Buscar

Questões Biologia UERJ + ENEM

Prévia do material em texto

Questões Biologia UERJ + ENEM
Profa: Anna Fernandes
1)De acordo com a “nova” nomenclatura anatômica, a organela celular, Complexo de Golgi, passou a ser também conhecida por Sistema Golgiense. Esta estrutura está relacionada com as funções: 
I – Armazenamento de proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. 
II – Liberação de bolsas contendo substâncias secretadas na célula. 
III – Produção de lisossomos, estruturas contendo enzimas digestivas. 
IV – Formação do acrossomo, localizado na cabeça do espermatozóide, que libera a enzima hialuronidase. 
São verdadeiras: 
a) Apenas I, II e III. 
b) I, II, III, e IV. 
c) Apenas I, II e IV. 
d) Apenas II, III e IV. 
e) Apenas I e IV. 
2)Na seqüência, as palavras que completam corretamente as lacunas da frase abaixo são: 
“A fotossíntese ocorre no interior _____________________. O produto primário desta reação é a glicose. Como a glicose não pode ser estocada na célula, esta é transformada e armazenada na forma de ___________________ nos _________________.” 
a)das mitocôndrias, glicogênio, cloroplastos. 
b) dos cloroplastos, glicogênio, retículos endoplasmáticos. 
c) dos cloroplastos, triglicerídeos, plastos. 
d) dos cloroplastos, amido, leucoplastos. 
e) dos cloroplastos, celulose, leucoplastos. 
3)Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática. Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem como o monossacarídeo que o forma. Indique, ainda, as duas principais funções dessa parede celular.  
4)A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. 
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras? 
a) Lisossomo. 
b) Mitocôndria. 
c) Peroxissomo. 
d) Complexo de Golgi. 
e) Retículo endoplasmático. 
5) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela? 
A) Núcleo. 
B) Mitocôndria. 
C) Peroxissomo. 
D) Complexo de Golgi. 
E) Retículo endoplasmático. 
6) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidencia que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o(a) 
A) Desenvolvimento embrionário. 
B) Reprodução sexuada. 
C) Respiração aeróbica. 
D) Excreção urinária. 
E) Síntese proteica. 
7) Quando a concentração de solutos em uma região é menor quando comparada à outra, dizemos que esse é um meio: 
a) hipotônico. 
b) hipertônico. 
c) mesotônico. 
d) isotônico. 
8)Considere a afirmação: “Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos por algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz”. A frase é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta. 
9)Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mentido por certo tempo, a planta: 
a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita. 
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo. 
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza. 
d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz. 
10) Por meio de técnicas desenvolvidas pela engenharia genética, é possível alterar o DNA das células. Uma dessas técnicas se baseia na utilização de vírus, manipulados por meio de duas enzimas: uma responsável pelo corte do material genético viral em pontos específicos e outra pela inserção de genes de interesse no vírus. Indique a característica dos vírus que justifica sua utilização na alteração do DNA das células. Em seguida, nomeie as duas enzimas referidas acima, indispensáveis para esse procedimento. 
11)A adubação verde é uma prática de fertilização agrícola que consiste na adição de determinadas plantas à superfície do solo, favorecendo a produção de biomassa vegetal. As plantas utilizadas nesse tipo de adubação também proporcionam a incorporação ao solo do nitrogênio, essencial à produção de aminoácidos e proteínas. Indique o tipo de planta mais adequado para a adubação verde e aponte uma característica desse tipo de planta que contribui para o enriquecimento do solo com nitrogênio.
12)Nas doenças autoimunes, ocorre um ataque generalizado das células do sistema imunológico contra os tecidos do próprio corpo. Pesquisas mostraram que, durante uma resposta autoimune, determinadas células do sistema imunológico se agregam em tecidos linfoides secundários para produzir anticorpos. Considerando esse processo, indique se a resposta imune pode ser classificada como humoral ou celular. Justifique sua resposta. Nomeie, ainda, as células do sistema imunológico responsáveis pela produção de anticorpos. 
13) Alguns seres vivos, em especial animais situados no topo da cadeia alimentar, podem acumular algumas substâncias tóxicas em decorrência de sua alimentação. Indique o principal motivo da ocorrência do processo de bioacumulação dessas substâncias. Explique, ainda, por que as concentrações de substâncias tóxicas tendem a ser maiores em animais pertencentes a níveis tróficos superiores.
14)Em um costão da baía de Guanabara existe um tipo de cadeia alimentar que pode ser assim descrito: 
- a lesma-do-mar se alimenta de um determinado tipo de alga; 
- microcrustáceos se alimentam do muco que reveste a pele da lesma-do-mar; 
- pequenos peixes, como o peixe-borboleta e o paru, alimentam-se dos microcrustáceos. 
 
Identifique e descreva as relações ecológicas existentes entre: 
- a lesma-do-mar e a alga; 
- o peixe-borboleta e o paru. 
15) Um  estudo  recente  feito  no  Pantanal  dá  uma  boa idéia  de  como  o  equilíbrio  entre  as  espécies,  na natureza,  é  um  verdadeiro  quebra-cabeça.  As  peças  do quebra-cabeça  são  o  tucano-toco,  a  arara-azul  e  o  manduvi. O tucano-toco  é  o  único  pássaro  que  consegue  abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim,  o  principal  dispersor  de  suas  sementes.  O  manduvi,  por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos.    Até  aqui,  tudo  parece  bem  encaixado,  mas...  é  justamente  o  tucano-toco  o  maior  predador  de  ovos  de arara-azul —  mais  da  metade  dos  ovos  das  araras  são predados  pelos  tucanos.  Então,  ficamos  na  seguinte encruzilhada:  se  não  há  tucanos-toco,  os  manduvis  se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e  isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitostucanos-toco,  eles  dispersam  as  sementes  dos manduvis,  e  as  araras-azuis  têm  muito  lugar  para  fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.  Internet: <http://oglobo.globo.com> (com adaptações).  De acordo com a situação descrita,  
(A)  o manduvi depende diretamente  tanto do  tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.   
(B)  o  tucano-toco,  depois  de  engolir  sementes  de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis. 
( C)  a  conservação  da  arara-azul  exige  a  redução  da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.   
(D)  a  conservação  das  araras-azuis  depende  também  da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.   
(E)  a  derrubada  de  manduvis  em  decorrência  do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos. 
10) Em uma célula vegetal, o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do
a) retículo endoplasmático e complexo Golgiense.
b) complexo Golgiense e cloroplasto.
c) lisossomo e retículo endoplasmático.
d) lisossomo e mitocôndria.
e) cloroplasto e mitocôndria.
Ver Resposta
11) O acúmulo de metais pesados no solo, como o cádmio, o zinco e o chumbo, resultante de atividades industriais, tem grande impacto na biota desses locais. Apesar de serem requeridos em pequenas quantidades pelos organismos vivos, o excesso desses metais é tóxico para a maioria das espécies e compromete sua sobrevivência. Algumas espécies de plantas são capazes de crescer em solos que contêm grandes quantidades desses metais. Nas células dessas plantas podem ser encontrados diferentes mecanismos para a resistência a esses metais, como a imobilização por polissacarídeos, a exemplo da pectina, e a formação de complexos com ácidos orgânicos no interior da organela que ocupa o maior volume da célula desenvolvida.
Os locais na célula vegetal onde ocorrem os mecanismos citados são, respectivamente:
a) membrana plasmática e cloroplasto
b) parede celular e vacúolo
c) microtúbulo e lisossomo
d) parede celular e ribossomo
e) membrana plasmática e vacúolo
12) As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as células. Costuma-se dizer que essa estrutura é formada por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, uma informação incorreta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente por que não podemos identificar essas três partes em todos os tipos celulares.
a) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células mortas não apresentam citoplasma.
b) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois células vegetais não possuem membrana plasmática, mas, sim, parede celular.
c) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois a membrana plasmática é encontrada apenas em células animais.
d) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o núcleo está presente apenas em células eucariontes.
e) Não podemos dizer que todas as células possuem membrana, citoplasma e núcleo, pois o citoplasma não é verificado em células adultas.
13) De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células. De acordo com essa teoria, qual dos organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?
a) Homem.
b) Musgos.
c) HIV.
d) Levedura.
e) Vermes.
14) As células eucariontes possuem um envoltório nuclear, e as procariontes possuem material genético disperso no citoplasma. Dos organismos citados a seguir, qual apresenta células procariontes?
a) Mamíferos.
b) Lactobacilos.
c) Fungos.
d) Levedura.
e) Protozoários.
15) O citoplasma celular é composto por organelas dispersas em uma solução aquosa denominada de citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?
a) Participa do equilíbrio osmótico.
b) Catalisa reações químicas.
c) Atua como solvente universal.
d) Participa de reações de hidrólise.
e) Participa do transporte de moléculas.
16) No início da década de 70, dois cientistas (Singer e Nicholson) esclareceram definitivamente como é a estrutura das membranas celulares, propondo o modelo denominado de mosaico fluído. Nesse conceito, todas as membranas presentes nas células animais e vegetais são constituídas basicamente pelos seguintes componentes:
a) ácidos nucleicos e proteínas;
b) ácidos nucleicos e enzimas;
c) lipídios e enzimas;
d) enzimas e glicídios;
e) lipídios e proteínas.

Continue navegando