Buscar

02 Importância da cosmologia para a filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base na aula introdutória à disciplina, discorra sobre a importância da Cosmologia para a Filosofia.
As primeiras questões elaboradas pelo ser humano foram profundamente filosóficas e cosmológicas, e enquanto disciplinas elas nascem juntas. Todos já se perguntaram: Como surgiu o mundo? Pergunta essa, profundamente humana e participante da história em todos os lugares.
Em primeiro lugar, o pensamento mítico (mythos: discurso ficcional ou imaginário), encarregou-se de resolver questões como essas e explicar aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens do povo grego, bem como seus valores básicos (MARCONDES, 2007).
Outrossim, os filósofos pré-socráticos, introduziram uma nova forma de investigar o mundo e o lugar dos seres humanos nele, se interessavam por com aspectos cosmológicos e especulação física.
Em 1960, a cosmologia ainda era amplamente considerada um ramo da filosofia, no entanto, começou a ser estudada também pela física e astronomia convencionais graças a aplicação da física atômica e nuclear (SMEENK, ELLIS, 2017).
Dois principais critérios tornam a filosofia da cosmologia diferente de qualquer outra área da ciência:
A singularidade do universo, ou seja, não há nada análogo para realizar uma comparação; a cosmologia trata com a situação física, isto é, o universo tem uma natureza tal que nossa vida é possível. Dessa forma, a cosmologia é de particular importância em termos de suas implicações para a vida humana.
CURD, Patricia, "Presocratic Philosophy", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2020 Edition), Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/fall2020/entries/presocratics/>. Acesso em: 02 fev 2020.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
SMEENK, C.; ELLIS, George. "Philosophy of Cosmology", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Winter 2017 Edition), Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/win2017/entries/cosmology/>. Acesso em: 02 fev 2020.

Continue navegando