Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_ANATOMIA HUMANA - aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA – Aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Robson Mendes Albuquerque Souza
	MATRÍCULA:11001259
	CURSO: Educação Física
	POLO: Recife
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
	TEMA DE AULA: SISTEMA REPRODUTOR 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema reprodutor Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções. 
O sistema reprodutor masculino é responsável por nutrir, transportar e produzir
espermatozoide, além de secretar hormônios. É composto por órgãos internos e extemos.
Órgãos internos:
 Testículos: alojados na bolsa escrotal, é uma glândula responsável pela produção de testosterona (hormônio masculino) e espermatozoides (gameta sexual masculino). É composto pelas células de Sertoli (túbulos seminíferos) e pelas células de Leyding (células intersticiais).
- Epidídimo: local onde os espermatozoides amadurecem.
- Canais deferentes: canal que leva os espermatozoides até a vesícula seminal
- Vesícula seminal: produz o liquido seminal (nutri o espermatozoide)
- Próstata: produz o liquido prostático, que unido ao liquido seminal, forma o esperma.
- Uretra: canal do pênis que serve de caminho tanto para a urina quanto para o esperma.
Órgãos externos:
- Pênis: órgão sexual masculino composto por um tecido erétil. Na extremidade do pênis está a glande, considerada a parte mais sensível do órgão genital e que origina a maior parle das sensações durante as relações sexuais.
- Bolsa escrotal: abriga os testículos.
O sistema reprodutor feminino produz óvulos, secreta hormônios, nutre e protege o bebê em desenvolvimento durante a gestação. É formado por órgão internos e extemos, no entanto, possui um maior número de órgãos e é mais complexo.
Órgãos Internos:
- Ovários: glândula responsável pela produção e amadurecimento dos óvulos, também produz estrogênio e progesterona.
- Tubas uterinas: local onde ocorre a fertilização do ovócito (gameta feminino), caminho que é percorrido pelos óvulos até chegar ao útero e são responsáveis por transportar o embrião ao útero.
- Útero: é local onde a celulo ovo se instala, dividindo-se a seguir para formar o embrião de novo indivíduo. Pode ser dividido em fundo (região superior, próximo as tubas uterinas), corpo (porção principal) e istmo (região estreitada, com cerca de 1cm, entre o corpo e a cérvice), Cérvice (colo do útero) região inferior, com uma porção que se projeta à vagina, é bastante rígido graças ao colágeno, impedindo que o feto passe por ele durante a gravidez.
Possui três camadas que são o Perimétrio (membrana serosa externa a formada pelo peritônio) recobre o útero, exceto a cérvice. Miométrio camada muscular que expulsa o feto durante o parto. Endométrio responde ciclicamente aos hormônios femininos.
- Vagina: canal interno que começa no colo do útero a vai até a parte externa. Por isso compõe tantos os órgãos internos como os extemos. Está relacionada ao ato sexual.
Órgãos externos:
• Vulva: o conjunto de órgãos externos genitais femininos é denominado vulga está ligada ao ato sexual e inclui
• Pequenos lábios;
• Grandes lábios;
• Clitóris;
• Glândulas vestibulares.
		TEMA DE AULA: SISTEMA RESPIRATÓRIO
RELATÓRIO:
1. 1. Identificar as estruturas anatômicas respiratórias abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases
como ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue,
necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico. Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
NARIZ
O nariz é uma protuberância situada no centro da face, sendo sua parte exterior denominada nariz externo e a escavação que apresenta interiormente conhecida por cavidade nasal.
O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória.
O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.
É na cavidade nasal que o ar torna-se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e
aquecido.
FARINGE
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo a frente às vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
LARINGE
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarts, quinta e sexta vértebra cervicais. 
A laringe tem três funções:
• Atua como passagem para o ar durante a respiração;
- Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);
- Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia). A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na sua superfície interna, encontramos uma fenda anteroposterior denominado vestíbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras).
TRAQUÉIA
A traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Ela se situa medianamente e anterior ao esôfago, e apenas na sua terminação, desvia-se ligeiramente para a direita.
Internamente a traqueia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.
BRONQUIOS
Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traqueia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. A parede dos bronquíolos contém musculo liso e não possuem cartilagem. 
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos tíibulos denominados duetos alveolares. Estes duetos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos.
Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
PULMOES
Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos
às costelas.
