Buscar

AVALIAÇÃO, CONTROLE E REGULAÇÃO NO SUS A1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO, CONTROLE E REGULAÇÃO NO SUS
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos mais complexos e maiores sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo cuidados que vão desde o simples atendimento na atenção básica até atendimentos mais complexos, visto que proporciona acesso universal, integral e gratuito para toda a população do país. O Sistema Único de Saúde apresenta alguns princípios organizativos. Em relação aos três princípios organizativos do SUS, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização e participação dos cidadãos.
	Resposta Correta:
	 
Regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização e participação dos cidadãos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . É necessário que os serviços de saúde sejam organizados de acordo com os níveis de complexidade crescente e tecnológico, o que representa a regionalização e a hierarquização. Outro princípio é a resolubilidade, que corresponde à capacidade do serviço de saúde de enfrentar e resolver o problema do indivíduo que buscou a assistência à saúde. A descentralização está relacionada à distribuição das responsabilidades pelas ações e pelos serviços de saúde, nas diversas esferas do governo. A participação dos cidadãos nos processos de elaboração, controle e execução das políticas públicas de saúde é outro princípio importante.
 
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	As Redes de Atenção à Saúde são definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas. Integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, essas redes buscam garantir a integralidade do cuidado. Nesse contexto, é possível afirmar que as Redes de Atenção à Saúde foram criadas com a finalidade de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
organizar os gestores de saúde do estado, de modo regionalizado.
	Resposta Correta:
	 
organizar a assistência médica, de forma regionalizada.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta . A alternativa não se enquadra, pois os técnicos e os assessores do Ministério da Saúde, junto da Comissão Intergestores Tripartite, criaram as Redes de Atenção à Saúde, com a finalidade de organizar a assistência médica, de forma regionalizada. As Redes de Atenção à Saúde foram implementadas com o propósito de elevar o financiamento público e ordenar os recursos, de acordo com os objetivos da rede.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Brasil tem uma enorme diversidade de características na conformação de suas cidades, sendo esse um fator que interfere na homogeneização da descentralização e que, consequentemente, interfere na capacidade das cidades de assumirem uma gestão. Nesse contexto, assinale a alternativa correta quanto às competências municipais do Sistema Único de Saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Idealizar, preparar, coordenar, fiscalizar e analisar as atividades e os serviços de saúde, assim como gerenciar e realizar os serviços públicos de saúde.
	Resposta Correta:
	 
Idealizar, preparar, coordenar, fiscalizar e analisar as atividades e os serviços de saúde, assim como gerenciar e realizar os serviços públicos de saúde.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . Em relação às competências municipais do Sistema Único de Saúde, destaca-se a participação do município nas idealizações, preparações, na coordenação, fiscalização e na análise de atividades e serviços de saúde, oferecidos nos serviços públicos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As ações, intervenções, os serviços públicos de saúde e os serviços privados, contratados ou conveniados e que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são delimitados pelas diretrizes previstas na Constituição Federal, no Art. 198. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
( ) A descentralização deve ter várias direções em cada esfera de governo.
( ) Deve haver o atendimento integral, com prioridade para as atividades curativas e reabilitativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
( ) É importante a participação da comunidade.
( ) A descentralização apresenta três direções: promoção, prevenção e reabilitação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
F, F, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . A afirmativa I é falsa, pois a descentralização corresponde à direção única em cada esfera de governo. A afirmativa II é falsa, pois o atendimento integral deve ser feito com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. A afirmativa III é verdadeira, pois sempre deve haver a participação da comunidade. A afirmativa IV é falsa, pois a descentralização não se baseia nos níveis de atenção, mas na localização dos serviços.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os objetivos das Redes de Atenção à Saúde são promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde, com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, e incrementar o desempenho do sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia (clínica e sanitária) e eficiência econômica. Assim, assinale a alternativa correta em relação à portaria que apoia esses objetivos nas Redes de Atenção à Saúde.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010.
 
 
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . Os objetivos das Redes de Atenção à Saúde apoiam-se na Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, com o intuito de promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde, com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, e de incrementar o desempenho do sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia (clínica e sanitária) e eficiência econômica.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre 1934 e 1945, a gestão de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública marcou, definitivamente, o processo de construção institucional da saúde, de modo que, depois da reforma do Ministério, foram estabelecidas orientações para a política de saúde pública.
HOCHMAN, G. Reformas, instituições e políticas de saúde no Brasil (1930-1945). Educar em Revista , Curitiba, n. 25, p. 127-141, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n25/n25a09.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2019.
 
CAMPOS, A. L. V. Políticas internacionais de saúde na era Vargas: o Serviço Especial de Saúde Pública. In: GOMES, A. C. (Org.). Capanema : o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: FGV/USF, 2000. p. 195-220.
 
Agora, em relação ao nome correto dos serviços criados em 1941, analise as afirmativas a seguir.   
 
1. Criação dos serviços estaduais.
2. Criação dos serviços municipais.
3. Criação dos serviços nacionais.
4. Criação dos serviços mundiais.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . Em 1941, foram criados os serviços nacionais, considerados a segunda grande reforma, por atuar em campanhas relacionadas ao controle e ao combate às doenças e epidemias. Após esse marco, a estrutura administrativa institucional da saúde pública foi fortalecida e consolidada. Os serviços mundiais, estaduais e municipais não fazem parte da gestão de Gustavo Capanema.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As Redes de Atenção à Saúde são caracterizadas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de distintas densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio logístico, técnico e de gestão, visam garantir a integralidade do cuidado à população. Ademais, as Redes de Atenção à Saúde são constituídas pelos seguintes elementos:
Resposta Selecionada:
	 
a população, o modelo de atenção à saúde e a estrutura operacional.
	Resposta Correta:
	 
a população, o modelo de atenção à saúde e a estrutura operacional.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . As Redes de Atenção à Saúde são uma atual maneira de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados, o que possibilita responder, com efetividade, eficiência, qualidade, segurança e equidade, às condições de saúde da população no Brasil. As Redes de Atenção à Saúde são constituídas por três elementos: a população, o modelo de atenção à saúde e a estrutura operacional.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	No Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) também é considerada uma reforma do tipo big bang . A Constituição Federal de 1988 e os padrões infraconstitucionais que a seguiram (algumas leis) estabeleceram um novo modelo nacional de sistema de saúde, marcado pelos princípios da universalidade, equidade e integralidade e da lógica organizacional da regionalização, hierarquização, descentralização e participação da comunidade.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir quanto à(s) lei(s) relacionada(s) a um novo modelo nacional de sistema de saúde.
 
1. Lei nº 8.080.
2. Lei nº 8.140.
3. Lei nº 8.082.
4. Lei nº 8.142.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, contém os princípios que constituem as ações do SUS, que são: universalidade, integralidade, autonomia, igualdade de assistência, direito à informação sobre saúde e potencial dos serviços de saúde, participação da comunidade, descentralização, integração das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico, resolutividade e organização dos serviços. A Lei nº 8.142 engloba a participação da comunidade na gestão do SUS e trata das transferências de recursos financeiros intergovernamentais na área da saúde.
 
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária, conhecido como CONASP, foi criado em 1981, mediante um decreto importante para a época, e tem a função de analisar, racionalizar os gastos e procurar soluções para melhoria da assistência médica.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta em relação ao decreto que fundamenta o CONASP.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Decreto nº
86.329 da Presidência da República.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
Decreto nº
86.329 da Presidência da República.
 
 
 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . Em 1981, foi formado o Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária (CONASP). O Conasp, criado pelo Decreto nº 86.329 da Presidência da República, como órgão do Ministério da Previdência e Assistência Social, possuía a responsabilidade de atuar como organizador e racionalizador da assistência médica, buscando padrões moralizadores no âmbito da saúde.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), muito se discute acerca dos avanços e dos problemas enfrentados em relação à saúde no Brasil. A criação do SUS visou alterar a situação de desigualdade na atenção à saúde da população, fazendo o atendimento público a qualquer cidadão ser obrigatório no que se refere às atenções primária, secundária e terciária. Nesse contexto, é possível afirmar que o SUS foi criado a partir da:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Constituição Federal de 1988.
	Resposta Correta:
	 
Constituição Federal de 1988.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta . Após a apresentação, na Assembleia Nacional Constituinte, de diversas propostas relacionadas ao setor da saúde, a Constituição Federal de 1988 aprovou a criação do SUS, reconhecendo a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado, considerando os seguintes princípios: universalidade, equidade, integralidade e organização descentralizada, hierarquizada e com a participação de toda a população.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando