Buscar

historia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Civilização dos fenícios
 
 Os fenícios se destacaram como povos aventureiros, e também por serem hábeis navegadores e bons comerciantes, este último possibilitou o desenvolvimento de uma elite que em diversas cidades passou a dominar o poder político.
 A denominação Fenícia deriva do grego Phoiníke terra das palmeiras. E o território fenício era formado por diversas cidades-Estado¹.
 
Saiba Mais
¹Cidades independentes em que cada uma tinha entre outros, seu governo e sua forma de governar.
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
Os fenícios viveram na costa do Mediterrâneo, região entre a Mesopotâmia e o Egito, numa faixa que se estendia entre Ugarit, ao norte, e o Monte Hermon, ao sul. Parte do seu território era de localização costeira. 
Tal território atualmente corresponde à parte do Estado da Síria e do Líbano. Em meio às cordilheiras Líbanos e Antilíbanos, encontra-se o Vale do Bekaa, considerado um dos escassos ambientes de solo fértil na região. Por isso os fenícios descobriram no mar os recursos para sobreviver, dedicando-se à pesca e ao comércio marítimo, sendo considerados os maiores navegadores da Antiguidade. 
Localização Geográfica
2
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
Mapa e rotas de comércio dos fenícios
Imagem: Mapa da Fenícia e rotas de comércio / Autor Desconhecido / Ras67 / GNU Free Documentation License
3
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
Mapa atual do Líbano
Imagem: Mapa do Líbano / Hoshie/ United States Central Intelligence Agency's World Factbook / Domínio Público
4
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
 A sociedade fenícia era dividida em estamentos, constituídos hierarquicamente de sacerdotes, aristocratas, comerciantes, homens livres e escravos. Cada cidade tinha seu governante e cuidava de seus interesses e negócios. O monarca, cargo que era hereditário, era o que mais ganhava e, quando vantajoso, praticava a política da boa vizinhança, principalmente entre as cidades-estado fenícias. A posição social era comumente relacionada diretamente à riqueza.
Estrutura social
5
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
 O grupo predominante, no geral os reis, era governado com o apoio de ricos comerciantes marítimos, proprietários de terras, negociantes de escravos e sacerdotes.
 A classe social menos favorecida fazia parte da maioria da população, composta por artesãos, camponeses, pescadores, e a parcela mais explorada, composta por escravos e marinheiros pobres.
 O rei de cada cidade-estado era auxiliado por um conselho composto por ricos comerciantes ou seus representantes, o que caracteriza a importância do comércio para os fenícios. 
 
6
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
 Portanto, era assim a pirâmide social dos fenícios:
Aristocracia
Comerciantes
Camponeses
Escravos
7
7
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
Na política os fenícios praticavam um tipo de governo, a Talassocracia, que significa um governo comandado por homens ligados ao mar.
 
A Fenícia era dividida em cidades-estados, que eram inteiramente independentes e cada uma ficava sob o governo de um rei.
 
As famílias de mais poder e condições financeiras seguramente eram aquelas que detinham o comércio marítimo, bem como no geral lideravam a política das cidades.
 Política
8
Religião 
A religião fenícia era politeísta, eles adoravam diversas divindades, que eram associadas aos astros, à fertilidade e às forças da natureza. As práticas religiosas buscavam alcançarem dos deuses progresso na vida. 
 No geral, cada cidade-estado adorava seus próprios deuses e cultuava-os nas suas cerimoniais religiosas, feitas ao ar livre. Costumavam fazer oferendas vegetais, às vezes oferecendo o sacrifício de animais e homens.
El - era o deus máximo – aquele que havia criado o mundo, mas não necessariamente os deuses. Nada acontecia sem seu consentimento e por isso, ele sabe de tudo. El é representado como um homem velho, sentado no alto da montanha, distante da humanidade. Para alcançar suas graças, os fiéis devem se dirigir a sua esposa, Astarte.
Asherah - esposa de El – deusa-mãe, do mar, dos rebanhos e das colheitas. Um dos seus símbolos é a palmeira, árvore que se destaca no deserto por sua resistência, assim como ela se destaca entre os deuses.
Baal - filho de El e Astarte – era o deus das tempestades e montanhas, encarregado da fertilidade. É conhecido por vários títulos como Cavaleiro das nuvens ou Mestre das Terras, um guerreiro que combate as forças da morte. Como filho de El também atua como regente na ausência do pai.
Cultura
Pela região onde habitavam ser uma rota de comércio de vários povos, acabaram adquirindo uma cultura diversificada.
Através do ouro e de outros metais, e também de técnicas avançadas de tingimento de tecidos, os fenícios utilizavam muito do artesanato.  Há histórias que foram os fenícios que descobriram como produzir o vidro transparente.
Além do artesanato os fenícios também se interessavam pela astronomia, através das técnicas de navegação necessárias para a prática comercial.
Também deram início para às línguas clássicas que serviram de base para o alfabeto ocidental contemporâneo.
Alfabeto fenício
 Considerado como ancestral dos alfabetos modernos. Com base no alfabeto semita, serviu de base para diversos alfabetos, tais como o grego, o hebraico e o arábico. As vogais não estavam presentes no alfabeto fenício, sendo adicionadas posteriormente pelos gregos.
 O alfabeto fenício pode ser considerado como um grande avanço e uma criação cultural para o desenvolvimento social dos fenícios e das sociedades antigas, um legado que chegou até nós. 
Arte
A arte fenícia não possui características exclusivas que a diferenciam de seus contemporâneos. Isso se deve por ela ter sido influenciada por diferentes culturas artísticas, como a do Egito, da Grécia e da Assíria.
Economia
A economia dos fenícios era baseada na pesca e na agricultura para uma economia mercantil, haja visto a falta de terras férteis da Fenícia, o que não possibilitava uma produção agrícola capaz de suprir às necessidades da população. Assim, a saída foi pelo comércio marítimo, e suas rotas comerciais marítimas se alargaram pelo mar mediterrâneo e colônias africanas.
 Principais produtos fabricados pelos fenícios:
 
 Os fenícios foram bons construtores de artefatos em metalurgia, com destaque na construção naval e na produção de tecidos. Com isso os produtos foram bastante comercializados na época. Os fenícios foram também inventores da púrpura, corante-produto cobiçado pelos reis e nobres de outros povos. 
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
Os fenícios conseguiram se destacar dentre as grandes civilizações da antiguidade pelo seu potencial comercial e marítimo, porém não conseguiram tornar-se um império coeso. Assim, foram, ao longo da sua história, dominados por outros povos, o que no início não incomodava, desde que não afetasse o comércio. Dessa forma, quando os persas, sob o comando de Ciro II, apoderaram-se da Babilônia e dominaram as cidades fenícias, não houve maiores conflitos. Tal povo fenício perdeu bastante espaço; quando submetido ao poder dos persas, foi obrigado a lutar contra os gregos e perdeu parte de sua frota e do controle do mar.
Declínio 
19
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental 
Fenícios
 Quando os persas, 333 a.C., foram derrotados pelos macedônios sob o comando de Alexandre Magno, imperador da Macedônia. As cidades fenícias sob tabela ficaram dominadas por Alexandre, menos a cidade de Tiro, que só foi conquistada depois. Após esses fatos, a Fenícia não conseguiu recuperar seu território de comércio, que passou a ser povoado pelos gregos e egípcios. Portanto, foi com as diversas invasões de diferentes povos no território fenício que se foi pondo um fim, transformando-se essa civilização.
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando