Buscar

Atividade - Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente
Aluno (a): Diego Ferreira Cavalcanti
Data: 30 / 11 /2020
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a causa do fenômeno do golpe de aríete ?
R= O golpe de Ariete e um pico de pressao causado por uma alteraçao subita na velocidade no caudal na tubagem. No proximo arranque da bomba, a agua preenchera o vacuo a uma velocidade elevada, pressionando a valvula de retençao fechada e a coluna de agua estatica tubagem, causando um pico de pressaso ou golpe de ariete.
2) Cite os tipos de Tubulações para Água Quente e classifique suas vantagens e desvantagens na sua utilização:
R= Cobre: Apresenta custo bastasnte elevado; vida util muito longa; limite de temperatura acima di minimo normalmente exigido; apresenta alta condutiviadde tecnica, exibindo um bom isolamento termico. Seu coeficiente de dilataçao tambem e alto0,000017m/uf0bC. As juntas são soldadas com solda de estanho e chumbo.
Ferro: Apresenta custo bastante elevado, embora menor que o do cobre. Vida curta, se comparada com avida util da edificaçao, devido as incrustaçoes e a corrosao. Limite de temperatura acima do minimo normalmente exigido. Apresenta alta condutividade termica, exigindo um bom isolamento termico. Seu coeficiente de dilataçao tambem e alto 0,000012m/uf0b0C. As juntas são rosqueadas.
CPVC: O policloreto de Vinila clorado e um termoplastico semelhante ao PVC, porem com percentual maior de cloro. E de menor custo, apresenta vida util longa, baixo coeficiente de dilataçao, baixa condutividade termica, dispensando inclusive o isolamento termico. As juntas são soldaveis. São necedssarios alguns cuidados como: primer que e indispensavel antes do uso de adesivo e não devem ser lixadas as superficies a serem soldadas. A principal limitaçao do PVC e o limite de temperatura, que e de 80/uf0b0C. Este fato exige a instalaçao de uma termo-vauvula. Esta termo-vauvula deve impedir que a agua quente ultrapasse a temperatura de 80/uf0b0C, atraves da mistura de agua quente e agua fria. Ela deve ser instalada entre o aquecedor e a tubulaçao de agua quente. Sua vida util e de aproximadamente 3 anos. 
3) Defina o que representam a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de serviço, mostrando a importância de cada uma para o funcionamento adequado da instalação:
R= PRESSAO ESTATICA: E a pressao que obtemos quando a agua estar em repouso, ou seja, quando ela estar parada, por exemplo: Quando uma torneira estar fechada, não há movimentaçao da agua dentro da tubulaçao, a agua estar em repouso. Em relaçao a pressao estatica de uma rede predial, ela faz a seguinte consideraçao: Em uma instalaçao predial, em qualquer ponto, a pressao estatica não pode ser maior do que 40 m.c.a ou seja, 4 kfg/cm2.
PRESSAO DINAMICA: Ao contrario da pressao estatica, a pressao dinamica e obtida quando a agua estar em movimento, ou seja, quando ela não estar em repouso. Esta pressao pode ser medida atraves de um manometro. A pressao dinamica depende de alguns fatores da tubulaçao, tais como: traçao da tubulaçao e diametros adotados. O valor de pressao dinamica e, a pressao estatica menos o valor das perdas de carga localizadas e distribuidas.
PRESSAO DE SERVIÇO: E a pressao maxima que podemos submeter um tubo ou qualquer outro disposditivo hidraulico. Segundo a NBR 5626 da ABNT, o fechamento de qualquer peça de utilizaçao não pode provocar sobre-pressao em qualquer ponto da instalaçao que seja maior que 20 m.c.a acima da pressao estatica neste ponto. E o mesmo que dizer que a pressao de serviço nunca devera ultrapassar a 60 m.c.a. E de grande importancia seguir estas recomendaçoes para evitar possiveis transtornos, como: Rompimento de tubulaçoes, ou conexoes, diminuiçao da vida util de alguns dispositivos etc.
4) Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados de que maneira?
R= Os tubos horizontais são representados por traços inclinados, formando ângulo de 30 graus sobre a horinzontal.
5) Qual a capacidade do reservatório em M³ de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, possuindo 2 pessoas por dormitório com consumo de 200 litros diários por pessoa. É necessário o volume de 2 dias de consumo para o abastecimento total do reservatório.
Obs.: Não considerar reserva de incêndio.
R= São 4 pessoas por apartamentto; são 4 apartamentos x 15 pavimentos = 60 apartamentos x 4 pessoas por apartamento.
60 x 4 = 240n pessoas no edificio
240 x 400 litros 2 dias = 96.000 litros
6) Quais são e o que caracteriza cada um dos diferentes tipos de distribuição utilizados para as instalações prediais de água:
R= SISTEMA DE DISTRIBUIÇAO DIRETO: A alimentaçao da rede predial de distribuiçao e feita diretamente da rede publica de abastecimento. Nesse caso, não existe reservatorio domiciliar, e a distribuiçao e feita de forma ascendente, ou seja, as peças de utilizaçao de agua são abastecidas diretamente da recde publica.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇAO INDIRETO: No sistema indireto, adotam-se reservatorios para minimizar os problemas referente a intermitecnica ou a irregularidades no abastecimento de agua e a variaçoes de pressoes da rede publica.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇAO MISTA: No sistema de distribuiçao mista, parte da alimentaçao da rede de distribuiçao predial e feita diretamente pela rede publica de abastecimento e parte pelo reservatorio superior. Esse sistema e o mais usado e mais vantajoso que os demais, pois algumas peças podem ser alimentadas diretamente pela rede publica, como torneiras externas, tanques em areas de serviço ou edicula, situados no pavimento terreo. Nesse caso, como a pressao na rede publica quase sempre e maior que a obtida a partir do reservatorio superior, os pontos de utilizaçao de agua terao maior pressao.
Atividade de Pesquisa: Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Outros materiais