Buscar

Atividade de Pesquisa - Esquadrias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Esquadrias
Aluno (a): 
Data: 
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de Pesquisa
1 – O que são janelas basculantes e onde geralmente são utilizadas?
É um modelo de janela subdividido em placas que giram em torno de eixos horizontais que as abrem e fecham, esses eixos horizontais estão ligados a uma alavanca e funcionam através de um básculo, geralmente são utilizadas em ambientes que exigem iluminação e circulação de ar constante como cozinhas, áreas de serviço e banheiros.
2 – Quanto a sua função, quais os tipos de esquadrias existentes?
De abrir: é o clássico exemplo de portas e janelas de abrir. Uma folha ou mais se abre, girando sobre dobradiças ou pivô (no caso das portas pivotantes, por exemplo) para fora ou para dentro do ambiente.
De correr: muito comuns, são as janelas e portas que correm lateralmente a partir de um trilho no chão ou no teto (apoiadas ou penduradas). Existem muitos tipos de trilhos diferentes, apropriados para tamanhos diversos, e a boa escolha do trilho é essencial para o funcionamento adequado destas esquadrias. A desvantagem do caixilho de correr é que geralmente metade do vão (espaço aberto para o exterior ou outro ambiente) acaba sempre fechado pelo recolhimento das folhas. É possível, no entanto, realizar a janela ou porta de correr de tal forma que as folhas fiquem acumuladas atrás de uma parede ou painel, graças a um prolongamento do trilho, em especial nas esquadrias feitas sob medida.
Basculante: a janela basculante (também existem os portões basculantes de garagem, muito comuns) é aquela que abre graças a pivôs localizado em suas laterais. Quando a báscula abre, parte da janela se projeta para fora e parte para dentro do ambiente. As clássicas janelas que se fecham quando se solta uma corrente presa a parede (geralmente usada em lugares altos) é um bom exemplo de janela basculante com pivô excêntrico (que não fica bem no meio da janela). Os vitrôs, que são abertos por meio de alavanca, também são da família das esquadrias basculantes. O uso de cortinas fica prejudicado por esse tipo de esquadria, pois parte dela se projeta para dentro do ambiente, batendo no tecido.
Maxim-Ar: muito comum nos modelos de alumínio, é a janela que se abre de forma similar à basculante, mas toda sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus. Ela pode parar em qualquer ponto de sua abertura, graças ao uso de uma corrediça especial de mesmo nome em suas laterais, ao invés do pivô da janela basculante.
Guilhotina: a janela guilhotina é a conhecida janela de fazenda, uma folha em cima e uma embaixo, com venezianas de abrir. Pode-se escolher se deixa a parte superior ou inferior aberta. Quando coloca as duas folhas para cima, elas ficam presas por meio de borboletas metálicas nas laterais.
Camarão: são aquelas em que as folhas vão correndo e dobrando ao mesmo tempo, recolhendo-se e deixando quase 100% do vão aberto. Às vezes são conhecidas como sanfonadas. Os trilhos permitem que as folhas corram horizontalmente e que se recolham para frente e para trás como em um leque. O inconveniente dessa solução é que estes trilhos geralmente não são tão eficientes como os outros modelos e as esquadrias tendem a emperrar com mais facilidade. A operação do manuseio desse tipo de esquadria também é um pouco menos intuitivo para o usuário.
3 – Quais as vantagens que processo de anodização traz para as portas metálicas.
Além de conferir maior durabilidade à peça metálica, o processo de anodização dá ao metal uma camada que é excelente base para a aplicação de pós-tratamento de tintas e corantes, que faz com que a pintura da peça também seja mais durável.
4 – Cite 4 tipos diferentes de esquadrias.
Os tipos mais comuns de esquadrias são: de abrir, corrediças, basculantes, maxim-ar,
5 – Descreva o que é a folha de uma esquadria.
É o principal elemento de vedação da esquadria, cada parte de portas ou janelas que necessita de dobradiças para se mover.
6 – Diga quais os componentes de uma esquadria, seja ela de metal ou madeira.
Batente ou marco (quando é mais estreito que a parede), guarnição (alisares ou vistas), folha ou folhas e ferragens (dobradiças, fechadura, travas e fixadores). O batente é o elemento fixo que guarnece o vão da parede onde se prende a folha de porta, e que tem um rebaixo (jabre) contra o qual a folha de porta se fecha. A folha é a parte móvel, e quando é do tipo de articulação, o sentido de abertura é à direita ou à esquerda de. O alisar (guarnição ou vista) é a peça fixada ao batente e destinada a emoldurá-lo (para arremate junto da parede).
7 – Cite 3 dos critérios que devem ser utilizados para a escolha das janelas da edificação.
Tipologia, durabilidade e resistência são critérios considerados na especificação. Capacidade de vedação e desempenho acústico também devem ser avaliados. 
8 – Destaque as diferenças entre cobogó e brise.
Cobogó - É a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos de cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade.
Brise - É um dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo.
9 – Cite 3 tipos de dobradiças e dê um exemplo de uso de cada uma delas.
Dobradiça para porta - Esses tipos de dobradiças para porta são instalados sempre em conjunto, entre a porta e o batente, uma na parte superior, uma no meio e outra na parte inferior. Tais dobradiças estão disponíveis em dois modelos: com pino e com anel. Os acessórios com pino são mais comuns e indicados para portas leves. A versão com anel, por sua vez, é mais resistente e recomendada para portas pesadas, já que é um modelo mais reforçado.
Dobradiça pivotante - Entre os tipos de dobradiças, há aquele que é indicado para porta pivotante (modelo que gira em torno de um eixo vertical). Essa dobradiça é fixada na parte de cima e na parte de baixo da porta. Por isso, o acessório funciona como um pivô, em volta do qual a porta gira para abrir e fechar.
Dobradiça para janela - Instaladas sempre em pares, as dobradiças para janela estão disponíveis nos acabamentos cromado e oxidado. O modelo mais comum é a palmela, versão reforçada que tem maior distância entre o eixo e o parafuso e cuja instalação acontece entre o batente e a janela. Essa dobradiça é geralmente recomendada para janelas de madeira colonial.
10 – Quais as vantagens da pintura eletroestática para esquadrias de alumínio?
A pintura eletrostática apresenta acabamento mais durável que qualquer outro tipo de pintura, notadamente para o alumínio, esquadrias, aço arquitetônico, móveis, armários, portas e janelas. A durabilidade da pintura eletrostática é de mais de 5 anos, deixando o acabamento espelhado, liso e sem manchadas ou escorrimentos, sem bolhas ou gotejamento.

Continue navegando