Buscar

Gestão de Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
Geralmente, os projetos, quando são concebidos, ainda não possuem aprovação financeira para sua realização. Mesmo que estejam previstos no planejamento estratégico da organização, é necessário que sejam demonstrados e comprovados para que possa ser feita a liberação dos recursos a serem aplicados.
Assinale a alternativa que corresponde ao principal item que deve ser demonstrado aos investidores potenciais:
Nota: 10.0
	
	A
	Planejamento de escopo do projeto
	
	B
	Relação de investimento e retorno
Você acertou!
Sabendo que para que o projeto possa ser desenvolvido são necessários recursos financeiros (investimento de dinheiro), e que os investidores normalmente se lançam em aventuras financeiras quando há o mínimo de riscos possíveis de serem mensurados (Carvalho Junior, 2012, p. 141), é necessário demonstrar essa relação de investimento e retorno, bem como a percepção dos riscos para os investidores potenciais (Aula 06, Tema 5, pg. 12).
	
	C
	Certificações dos gestores
	
	D
	Demonstração dos gastos do projeto
	
	E
	Plano de investimento do projeto
Questão 2/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
Atuante na área de Tecnologia da Informação, a empresa FX está desenvolvendo um projeto que depende do financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Como não tem certeza se o financiamento será aprovado, estabeleceu que o “Financiamento do BNDES deve estar disponível 30 dias antes do início do projeto”.
Assinale a alternativa que corresponde ao critério estabelecido pela empresa:
Nota: 10.0
	
	A
	Restrição
	
	B
	Orientação
	
	C
	Premissa
Você acertou!
Para auxiliar o desenvolvimento do planejamento, já na fase de abertura do projeto, utilizamos de premissas, fatores que consideramos verdadeiros, mas que ainda não foram provados, que serão utilizados como orientação para desenvolver o projeto. Esses fatores, quando não forem atendidos, sejam em prazo ou custo, indicam que o resultado do projeto estará comprometido. Basicamente, a definição de premissa envolve o conceito de hipóteses, que serão consideradas como verdadeiras para a realização do projeto, e vão proporcionar ao gestor um caminho que deve ser percorrido para validar o planejamento (Aula 06, Tema 1 pg. 03).
	
	D
	Regra
	
	E
	Técnica
Questão 3/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
A ilustração a seguir representa o modelo proposto por Finocchio Junior:
Assinale a alternativa que apresenta a lógica de leitura do Project Model Canvas:
Nota: 10.0
	
	A
	É um modelo gráfico que permite ao gestor de projetos identificar as falhas no andamento do projeto, e com isso permite que seja melhorado o resultado na cobrança aos colaboradores.
	
	B
	Nos remete a compreender as principais perguntas que envolvem as demandas por gerenciamento e, com isso, proporciona ao gestor agilidade para a tomada de decisão.
Você acertou!
A lógica de leitura do Project Model Canvas nos remete a compreender as principais perguntas que envolvem as demandas por gerenciamento e, com isso, proporciona ao gestor agilidade para a tomada de decisão (Aula 05, Tema 2 pg. 05-06).
	
	C
	Direciona o fluxo do gerenciamento do projeto todo em direção ao último elemento que são os custos, por este ser o principal objetivo de controle para o sucesso do projeto.
	
	D
	Apresenta claramente a linha do tempo na qual o projeto será desenvolvido, e isso permite ao gestor negociar os prazos de entrega das partes do projeto com os stakeholders.
	
	E
	Amplia o poder do gestor do projeto, uma vez que ele detém o controle sobre todas as informações e com isso passa a depender menos de informações externas ou de outros colaboradores.
Questão 4/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo:
Para Valeriano (2015, p. 198), a qualidade consiste no mais importante atributo organizacional, pois dirige o foco dos empreendimentos para todas as partes interessadas. Ressalta a importância de alcançar os níveis de qualidade implícita e explícita, tanto para atender à competitividade do mercado quanto para as questões legais.
Com base no Gerenciamento da Qualidade em Projetos, analise as afirmações, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
(  ) – Uma peça com maior durabilidade apresenta maior qualidade do que uma peça de menor durabilidade.
(  ) – Uma peça de aço inoxidável tem mais qualidade do que uma peça exatamente igual, mas produzida em plástico.
(  ) – A qualidade está ligada ao atendimento de um conjunto de características, de acordo com as especificações das partes interessadas.
(  ) – A qualidade também pode estar ligada à ausência de erros, à correção de problemas, à conformidade, entre outros elementos neste conceito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
Você acertou!
Ter qualidade é atender a um conjunto de características de um produto, processo ou sistema, de acordo com as especificações dos clientes ou de qualquer outra parte interessada (Carvalho; Paladini, 2012, citados por Custodio, 2015, p. 14). A partir desta definição, podemos notar que qualidade reflete algo um pouco diferente da forma que diversas vezes usamos. Por exemplo, se apresentarmos duas peças, componentes de uma máquina, que tenham exatamente a mesma forma e medidas, mas uma tendo sido fabricada em aço inoxidável, e a outra em plástico resistente, qual delas tem mais qualidade? É muito provável que a essa pergunta a maioria das pessoas responda que é a peça de aço inoxidável. No entanto, note que a peça em aço inoxidável deve possuir uma maior durabilidade e resistência do que a de plástico, mas não qualidade. A qualidade está atrelada à especificação, e se a peça em plástico resistente está dentro do que foi especificado pelo cliente ou demais partes interessadas, e se ela é resistente ao tipo de uso para o qual foi projetada, com o número de vezes indicado, ela atende aos requisitos de qualidade. Vale lembrar que, se na especificação encaminhada pelas partes interessadas está descrito que a peça deve ser fabricada em aço inoxidável, ela não poderá ser substituída pela de plástico sem a negociação entre partes, pois estaria fugindo dos requisitos, mesmo que comprovadamente ela atenda à quantidade e ao tipo de uso. Outras definições de qualidade também nos remetem à ausência de erros, à correção de problemas, à conformidade, entre outros elementos que estão conectados a este mesmo conceito (Custodio, 2015, p. 15). (Aula 04, Tema 1, pg. 3).
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, V, F, V
Questão 5/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
O plano de gerenciamento de riscos deve conter as metodologias (ferramentas), os papéis e responsabilidades (pessoas), o orçamento e cronograma, as categorias de riscos, as definições de probabilidade e impacto dos riscos, a matriz de probabilidade e impacto (classificação de importância), e o plano de acompanhamento.
Assinale a alternativa que apresenta as duas dimensões do risco, no caso de sua ocorrência:
Nota: 10.0
	
	A
	A necessidade de mudança e o tempo para mudar
	
	B
	A frequência do risco e as formas de eliminá-lo
	
	C
	A necessidade de mudança e os custos de mudança
	
	D
	A probabilidade de ocorrer e os custos gerados
	
	E
	A probabilidade de ocorrer e os impactos sobre o projeto
Você acertou!
Os riscos têm duas dimensões, no caso de sua ocorrência: a probabilidade de ocorrer e os impactos sobre o projeto. No caso dos impactos, eles estão atrelados ao desempenho, ao custo ou ao cronograma do projeto, de acordo com a restrição tripla que já comentamos em aula (Valeriano, 2015, p. 220) (Aula 04, Tema 4 pg. 09).
Questão 6/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
Integrar corresponde a tornar algo por inteiro, relacionar, incorporar ou até
mesmo associar (Carvalho Junior, 2012, p. 229):
Sobre o gerenciamento da integração, analise as afirmações, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
(  ) O Termo de Abertura do Projeto (TAP) é o primeiro documento do projeto, e deve direcionar aos resultados esperados.
( ) – A documentação do projeto toda depende do Plano de Gerenciamento do Projeto, por isso ele deve ser atualizado constantemente.
(  ) – Além de informação para o gerenciamento do projeto, a documentação também gera garantias contratuais sobre as responsabilidades.
(  ) – O gerenciamento integrado do projeto termina quando acaba o planejamento e inicia-se a fase de execução das atividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F
Você acertou!
O Gerenciamento da integração não termina ao final do planejamento, pois este deve ser constantemente revisado e atualizado durante as fases seguinte do projeto. O término só se dá com a conclusão de todo o projeto. Na autorização do projeto deve ser emitido o Termo de Abertura do Projeto (TAP), que corresponde ao ponto de partida para o início do projeto, e deve conter as informações básicas sobre a motivação do projeto, com seu objetivo, justificativa, premissas, restrições e requisitos fundamentais, além de apresentar, de forma clara, os benefícios que resultarão do projeto e resultados esperados. Ao desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, são estabelecidos os parâmetros para o andamento de todas as fases do projeto. Todos os documentos do projeto dependem desse plano, inclusive os subprojetos que derivam do projeto em questão. Esse plano varia de acordo com cada projeto, e deve ser atualizado constantemente. A documentação completa dos projetos gera não só informação, mas também garantias contratuais sobre as responsabilidades envolvidas. Esse conjunto todo permite monitorar e controlar o trabalho do projeto (Aula 04, Tema 5, pg. 11).
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, V, F, V
Questão 7/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
I- As diferentes certificações profissionais para gestão de projetos aumentam o potencial de ganhos de um gestor de projetos.
PORQUE
II- O salário de um gestor de projetos varia de acordo com sua experiência, conhecimento e com o quanto ele pode trazer de retorno para a empresa.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A assertiva I é uma afirmação verdadeira e a II é falsa.
	
	B
	A assertiva I é uma afirmação falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas alternativas são falsas.
	
	D
	As duas alternativas são verdadeiras e II complementa a I.
Você acertou!
Embora as formas de certificação das instituições sejam diferentes, é importante compreender que a comprovação de experiência em projetos é exigência mínima para a certificação em ambas. A experiência, somada à capacitação e demais requisitos, vão proporcionar melhores resultados de gestão, o que explica a demanda das empresas por profissionais certificados. (Aula 06, Tema 4 pg. 11).
	
	E
	As duas alternativas são verdadeiras e II não justifica nem complementa a I.
Questão 8/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo:
A análise de viabilidade do projeto é extremamente importante, uma vez que a visão organizacional nos remete a um investimento que deve proporcionar retorno ao longo de um prazo pré-definido.
Com base na Análise de Viabilidade Financeira e Ambiental, analise as afirmações, considerando (V) para as verdadeiras e (F) para as Falsas:
(  ) – Os projetos estão ligados ao processo de análise e decisões de investimento, pois caracterizam um investimento em determinado momento do tempo, buscando retorno futuro.
(  ) – Projetos que não possuem entrada financeira não estão sujeitos ao processo de análise de viabilidade, uma vez que não se pode mensurar o retorno obtido com sua realização.
(  ) – O projeto possui estimativas parciais que apresentam apenas uma ideia do que será o investimento e o retorno previstos, não servindo de base para a tomada de decisão.
(  ) – A economia obtida com os resultados de um projeto, quando comparada com um método utilizado anteriormente na organização, pode ser considerada como entradas ou retorno do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	V, F, F, V
Os projetos estão diretamente ligados ao processo de análise e decisões de investimento, uma vez que eles são a organização das informações para se atingir um objetivo futuro, com suas características e particularidades, envolvendo informações do ambiente interno e externo da organização. Mesmo em projetos que não nos parecem gerar entradas financeiras, nós temos essa percepção de investimento em retorno, como no caso do projeto de implantação de um software em uma empresa, que gera o desembolso (investimento) e produz resultados que diminuem os custos ou melhoram o processamento de atividades da empresa a partir de um determinado momento no tempo. As entradas podem também chegar ao projeto como forma de economia em comparação aos meios utilizados anteriormente. É extremamente importante que o projeto tenha sua estrutura elaborada de forma completa, imparcial, para que possa refletir estimativas de investimento e retorno reais. (Aula 05, Tema 1, pg. 3).
Questão 9/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
Após evoluir com o portfólio de projetos, a empresa FX percebeu a necessidade de centralizar todos os seus projetos em desenvolvimento, para otimizar seus resultados e garantir o alinhamento de todos os projetos com os objetivos estratégicos da organização.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a unidade centralizadora citada no trecho acima:
Nota: 0.0
	
	A
	Gestão integrada de projetos
	
	B
	Setor administrativo de projetos
	
	C
	Área de gerenciamento de projetos
	
	D
	Setor de gerenciamento de projetos
	
	E
	Escritório de Gerenciamento de projetos
O PMBOK apresenta a necessidade de que as organizações centralizem todos os projetos em desenvolvimento, e que alinhem estes aos objetivos estratégicos da organização. A esta unidade centralizadora, é dado o nome de PMO (Project Management Office) ou Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMBOK, 2004, p. 17) (Aula 06, Tema 3 pg. 07-08)
Questão 10/10 - Gestão de Projetos
Leia o texto abaixo e analise as informações apresentadas a seguir:
A empresa FTIX vai iniciar um projeto para implantar um novo software ERP para controlar suas atividades. Os dirigentes da companhia autorizaram este projeto, no entanto, a verba a ser utilizada para o projeto não pode ultrapassar R$ 200.000,00.
Com os conceitos de Gestão de Projetos, assinale a alternativa que corresponde corretamente a este critério estabelecido pela empresa:
Nota: 10.0
	
	A
	Limite
	
	B
	Risco
	
	C
	Orçamento
	
	D
	Restrição
Você acertou!
Restrição é tudo aquilo que restringe ou limita algo, portanto, estamos abordando limitações impostas à execução do projeto que, se não atendidas, podem comprometer o resultado. Para que possa ser iniciado o planejamento do projeto, é necessário compreender corretamente as restrições, uma vez que elas podem estar atreladas a soluções que são inaceitáveis em um ambiente particular, pessoas que não devem ser usadas ou envolvidas, orçamento máximo disponível ou prazo máximo de entrega (Newton, 2011, p. 65) (Aula 06, Tema 1 pg. 04-05).
	
	E
	Verba
·

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais