Buscar

direitos humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1
A Comissão Nacional da Verdade (CNV) entregou na semana passada (10/12) à presidente o relatório fruto de dois anos e meio de trabalho. A presidente negou que o conhecimento da verdade sobre os fatos do período signifique revanchismo ou acerto de contas. A CNV investigou as violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante parte da segunda metade do século XX.
(Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/stmdiz-que-relatorio-da-comissao-da-verdade-inveridico-injusto-equivocado-14836456>. Acesso em: 15 dez. 2014. Adaptado.)
Sobre a Comissão Nacional da Verdade, é correto afirmar que:
a )
 seus participantes foram eleitos em 2008 e encerraram os trabalhos no ano de 2014.
 
b )
a Comissão Nacional da Verdade, criada por meio da Lei 12.528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, tem por finalidade examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.
c )
 os trabalhos de investigação se estenderam para os países vizinhos do Brasil.
d )
 a Comissão Nacional da Verdade não tem como objetivo a investigação de crimes de tortura.
e )
 seu objetivo mais importante era anular a Lei da Anistia, aprovada em 1989.
QUESTÃO 2
"A Lei 10.741, de 1.º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso, dispõe sobre papel da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária" (SDH, 2016).
Sobre o Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta.
a )
A pessoa idosa, com idade igual ou superior a setenta anos, tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
b )
 Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde especificamente ao Conselho Nacional do Idoso.
c )
O Estatuto do Idoso, em referência ao disposto na Lei 10.741/2003, autoriza a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
 
d )
A lei atribui ao Poder Público o dever de estimular e criar programas voltados para a profissionalização da pessoa idosa, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas; estimular as empresas privadas para a admissão de pessoas idosas no trabalho e preparar os trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano.
e )
A priorização do atendimento a idosos em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família, deverá respeitar as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre os meios rural e urbano, sendo, portanto, obrigatório o estabelecimento de um processo de triagem que impeça a permanência dos idosos oriundos do meio rural nos núcleos urbanos.
QUESTÃO 3
(INSTITUTO AOCP/EBSERH-2015) É importante pautar a atuação profissional nos princípios bioéticos. Sobre a bioética, assinale a alternativa correta.
a )
 Justiça: todas as pessoas devem ser tratadas com igual consideração, porém a situação socioeconômica, cultural, étnica, orientação sexual, religião e profissão podem sugerir preferências de atendimento.
b )
 Consentimento informado: qualquer procedimento deve ser informado, desde que o profissional ache necessário.
c )
Respeito à autonomia: as pessoas têm o direito, em partes, de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Na atenção à saúde, as ações devem ser autorizadas pelos profissionais.
d )
 Beneficência: a obrigação ética de minimizar o benefício e maximizar o prejuízo.
 
e )
 Não maleficência: a finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.
QUESTÃO 4
A escravidão indígena não foi bem-sucedida na colônia portuguesa na América porque, entre outras coisas, os
a )
 índios não se sujeitavam ao trabalho escravo.
 
b )
 índios fugiam do cativeiro e sua captura era muito dispendiosa para os colonos.
c )
 africanos eram melhores trabalhadores que os índios.
d )
 índios eram indolentes e preguiçosos.
QUESTÃO 5
Ainda sobre o conceito de raça, assinale a alternativa verdadeira.
a )
 O conceito de raça ficou sendo utilizado somente na Europa. Nos Estados Unidos e no Brasil eles foram rejeitados.
 
b )
 O conceito de raça criou uma política discriminatória contra índios, negros e asiáticos, servindo aos propósitos colonialistas dos europeus.
c )
 Não existe nenhuma relação entre a teoria de raças e a política eugenista de Adolf Hitler.
d )
 O conceito de raça serviu somente para propósitos científicos.
QUESTÃO 6
Quando os portugueses aportaram na África, encontraram povos que escravizavam outros povos vencidos em guerras. Essa escravidão doméstica existia porque
a )
 o povo vencedor fazia escambo com os prisioneiros vencidos.
b )
 um povo queria mostrar sua supremacia sobre o outro.
 
c )
 um povo precisava utilizar os prisioneiros como mão de obra na agricultura.
d )
 um povo precisava aumentar seu capital, vendendo escravos para os europeus.
QUESTÃO 7
A Conferência de Berlim, no final do século XIX, definiu as bases da divisão dos territórios africanos entre as potências europeias. Portugal perdeu um de seus territórios e ganhou outro. Esses territórios são, respectivamente,
a )
 Cabinda e Moçambique.
b )
 Guiné Portuguesa e Angola.
 
c )
 Congo e Cabinda.
d )
 Congo e Moçambique.
QUESTÃO 8
Qual das seguintes afirmações expressa de forma mais correta o conceito de diversidade linguística?
a )
 As línguas indígenas estão em um processo de extinção irreversível e cada vez mais os povos indígenas têm como língua materna o português.
b )
 Não houve desde o início da conquista até hoje desaparecimento de línguas indígenas.
 
c )
Algumas línguas indígenas são consideradas em risco de extinção por número reduzido de falantes. Certos povos já perderam suas línguas, contudo, alguns deles estão tentando resgatá-las. Outras línguas indígenas permanecem vitais e ativas e são amplamente utilizadas.
d )
 As línguas indígenas são pouco faladas e cada vez mais seu uso se circunscreve ao âmbito doméstico e às pessoas mais idosas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando