Buscar

tipos de normas técnicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) NORMA DE PROCEDIMENTO: Estabelece condições para execução de cálculos, projetos, obras, serviços e instalações; emprego de materiais e produtos industriais; rotinas administrativas; elaboração de desenhos documentos em geral; segurança na execução ou na utilização de obras, equipamentos, instalações ou processos
Exemplo: NBR 6118/2014 - PROJETO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO — PROCEDIMENTO
	Objetivo: Oferecer diretrizes do que deve ser feito ao trabalhar estruturas de concreto para evitar desperdícios, descarte impróprio de resíduos e, principalmente, acidentes no canteiro de obras.
2) NORMA DE ESPECIFICAÇÃO: Fixa as características de materiais, processos, componentes, equipamentos e elementos de construção e as condições exigíveis para aceitação e/ou rejeição de matérias primas e produtos.
Exemplo: NBR 7480/2007 – AÇO DESTINADO A ARMADURAS PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO – ESPECIFICAÇÃO
Objetivo: estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial.
3) NORMA DE PADRONIZAÇÃO: Restringe a variedade pelo estabelecimento de um conjunto metódico e preciso de condições a serem satisfeitas, com o objetivo de uniformizar as características geométricas ou físicas de elementos de fabricação, produtos semiacabados, desenhos e projetos.
Exemplo: NBR6355/2012 - PERFIS ESTRUTURAIS DE AÇO FORMADOS A FRIO — PADRONIZAÇÃO
Objetivo: Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis dos perfis estruturais de aço formados a frio, com seção transversal aberta.
4) NORMA DE MÉTODO DE ENSAIO: Prescreve a maneira de determinar ou verificar as características, condições ou requisitos exigidos de um material ou produto de acordo com as especificações, ou de uma obra ou instalação de acordo com o respectivo projeto.
Exemplo: NBR13440/2013 - BLOCOS DE CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO — MÉTODOS DE ENSAIO
Objetivo: Esta Norma estabelece os métodos para determinação da densidade de massa aparente seca e resistência à compressão em blocos de concreto celular autoclavado.
5) NORMA DE CLASSIFICAÇÃO: Destina-se a ordenar, designar, distribuir e/ou subdividir conceitos, materiais ou objetos, de acordo com uma determinada sistemática.
Exemplo: NBRISO1096/2006 - MADEIRA COMPENSADA – CLASSIFICAÇÃO
Objetivo: Fornece uma classificação de painéis de compensado.
6) NORMA DE TERMINOLOGIA: Define, relaciona e/ou dá equivalência em diversas línguas de termos técnicos empregados, em um determinado setor de atividade, visando ao estabelecimento de uma linguagem uniforme.
Exemplo: NBR15012/2013 - ROCHAS PARA REVESTIMENTOS DE EDIFICAÇÕES — TERMINOLOGIA
Objetivo: Esta Norma define os termos referentes à geologia dos materiais rochosos, destacando os principais tipos petrográficos, suas texturas e estruturas.
7) NORMA DE SIMBOLOGIA: Fixa convenções gráficas, ou seja, símbolos, para conceituar grandezas, sistemas ou parte de sistemas, com a finalidade de representar esquemas de montagem, circuitos, componentes de circuitos, fluxogramas, entre outros...
Exemplo: NBR12516/1991 - PISOS ELEVADOS – SIMBOLOGIA
Objetivo: Esta Norma estabelece os símbolos utilizados nos projetos para pisos elevados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando