Buscar

pratique economia4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os fatores desencadeadores do déficit público
O Brasil vem passando por uma de suas piores fases no que tange à sua situação econômica. É consenso que o aquecimento econômico gerado no governo Lula foi ocasionado por fatores externos, notadamente a alta das commodities provocada não apenas por um aumento da demanda mundial, mas, sobretudo, pelo crescimento chinês que no período se deu na casa dos dois dígitos.
Vamos relembrar o que é o déficit público. Ele ocorre quando o governo gasta mais do que ganha, ou seja, quando as despesas são maiores do que as receitas. Se não há um bom planejamento ou se o dinheiro não é bem usado, e o governo não consegue cumprir suas obrigações e fica em déficit com as contas públicas.
O oposto, ou seja, o superávit ocorre quando a arrecadação é maior do que os gastos.
O fato é que, desde 2014, o resultado nas contas públicas tem se apresentado deficitário, conforme pode ser observado no gráfico abaixo:
Fonte: autor, com dados do Tesouro Nacional obtidos em http://dados.gov.br/dataset/resultado-do-tesouro-nacional/resource/527ccdb1-3059-42f3-bf23-b5e3ab4c6dc6
Vamos praticar
A partir dessas informações, realize uma pesquisa sobre os fatores desencadeadores do déficit público e quais os malefícios que esse cenário pode causar à economia de um país. Seguem links para auxiliar nessa pesquisa:
https://www.sunoresearch.com.br/artigos/deficit-publico/
http://porque.uol.com.br/cards/deficit-e-superavit/
Ao final, disponibilize sua pesquisa no fórum da seção “Compartilhe”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando