Buscar

AULA 05 - LITERATURA COMPARADA - Copia (6)

Prévia do material em texto

1
           Questão
	
	
	2. Quando estudamos a relação de nossa literatura com a de Portugal ou com a de outras nações, coloca-se em jogo a comparação. Para Antônio Candido, o começo da consciência de nosso subdesenvolvimento se dá a partir dos anos 1930, com os romances regionalistas. Identifique a alternativa que justifica a afirmação de Candido:
		
	 
	A partir da geração de 1930, a noção de país do futuro foi cedendo lugar a uma consciência cada vez maior da condição de pobreza e atraso do presente.
	
	As regiões mais recônditas são tratadas de forma idealizada, revelando a intenção de mascarar as agruras do presente.
	
	Nesse período nasce a consciência de nação aculturada, desprovida de originalidade.
	
	Havia uma euforia desenvolvimentista, que exigia uma postura combativa e heroica do autor.
	
	A Geração de 1930 repetiu a visada cosmopolita do Primeiro Modernismo
	Respondido em 29/01/2021 11:56:54
	
	
	 
		2
           Questão
	
	
	De todos os acontecimentos decorrentes do fim da 2ª Guerra Mundial, o que provocou maior impacto nos estudos comparatistas foi:
		
	
	O desmantelamento da supremacia dos franceses, o que facilitou o florescimento da escola teórica norte-americana.
	 
	O esfacelamento dos impérios coloniais, que colocou em questão a supremacia cultural da Europa.
	
	Nenhuma das opções acima.
	
	O esfriamento das relações entre os povos de diferentes regiões do mundo, o que dificultou as pesquisas dos comparatistas.
	
	A desestruturação das correntes teóricas dominantes até então, que trabalhavam com o dado de que a Europa era o centro da produção cultural do mundo.
	Respondido em 29/01/2021 11:57:01
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
           Questão
	
	
	Os irmãos Haroldo e Augusto de Campos dão o nome de ¿transcriação¿ a:
		
	
	a) Um método de análise literária que consiste em submeter os textos importados a uma análise criativa.
	
	Nenhuma das opções acima.
	
	Um método de análise literária que se fundamenta numa leitura de diferentes textos segundo procedimentos similares de transposição.
	 
	b) Um método de tradução, mais importante em poesia, que consiste em assumir o fato de que a transposição de uma obra de um idioma para outro pressupõe uma dose substancial de criação.
	
	Um método de tradução que parte do pressuposto de que a melhor forma de transpor um texto de um idioma para outro é seguir uma lógica racional.
	Respondido em 29/01/2021 11:57:05
	
	
	 
		4
           Questão
	
	
	Em seu importante ensaio Literatura e Subdesenvolvimento, Antonio Candido afirma que a literatura brasileira modernista, sobretudo a partir dos anos de 1930, trouxe um avanço na compreensão de que:
		
	
	O Brasil era um ¿país novo¿, mesmo tendo que conviver com as marcas do atraso, que se tornaram patentes a partir do surgimento da consciência de nosso subdesenvolvimento.
	 
	O Brasil não era propriamente um ¿país novo¿, como se supunha antes, mas uma nação subdesenvolvida, numa interpretação que se articulava à uma certa consciência catastrófica do atraso.
	
	O Brasil era um ¿país novo¿, porém ainda não plenamente capaz de acompanhar o ritmo de crescimento de outras nações mais bem sucedidas.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	O Brasil era um ¿país novo¿, como se supunha antes, mas a esta visão se vinha somar a percepção de que éramos uma nação subdesenvolvida, numa interpretação que se articulava uma certa consciência catastrófica do atraso.
	Respondido em 29/01/2021 11:57:15
	
	
	 
		5
           Questão
	
	
	Em seu interessante ensaio ¿O entrelugar no discurso latino-americano¿, Silviano Santiago argumenta que os escritores deste continente possuem, como uma de suas características mais marcante, a capacidade de:
		
	
	Copiar e também contestar os modelos padronizados pelos centros de produção cultural mais prestigiados.
	
	Copiar os modelos padronizados pelos centros de produção cultural mais prestigiados, a Europa e os Estados Unidos.
	
	Reescrever os textos alheios tendo por base as proposições contidas no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
	 
	Reescrever os textos alheios, retomando os temas e procedimentos criados em outros continentes e dando-lhes novas leituras e novas escrituras.
	
	Nenhuma das opções acima.
	Respondido em 29/01/2021 11:57:22
	
	
	 
		6
           Questão
	
	
	Sobre a questão da formação de uma consciência de identidade nacional da Literatura Brasileira, pode-se afirmar que:
		
	 
	Foi um processo iniciado no Romantismo, retrabalhado no Modernismo e ainda não consolidado
	
	Foi um processo iniciado no Barroco e repensado tanto ao longo do Romantismo, como do Parnasianismo.
	
	Foi um processo iniciado no Romantismo, retrabalhado no Parnasianismo, mas somente consolidado no Modernismo.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Foi um processo iniciado no Arcadismo e consolidado no Modernismo
	Respondido em 29/01/2021 11:57:35
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
           Questão
	
	
	Considere a afirmativa: A Literatura Comparada nasceu etnocêntrica, ou seja, foi concebida dentro de uma visão que tinha o Ocidente como centro do mundo, habituando-se a enxergar tudo o que acontecia nos demais continentes dentro de um ponto de vista europeu. Marque entre as alternativas abaixo a afirmação que não se relaciona com a citada acima:
		
	 
	Por terem iniciado seu processo de descolonização bem antes, ainda no século XIX, os países da América Latina não tiveram um papel irrelevante neste debate.
	
	A produção literária desses países ex-colônias, em grande parte produzida em idiomas europeus, passa a chamar a atenção de estudiosos de todo o mundo, após a Segunda Guerra Mundial.
	
	Do ponto de vista do problema de como a Literatura Brasileira deveria se comportar diante das novidades importadas do estrangeiro, o Movimento Modernista foi importante, por se colocar de maneira critica e aberta diante do problema.
	
	No caso do Brasil, o teórico Antônio Cândido, desde a sua obra sobre a Formação da Literatura Brasileira, já argumentava que o contato com a produção literária de outros povos é uma constante em nossa história.
	
	Silviano Santiago busca desenvolver uma reflexão que ponha em destaque o que fazemos de diferente, em vez de privilegiar o que temos em comum com os europeus.
	Respondido em 29/01/2021 11:57:43
	
	
	 
		8
           Questão
	
	
	Em ¿Literatura e Subdesenvolvimento¿, Antonio Cândido defende que:
		
	
	A consciência de nosso atraso em relação aos países centrais ainda não existe, ainda que alguns intelectuais brasileiros trabalhem a problemática de como resolver este problema desde os primeiros tempos.
	
	A consciência de nosso atraso em relação aos países centrais remonta aos primeiros tempos da colonização, pois os intelectuais brasileiros trabalham a problemática de como resolver este problema desde os primeiros tempos.
	
	Ainda que o debate sobre a nacionalidade datasse do período árcade, a consciência de nosso atraso, importante para a compreensão de quem somos, data do período modernista, mais precisamente na década de 1930, com o florescimento de uma literatura de crítica social.
	
	Nenhuma das opções acima.
	 
	Ainda que o debate sobre a nacionalidade datasse do período romântico, a consciência de nosso atraso, importante para a compreensão de quem somos, data do período modernista, mais precisamente na década de 1930, com o florescimento de uma literatura de crítica social.

Continue navegando