Buscar

Coronelismo e Política dos Governadores

Prévia do material em texto

Coronelismo e Política dos Governadores
 Coronelismo 
O que é coronelismo?
O coronelismo é quando um político (coronel) possui poder sobre camadas inferiores da sociedade afim de conseguir votos para cargos eleitorais.
Voto de Cabresto
O voto de cabresto ocorre quando se controla o poder político por abuso de autoridade, compra de votos. Uma estratégia muito usada por políticos coronelistas, em que os eleitores vendem seus votos por um favor ou um bem material.
A prática do voto de cabresto deu origem à Política dos Governadores, que garantia a eleição de um mesmo grupo político para os cargos executivos e legislativos nas esferas municipal, estadual e federal. Isso assegurava a aprovação dos projetos do governo federal, que, em troca, reconhecia a liberdade política das lideranças municipais e estaduais.
Política dos Governadores
A política dos governadores, ou política dos estados, foi um acordo durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e, em troca, eles faziam uso de seus coronéis e elegiam bancadas pró-Governo Federal, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição.

Continue navegando