Pulmão Direito
* Lobo Superior. apical, anterior e posterior
* Lobo Médio: mediai e lateral
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal mediai e basal lateral.
Pulmão Esquerdo
* Lobo Superior. Apicoposterior, anterior, lingular superior e lingular inferior
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal mediai e basal lateral
Pleuras:
É uma membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão.
Hilo do Pulmão:
A região do hilo localiza-se na face mediastinal de cada pulmão sendo formado
pelas estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brônquios principais,
artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos
linfáticos.
		TEMA DE AULA: SISTEMA URINÁRIO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as estruturas anatômicas do sistema urinário Feminino e Masculino, relacionando com as suas funções. 
 Está localizado na região posterior ao abdômen, logo abaixo do músculo do
diafragma. O sistema urinário é composto por dois rins, vias urinarias (dois bacinetes internamente na região da pelve renal), dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Este sistema possui um conjunto de órgãos com a função de produção, deposito e eliminação da urina.
O sistema urinário masculino e feminino apresenta os mesmos órgãos. Portanto, se você avaliar esse sistema em pessoas de sexos diferentes encontrará: dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Entretanto, algumas diferenças podem ser observadas. Veja algumas delas a seguir:
• A bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e útero.
• A uretra no homem apresenta outra função além de garantir a eliminação da urina. Nesse sexo, a uretra dá passagem também ao sêmen durante a ejaculação. No sexo feminino, por sua vez, a uretra é considerada um órgão exclusivo do sistema urinário.
• A uretra masculina é maior que a uretra feminina. Enquanto a uretra musculina possui cerca de 16 cm, a feminina apresenta apenas 4 cm.
			TEMA DE AULA: TELENCÉFALO, DIENCÉFALO E CEREBELO 
RELATÓRIO:
	1. Identificar estruturas anatômicas do Telencéfalo, Diencéfalo e Cerebelo e relacionando-as com suas funções, localizações e posições. 
Telencéfalo: O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário.
O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo,
incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro. As funções do telencéfalo são da responsabilidade do córtex cerebral e dos núcleos de base, que serão responsáveis pelo controle do movimento, da emoção, da sensibilidade, da visão, da audição, entre outras coisas.
Diencéfalo: O Diencéfalo está localizado na região central do cérebro recoberta pelos dois hemisférios cerebrais, cortada pelo terceiro ventrículo cerebral, que contém o tálamo e o hipotálamo. O diencéfalo é uma parta do cérebro localizada inferior e anterior ao corpo caloso, parta do telencéfalo, e superior ao mesencéfalo, delimitando por este último por uma linha imaginária que corre do corpo mamilar para a comissura posterior (epitálamo). Está dividido em epitálamo, tálamo, subtálamo, metatálamo, hipotálamo e glândula hipófise. Cada um dos componentes do diencéfalo possui funções especializadas que se integram para a vida. O diencéfalo age como um centro primário para o processamento de informações sensoriais e controle autonômico.
Cerebelo: Localizado posteriormente ao tronco encefálico e inferior ao cérebro. As suas funções são: a coordenação, o planejamento e execução do movimento, a manutenção da postura e o equilíbrio corporal.
			TEMA DE AULA: TRONCO E ENCÉFALO 
RELATÓRIO:
1. Identificar as partes do tronco encefálico e suas respectivas funções. 
O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se
ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. O tronco encefálico se divide em: bulbo, situado caudalmente, mesencéfalo e a ponte situada entre ambos.
Bulbo: A função do bulbo é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Também produz os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção. A região do bulbo que controla os movimentos respiratórios e os cardíacos chama-se nó vital.
Ponte: É a parte do tronco encefálico interposto entre o bulbo e o mesencéfalo. Está situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela túrcica do esfenoide. Sua base situada ventralmente apresenta uma estriação transversal em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. Sua função é atuar no controle da respiração. É o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e a passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro até a medula.
Mesancéfalo: O mesencéfalo é uma formação, situada entre os hemisférios cerebrais e a ponte, sendo também chamado de pedúnculo cerebral. É uma estrutura do sistema nervoso central, mais especificamente do tronco cerebral. Tem uma direção oblíqua para cima e para a frente e localiza-se superiormente à protuberância e inferiormente ao diencéfalo. Os colículos superiores recebem informações visuais e os colículos inferiores fazem parte da via
auditiva. O masancéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição movimento dos olhos e movimento do corpo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando