Buscar

Avaliação de Pesquisa CLEUDER 1 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segurança do Trabalho - CT
Aluno (a): Cleuder Alves de Sousa
Data: 01 / 08 /2020
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1) Em Baseado (a) nos assuntos estudados nesta aula, responda ao que se pede:
a) O que é Segurança do Trabalho? R É o conjunto de medidas que são adotadas visando acabar ou mínimizar, os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho.
b) O que é Medicina do Trabalho? R É parte da medicina voltada para as relações trabalhistas no trabalho, visando não somente a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida dos mesmos.
c) Qual o papel do trabalhador, empregador e poder público nas questões de segurança do trabalho? R Prevenir acidentes e doenças ocupacionais, é sua funçãoeducar as pesssoas para uma cultura organizacional voltada para a promoção da saúde e da fiscalização e segurança.
d) Como se deu a evolução da segurança do trabalho no Brasil? R No Brasil a segurança do trabalho aconteceu mais tarde do que na Europa, uma vez que a nossa revolução industrial começou por volta de 1930
e) Qual a importância da segurança do trabalho para um país? R A área de Segurança do trabalho é extremamente importante no dia a dia das empresas e dos trabalhadores. Medidas preventivas são fundamentais para a redução, controle e eliminação de riscos de acidente e de doenças ocupacionais.
2) Diferencie doença ocupacional e doença do trabalho? Cite exemplo. R Embora muitas pessoas acreditem que doença ocupacional e doença do trabalho seja a mesma coisa esses dois conceitos possuem uma diferença fundamental entre si. A doença do trabalho está mais relacionada ao abiente profissional, enquanto a doença ocupacional é desencadeada pelas características da atividade.
3) Segundo a lei 8.213, o que se equipara aos acidentes de trabalho? R Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos referidos no inciso VII do art 11 desta lei.
4) De uma forma geral, que situações devem ser observadas nas inspeções de segurança? E qual a importância disso? R São procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 
5) Quem são os responsáveis pela investigação de acidentes dentro da empresa? R Os acidentes de trabalho devem ser averiguados por profissionais que prestam Servços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho 
6) O que é SESMT? Qual a importância do SESMT dentro da empresa? E quais os profi ssionais que compõem o SESMT? R Servços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Tem a importancia de resguardar a integridade física dos trabalhadores dentro da empresa, os profissionais que compoem o SESMT são: Engenheiro de segurança do trabalho, Médico do trabalho, Enfermeiro do trabalho, Auxiliar de enfermagem do trabalho, Técnico de segurança do trabalho.
7) O que é Grau de Risco e o que é o CNAE? Qual a sua importância dessas informações para dimensionamento do SESMT. R O grau de risco, é uma expressão bastante utilizada na área da segurança e medicina do trabalho. Trata-se de um valor numérico variável (1 a 4), referente à intensidade do risco da atividade econômica principal da empresa, descrita pela CNAE que significa (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
8) Qual a sua importância para o SESMT? R A CNAE é a classificação oficial adotada pela Comissão Nacional de Classificação (Concla). Criada dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela tem o propósito de definir uma codificação que possa ser utilizada pelo sistema estatístico e pelos cadastros administrativos e tributários brasileiros. permite identificar por um código o tipo de atividade econômica exercida por cada setor.
9) Com base na NR 04 - Dimensione o SESMT de uma fábrica de produtos cerâmicos com 1500 funcionários, onde 800 trabalhadores estão na fabricação de produtos cerâmicos refratários.
R Pelo menos um técnico de segurança o, outras situações de estabelecimentos que requer isolamentos, não se enquadram no dimensionamento, mas ao somar o númenro total de trabalhadores passam a se enquadrar. Empresas cujo o grau de risco da atividade principal é menor que o grau de risco onde mais de 50% dos trabalhadores estão expostos, situações de SESMT centralizado 
10) Uma das competências do SESMT que você viu foi a de promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores em relação à saúde e segurança. Você considera importante essa competência? Justifi que sua resposta. R Proteger a integridade e a saúde do trabalhador, manter permanente relacionamento com a CIPA, estabelecer e concientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, promovendo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, elaborar mapas de riscos promover treinamentos e orientações prevencionistas, eliminação de riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
Avaliação de Pesquisa: Segurança do Trabalho - CT

Outros materiais