Buscar

CAPITULO 9 E 10

Prévia do material em texto

NOME: Sibele Martins da Silva 
MATRICULA: 24586-0
CMEI: Júlio Inácio Uncer
DATA: 06/11/2020
A ELABORAÇÃO DE DOSSIÊS E RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
 A definição da palavra dossiê “coleção de documentos concernentes a um processo, a um indivíduo a qualquer assunto”, Relatórios de avaliação “ Processo de construção do conhecimento da criança”.
Percebe-se que o dossiê de uma forma tradicional apresenta documentos ou atividades produzidas pela criança especificamente para essa finalidade ou até mesmo professores escolhem os melhores trabalhos, os mais bonitos para ser arquivado no dossiê, sendo assim de forma aleatória a escolha das atividades produzidas pela criança não tem significado, portanto o dossiê feito dessa maneira não tem um contexto pedagógico intencional.
Quando se fala em relatórios de avaliação é onde o professor acompanha a construção do conhecimento e intervém quando necessário, os relatórios mostram a evolução da criança em todas as áreas trabalhadas, o professor ao fazer as observações deve estar ciente que ele faz parte desse processo.
As anotações feitas pelo professor devem ser analisadas, refletidas e discutidas entre os profissionais afim de fazer os melhoramentos necessários na metodologia do professor e em suas ações pedagógicas.
Os relatórios de avaliação são documentos importantes, onde se encontram o processo de construção de conhecimento de cada aluno, com o olhar reflexivo do professor respeitando a individualidade de cada um o relato descreve os interesses, conquista, possibilidades e o limite de cada criança, através desse relato será possível promover oportunidades diferenciadas para aprendizagem.
Os relatórios além de ter um sentido avaliativo onde o professor possa repensar suas práticas pedagógicas, ele também auxilia outros profissionais que venham a trabalhar com essas crianças, através dele o profissional de educação poderá ter uma noção de onde começar seus planejamentos.
Para fazer um relatório o professor deve conhecer o seu aluno não somente no ambiente escolar, mais seu meio social, seu contexto familiar, sempre com um olhar investigativo, a professora ao observar a criança ele irá reconstituir o caminho que cada uma percorreu no processo pedagógico.
Ao analisar os relatórios pode se verificar a maneira que o professor faz suas colocações considerando os conhecimentos da criança e sua relação sócio afetivo.
A avaliação dar-se a através do olhar atento do professor, em atividades em grupo, porem de forma individual pois cada criança tem uma reação diferente frente as atividades apresentadas, o conhecimento se constrói de forma interativa, criança/criança, professor/criança e o meio.
A avaliação mediadora onde o professor tem a consciência de sua participação no processo de ensino aprendizagem de forma efetiva, com posturas pedagógicas de natureza afetiva ou cognitiva.
O processo avaliativo é construído através de relatos de observação diária, onde a professora poderá analisar o progresso da construção do conhecimento, suas conquistas individuais, suas superações, isso inclui as intervenções do professor no processo educativo.
O respeito a individualidade de cada criança está implícito em todo o capitulo, trabalhar na educação infantil com crianças de várias faixa etária em uma mesma sala torna o relatório de observação mais complexo para a professora, o professor deve estar atendo a cada particularidade de cada criança, sempre respeitando o seu tempo de aprendizagem, colocando de forma didática com expressões que retratam a particularidade de cada uma, ciente do processo de ensino aprendizagem que professor e aluno estão envolvidos.
RELATÓRIOS GERAIS DA AÇÃO PEDAGÓGICA
O professor de educação infantil tem muitas tarefas a cumprir em seu dia a dia, correndo o risco assim de entrar em uma rotina que não contribua para evolução do ensino aprendizagem, a pratica da avaliação mediadora vem ao auxílio do professor como uma ação reflexiva, que auxilia o professor a repensar suas práticas pedagógicas.
Em relação ao relatório geral, o professor ao elaborar reúne dados, relatos, fotos e vídeos que possam ser analisados, refletindo assim sobre as ações pedagógicas desenvolvidas, podendo analisar e se necessário fazer as adequações em seu planejamento, esse relatório contribui para o desenvolvimento do docente.
Os relatórios do trabalho pedagógico auxiliam muito quando existe uma troca de informações entre os profissionais, permitindo a troca de ideias para que o grupo em si possa contribuir para uma ação pedagógica que auxilie na evolução do aprendizado da criança.
Esses relatórios refletem o que processo de ensino onde a criança está se desenvolvendo de forma integral, os pais devem estar cientes desse processo e acompanhar o desenvolvimento de seu filho.
Os professores devem construir um novo significado para a avaliação, onde aprendiz que reflete o seu fazer e de protagonista do seu próprio aperfeiçoamento docente.

Continue navegando