os Enteropneusta são organismos vermiformes lentos, seu corpo é revestido por muco e é dividido em três regiões distintas: probóscide bastante variável em forma de língua, um colarinho curto e simples e tronco longo (protossomo, mesossomo e metassomo. Os Enteropneusta é organismos escavadores na região entremarés, possui fendas faríngeas em forma de U nas laterais da faringe e possuem uma fileira de gônadas dorsolaterais localizadas em cada lado da porção anterior do tronco. 
Descreva morfologicamente um Pterobranchia.
Os Pterobranchia são animais todos coloniais e semi-sesseis, a probóscide recebe um nome de escudo cefálico, o colar é denominado como mesossoma e esse mesossoma porta os tentáculos, possuem um intestino em forma de U e apenas um par de fendas branquiais.

Continue navegando