Buscar

Relatório Operações Elementares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4. DISCUSSÃO
Após a discussão entre os integrantes do grupo, analisamos que nos tubos sobrepostos na bancada, é possível ver que no tubo 1 que contém pó de enxofre e ao adicionar o ácido clorídrico, não houve nenhuma reação devido a polaridade diferente. No tubo 2 que obtém pó de ferro, após colocar o ácido clorídrico, começa a ter uma reação química entre eles, assim produzindo FeC12 e bolhas de hidrogênio (H2). Já no tubo 3 que contém a mistura de pó de enxofre com pó de ferro (S + Fe), ao adicionar o ácido clorídrico observamos que que no fundo do tubo começou a apresentar um tipo de pasta e ao passar alguns instantes houve a reação entre o ferro e o ácido clorídrico.
Por fim observamos a queima do enxofre + ferro, e ao adicionar o ácido clorídrico em contato com a mistura de enxofre e ferro é possível ver a mudança de cor para acinzentado e a liberação de um odor causado pelo H2S gasoso (sulfeto de hidrogênio)
4.1. QUESTIONÁRIO 
A) Classifique o sistema enxofre e o sistema ferro.
R: O sistema enxofre é um sistema puro simples, constituído apenas de átomos de enxofre S. É classificado como um não-metal;
O sistema ferro também é um sistema puro simples pois é formado apenas com átomos de ferro Fe. É classificado como um metal.
B) Classifique o sistema enxofre + ferro e justifique sua classificação.
R: O sistema enxofre + ferro é uma mistura heterogênea de duas fases, porque apesar de parecer uma mistura homogênea, ao aproximar o imã é possível separar o ferro do enxofre.
 C) Classifique o sistema enxofre + ferro depois de aquecido e justifique sua classificação.
R: O sistema enxofre + ferro, depois de aquecido, forma uma mistura homogênea, pois uma parte do enxofre reage com o ferro dando origem ao sulfeto de ferro 2 e parte reage com o oxigênio presente no ar atmosférico dando origem ao SO2(g) que se desprende.
D) Sabendo-se que o enxofre combina com o ferro na proporção de 1 átomo de enxofre para um átomo de ferro escreva a equação que representa a reação do enxofre mais ferro quando aquecido.
R: Fe(s) + S(s) + ∆calor → FeS(s)
5. CONCLUSÃO
Concluímos que a partir dos experimentos feitos no laboratório, é possível afirmar que para que tenha uma reação é preciso que haja certa afinidade química entre os elementos, como por exemplo, a polaridade.
Vimos que no primeiro tubo de ensaio que continha pó de enxofre, ao colocar o ácido clorídrico não houve uma reação pois eles têm polaridades diferentes. Já no segundo tubo que continha pó de ferro, após colocar o ácido clorídrico acontece o contrário, ocorre uma reação química pois a natureza dos metais (exceto metais nobres) em liberar elétrons se relaciona com a natureza do hidrogênio presente no ácido em receber elétrons. No terceiro tubo que continha pó de enxofre + pó de ferro, pode-se observar que após colocar o ácido clorídrico apenas o ferro teve uma reação química.
Quando aquecemos o pó de enxofre + pó de ferro a mistura entra em combustão, pelo fato da alta temperatura, onde a mistura se torna líquida e escurece e também ocorre a liberação de gases, a alta temperatura agiu como catalizador para que o enxofre reagisse com o ferro, assim produzindo sulfeto de ferro II (FeS(s)), que por sua vez quando colocado com o ácido clorídrico formou-se FeCl2(s) + H2S(g).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando